Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Depois de algumas empresas e clientes corporativos reclamarem com a Microsoft que os ciclos de atualizações obrigatórios do Windows 10 eram muito curtos (18 meses), a empresa resolveu atender os pedidos e está “desacelerando” o ciclo de updates do sistema operacional, mas não para todos.

A tabela acima foi divulgada recentemente em um post onde constava ainda a informação de que quem desejar poderia estender o período de suporte ao Windows 7 mediante uma taxa. Falamos sobre isso aqui ontem.

Pela tabela fica fácil perceber que a novidade é válida apenas para as versões Enterprise e Educationd do Windows 10. Ou seja, versões voltadas para corporações e instituições de ensino. Para o usuário comum que usa o Windows 10 Pro, Home e o Office 365, nada muda. As atualizações obrigatórios que fecham um determinado ciclo continuam sendo de 18 em 18 meses.

Um exemplo prático disso foi quando caiu o suporte para a primeira versão do Windows 10, a build 1507, que ficou sem suporte após 18 meses depois do seu lançamento, obrigando a todos a migrarem para a próxima compilação disponível.

Essa atitude em torno de compilações mais constantes faz parte do plano de transformação do Windows deixar de ser um simples produto para ser um serviço, e serviços estão em constante evolução, mas pelo visto as empresas não estavam conseguindo acompanhar o ritmo imposto pela Microsoft e a empresa precisou recuar um pouco nesse sentido.

Veja o comunicado completo a seguir e os detalhes para cada versão citada:

  • Todas as atualizações de recursos das edições do Windows 10 Enterprise e Education atualmente em uso (versões 1607, 1703, 1709 e 1803) serão suportadas por 30 meses a partir da data de lançamento original. Isso dará aos clientes dessas versões mais tempo para o gerenciamento de mudanças, à medida que eles se movem para um ciclo de atualização mais rápido.
  • Todas as futuras atualizações de recursos das edições do Windows 10 Enterprise e Education lançadas em setembro (começando pela build 1809) terão suporte por 30 meses a partir da data de lançamento. Isso proporcionará aos clientes ciclos de implementação mais longos e o tempo necessário para planejar, testar e implantar.
  • Todas as futuras atualizações de recursos das edições do Windows 10 Enterprise e Education lançadas de março (começando pela 1903) continuarão sendo suportadas por 18 meses a partir da data de lançamento. Isso mantém a cadência de atualização semestral ao mesmo tempo que manterá a opção para os clientes que desejam atualizar o Windows duas vezes por ano.
  • Todos os lançamentos do Windows 10 Home, do Windows 10 Pro e do Office 365 ProPlus continuarão sendo suportados por 18 meses.

Fonte: Microsoft