Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Em sua jornada para estar em todos os lugares onde seus usuários e seu potenciais usuários estão, a Microsoft está liberando o seu pacote de produtividade, o Microsoft Office, para os Chromebooks.

Para quem não sabe do que estamos falando, o Chromebook é um computador pessoal que executa o Chrome OS, que é um sistema operacional criado pela Google e que é baseado na Nuvem. Eles se diferem dos tradicionais laptops por usaram um S.O. diferente que depende bastante de uma conexão ativa com a internet, mas, perceba que o Chrome OS não é o Android…

Resultado de imagem para Chromebooks

Os primeiros Chromebooks foram fabricados pela Acer e pela Samsung e foram anunciados em maio de 2011 na conferência Google I/O. Ele começaram a ser disponibilizados ao público em 15 de junho de 2011. Em seguida vieram muitas outras OEMs. Atualmente os Chromebook são amplamente utilizados em instituições educacionais em países como EUA. Agora, depois de mais de 1 ano de testes, a Microsoft liberou sua suíte de produtividade para essas máquinas conectadas.

Os aplicativos que estão chegando para os Chromebook via Play Store são iguais aos que já existem para o Android. Eles funcionam de forma semelhante como acontece em um tablet com Android por exemplo.

Dependendo do caso, o usuário não pagará nada para usar o Office em seu Chromebook, mas, em outros casos será necessário uma assinatura do Office 365. A regra é bem simples… Chromebooks com telas menores que 10,1 polegadas podem usufruir dos aplicativos da suíte de forma gratuita. Dispositivos com telas maiores que 10,1 polegadas vão precisar de uma assinatura do Office para poder usar as aplicações. Então, aparelhos como o Asus Chromebook Flip, que tem uma tela de 10,1 polegadas, poderá baixar e usar os aplicativo do Office sem custo algum. Já quem tem um Samsung XE500C13-AD1BR, que tem uma tela de 11,6 polegadas, vai precisar pagar para usar os recursos.

Alguns especialistas dizem que tal iniciativa visa aumentar o número de assinaturas do Office 365, porém, como a grande maioria dos Chromebooks são utilizados em escolas, muito provavelmente as Instituições e seus alunos já usam o Office 365 Education, que é gratuito, ou mesmo usam a Suite de Aplicativos da própria Google.

Fonte: The Verge