Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Sede da Microsoft em Redmond, EUA

A Microsoft anuncia o lançamento do Instituto InnovAction, um projeto que visa apoiar pessoas com ideias inovadoras a transformar seus projetos em empresas de fato, com um auxílio especializado nas etapas iniciais de abertura de um negócio. A iniciativa contempla assessoria jurídica, contábil, mentoria em negócios, workshops de gestão financeira, marketing, pessoas e responsabilidade social, entre outras frentes fundamentais para o desenvolvimento de uma startup. O atendimento é oferecido por três meses, que é a média de tempo entre os trâmites burocráticos e a conclusão do contrato social de uma empresa no Brasil.

O Instituto InnovAction complementa os programas da Microsoft de apoio à jornada empreendedora, que beneficiam desde empresas em estágio inicial até o apoio a negócios já estruturados. O projeto tem abrangência nacional e se foca em ideias inovadoras já reconhecidas por premiações setoriais, tais como Imagine Cup – a Copa do Mundo da Computação da Microsoft –, LIDE Futuro, Natura #Hackathon Ekos e Prêmio Choice Competition da Artemisia.

“O Instituto InnovAction será esse suporte no início desta jornada, habilitando empreendedores a terem um CNPJ, receberem investimentos e terem acesso a conhecimento para, dessa forma, colocar as empresas no ecossistema”, afirma Altair Assumpção, diretor-presidente do Instituto InnovAction. Segundo o executivo, a iniciativa é inédita e surge para preencher uma lacuna que existe no mercado nacional, fazendo com que ideias com incrível potencial para serem grandes negócios saiam do papel e se tornem, efetivamente, realidade.

Três ideias inovadoras já foram selecionadas para receber os benefícios. A primeira contemplada foi a eFitFashion, startup formada por vencedores da etapa mundial da Imagine Cup em 2015 ao desenvolver uma plataforma tecnológica para o mundo da moda, com enfoque no mercado de roupas sob medida. A segunda selecionada é a WitBox, de jovens de Joinville-SC, premiada pela Imagine Cup na fase nacional deste ano, na categoria Inovação. O projeto consiste em uma “caixa-preta” veicular que registra evidências para auxiliar na reconstituição de acidentes automobilísticos. Já a Techno4Girls, de São Paulo, foi campeã do torneio de incubação da Fundação Telefônica Vivo ao criar um aplicativo com comandos de voz para que deficientes visuais se locomovam na cidade, e é a terceira empresa a ser selecionada pelo instituto.

Para receber o apoio do Instituto InnovAction, os candidatos devem ser aprovados em alguns critérios:

  • Ter vencido alguma competição de empreendedorismo;
  • Apresentar uma solução que resolva um problema real de forma inovadora;
  • Demonstrar potencial para crescer o negócio e gerar empregos.

“O candidato deve estar profundamente comprometido com a ideia de transformar a sua ideia em uma empresa no Brasil”, diz Franklin Luzes, COO da Microsoft Participações e conselheiro do Instituto InnovAction. “Um dos objetivos do programa é a disseminação da cultura empreendedora e do capital criativo e por isso vamos selecionar quem realmente demonstrar que está pronto para superar esse desafio.”

O objetivo do Instituto InnovAction é atender de cinco a dez projetos por ano.

Além da Microsoft, o Instituto InnovAction conta com outros fundadores como a Acelera Partners e o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e com outros parceiros como, Artemisia – organização pioneira no Brasil no fomento e disseminação dos negócios de impacto social, a Natura, o LIDE Futuro, o Instituto Miguel Abuhab (IMA), o Veirano Advogados, a NeoIntelligence, o RHIND Group, a Eco Rede Social, a ByMii Propriedade Intelectual. No quadro de conselheiros, estão: José Berenguer (Presidente do JP Morgan Brasil), Karin Breitman (VP & GM EMC Brazil Research & Development Center), Maure Pessanha (Diretora Executiva da Artemisia), Paulo Werneck (Diretor Executivo do Banco Haitong), Franklin Luzes (COO da Microsoft Participações) e João Paulo Capobianco (Presidente do IDS). Andrea Videira é a diretora administrativa e financeira e Altair Assumpção o diretor-presidente do Instituto InnovAction.

Fonte/Reprodução: Assessoria de imprensa da Microsoft Brasil