Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A novela em torno das falhas de segurança nos processadores modernos conhecidas como Meltdown e Spectre, ainda vai custar a acabar… hoje (29) a Microsoft liberou um novo patch para o Windows 10 que reverte as recentes atualizações de firmware que a Intel liberou para seus clientes porque tal update estaria causando mais reinicializações do que o esperado.

A atualização para o Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10 desativa a proteção contra uma das variantes do Spectre. Testes da Microsoft mostram que o sistema deixa de reiniciar constantemente após aplicar esse novo patch; você pode baixá-lo neste link, mas só recomendamos isso se o seu PC estiver apresentando a instabilidade comentada aqui, que são as reinicializações constantes de forma espontânea.

A lista de processadores que foram afetadas pelo patch com falhas é grande, pois abrange boa parte dos chips das linhas Ivy Bridge, Sandy Bridge, Skylake, Kaby Lake, Broadwell e Haswell. Com relação a esses dois último a Intel afirma que já identificou “a raiz do problema” e deve liberar um novo patch em breve, enquanto com relação aos chips mais novos das outras linhas a empresa afirmou que está promovendo uma intensa investigação para descobrir o porquê das reinicializações.

Relembre porque as falhas Meltdown e Spectre são tão graves…. Resumidamente, imagine que você esteja digitando um texto no Word, editando uma planilha no Excel, vendo suas fotos no Instagram ou conversando pelo WhatsApp e resolve ir navegar na web ou acessar o seu banco, por exemplo. Até a divulgação das falhas, era seguro você fazer tudo isso ao mesmo tempo, já que um app não sabia o que o outro estava fazendo, mas, não é bem assim. Foi descoberto que sim, por causa dos bugs na arquitetura de todos os processadores existentes, seria possível um hacker ou invasor, através de um app comum qualquer, ter acesso a todas as informações, dados, chaves, senhas e etc… presentes na memória kernel do sistema, o que é assustador.

Quem usa o Windows e processadores da Intel ou da AMD já receberam um patch para Windows que ajuda a conter as vulnerabilidades, porém, vale deixar anotado que as correções trazidas pelo patch via software corrigem boa parte das vulnerabilidades causadas pelo Meltdown, no entanto, para resolver o problema por completo do Spectre seria preciso uma troca física do hardware e mesmo isso não é possível, pois, ainda será preciso esperar por um novo projeto para os atuais processadores, o que ainda vai demorar para acontecer. Não é uma falha fácil de ser explorada, mas ela continuará lá… latente… leia mais sobre como se proteger do Meltdown e do Spectre aqui.

Fonte: tecnoblog