Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Microsoft lança Project Freta: A Microsoft procura empregar uma nova abordagem para manter os riscos de malware afastados, cortesia do Project Freta.

Em resumo, o Project Freta é a resposta da Microsoft às ameaças de malware que geralmente não são detectadas e causam grandes problemas a indivíduos e empresas, e ganham enorme valor econômico. O malware que não é detectado está sujeito a reutilização. Além disso, essas ameaças de malware sempre representam um grande risco de recorrência.

Por isso, a nova iniciativa do Project Freta da Microsoft provavelmente ajudará a impedir a recorrência de ameaças de malware em uma extensão significativa.

Microsoft lança Project Freta

Justificando o surgimento do Project Freta, foi o que a Microsoft disse em seu recente post no blog:

“O malware não detectado pode ser reutilizado continuamente: nunca faz parte dos relatórios de ataques, nunca convoca respondedores de incidentes e nunca alerta a vítima para um evento de roubo de dados. A economia da reutilização pode justificar um enorme investimento do invasor na não descoberta de malware. Por outro lado, uma vez que uma variedade de malware é descoberta, seu valor cai juntamente com sua reutilização. ”

Microsoft lança Project Freta para ajudar a evitar ameaças de malware
Microsoft lança Project Freta – Foto: Reprodução/Bleeping Computer

O que é o Project Freta

O que é o Project Freta, você pergunta? O Project Freta é um serviço de segurança baseado em nuvem da Microsoft Research que permite a inspeção automatizada da memória volátil de todo o sistema dos sistemas Linux. Além disso, o Project Freta pode:

  • Realizar análises forenses cibernéticas e detectar malware Rootkit, métodos furtivos de malware, como ocultação de processos em sistemas Linux.
  • Habilitar o envio de instantâneos de uma VM capturada para gerar um relatório de seu conteúdo.
  • Realizar inspeção de memória e detectar malware sem alertar os atores de ameaças de malware.
  • Automatizar tarefas de descoberta do tipo IR diretamente em uma malha de nuvem.

Introdução ao projeto contra malware

O Project Freta é acessível de forma pública e gratuita, sem limite de uso. Antes de iniciar o Project Freta, você precisa se autenticar com uma conta da Microsoft (MSA) ou conta do Azure Active Directory (AAD). Depois de iniciado, você pode obter e enviar uma imagem de memória para análise e obter resultados usando o portal do usuário ou a API.

Fonte: Thewindowsclub

Microsoft lança Project Freta. O que você achou da novidade? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo da página.