Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O recurso é chamado Near Share e atualmente está sendo testado em versões insider do Windows 10. Possivelmente ele chegará para todos em algum momento do ano que vem com a chegada da Redstone 4.

Com o Near Share é possível enviar qualquer tipo de arquivo para outro dispositivo com Windows 10 que esteja dentro do raio de alcance do Bluetooth. Isso mesmo, diferente do AirDrop do MacOS, o Near Share usa o Bluetooth dos gadgets para realizar a troca de arquivos, sendo assim, ele dispensa a presença de uma rede wi-fi para funcionar.

Dado o fato dele suar o Bluetooth para funcionar, será precisa ter dois dispositivos com o Bluetooth habilitado e que estejam dentro do raio de alcance desse tipo de conexão, que em média é de até 10 metros de distância, quando falamos em Bluetooth 4.0, que é o mais comum hoje em dia. Com a chegada do Bluetooth 5.0, esse alcance deverá ser de até 40m e com uma taxa de transferência de até 50 Mb/s (megabits por segundo), aproximadamente. Nas versões atuais da tecnologia, a velocidade máxima é de 24 Mb/s .

No vídeo abaixo é possível ver o recurso em ação:

Atualmente o recurso está disponível só para o envio de arquivos de PC para PC, mas a Microsoft está considerando adicionar o suporte para telefones em algum momento no futuro, apesar de que, atualmente o compartilhamento via Bluetooth e NFC já funciona normalmente em telefones com Windows, Android e iOS, inclusive de forma multiplataforma.