Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Seguinte de perto a onda dos animojis, que são aqueles emojis animados lançados pela Apple e Samsung para seus smartphones, a Microsoft lançou algo semelhante, porém, o foco da aplicação anunciada pela Microsoft não são bem os emojis animados, mas sim, a identificação das expressões faciais e os sentimentos que elas representam. Tal identificação é demonstrada justamente por meio da conversão da expressão em um emoji.

Emoji8

Por enquanto o aplicativo só gera um emoji estático

O nome da aplicação é Emoji8. Ele está disponível na Microsoft Store para download de graça. Ele é um UWP simples e leve que faz uso do Windows Machine Learning para identificar e reconhecer suas expressões faciais diversas e as converte em divertidos emojis.

O reconhecimento acontece em tempo real e revela o poder da plataforma de aprendizagem de máquina da Microsoft, que tem ligação direta com o Azure. 

O aplicativo é muito divertido e, no final, você pode até mesmo compartilhar um gif animado de seus melhores rostos no Twitter. Clique aqui para baixar o Emoji8 agora mesmo.

Um projeto Open Source

O Emoji8 é um projeto Open Source, tanto que seu código fonte está disponível no GitHub aqui. Ou seja, desenvolvedores podem aproveitar a novidade para criar suas próprias aplicações fazendo uso do mesmo modelo de Machine Learning.

Daqui pra frente, desenvolver um aplicativo mais complexo que tenha as mesmas funcionalidades do animojis da Apple é tranquilo. O maior problemas mesmo é conseguir decifrar as expressões e isso já está num estágio bastante avançado.

Por que isso é importante?

Resultado de imagem para human expression

Quem sabe, no futuro, esse mecanismo poderá ser usado para outros fins que vão muito além da diversão, como por exemplo, para gerar uma playlist de músicas ou vídeos que se encaixem no seu atual estado emocional; para capturar feed back de filmes e vídeos diversos sem que você digite uma sílaba sequer, como por exemplo, quantas vezes você riu assistindo a um filmes de comédia ou chorou assistindo um vídeo no Youtube; também poderá ser usado para capturar possíveis problemas em pacientes internados em hospitais; em robôs dotados de inteligência artificial tal inovação poderia ser usada para aprimorar sua forma de interagir com as pessoas e assim por diante.

Enfim, as aplicações são diversas. Resta aguardar pelo desenvolvimento de aplicações capazes de tirar proveito da tecnologia.

Fonte: MSPoweruser