Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Microsoft anunciou o primeiro lançamento de pré-visualização da Biblioteca de Interface do Usuário do Windows 10 para desenvolvedores de aplicativos UWP, segundo uma postagem no blog oficial da Microsoft por Jesse Bishop, Gerente Sênior do Programa, Equipe de Desenvolvedores do Windows.

A biblioteca de interface do Windows (ou WinUI, abreviado) é uma nova maneira de obter e usar controles e estilos Fluent para criar aplicativos UWP do Windows 10: por meio de pacotes do NuGet.

Os pacotes do WinUI NuGet contêm novos e populares controles UWP XAML e recursos que são compatíveis com versões anteriores em uma variedade de versões do Windows 10, desde as últimas compilações internas até a Atualização de Aniversário (1607).

Benefícios da biblioteca de interface do usuário do Windows

Anteriormente, a estrutura de desenvolvimento de aplicativos UWP XAML era enviada e atualizada apenas como parte do Windows e do SDK. Para obter novos recursos ou correções, você precisou esperar por uma nova versão do Windows. E, da mesma forma, você teve que esperar que seus usuários atualizassem o sistema operacional deles também.

Usar o novo pacote do WinUI NuGet tem dois benefícios principais para os desenvolvedores de aplicativos UWP XAML:

  1. Ele permite que você comece a criar e enviar aplicativos com novos recursos UWP XAML imediatamente: como os pacotes do NuGet são compatíveis com versões anteriores do Windows 10, você não precisa mais esperar que os usuários atualizem o SO antes de executar o seu app com os recursos mais recentes.
  2. Isso simplifica a criação de aplicativos adaptáveis à versão : normalmente, você não precisará incluir verificações de versão ou marcação XAML condicional para usar controles ou recursos em um pacote WinUI ao criar um aplicativo que tenha como alvo várias versões do Windows 10.

Detalhes da liberação

A Biblioteca de interface do usuário do Windows é criada e mantida pela mesma equipe de engenharia responsável pelo SDK padrão do Windows 10 e segue o mesmo processo de desenvolvimento e teste. No entanto, o envio via NuGet oferece à nossa equipe de engenharia mais flexibilidade na forma como planejamos, lançamos e atualizamos a plataforma UWP XAML.

Esta versão inicial inclui visualizações dos dois primeiros pacotes da interface do usuário do Windows:

  • Microsoft.UI.Xaml
  • Microsoft.UI.Xaml.Core.Direct

Esses são pacotes de pré-lançamento, semelhantes a um SDK do Windows Insider. Uma versão futura incluirá versões “RTM” desses pacotes e poderá ter recursos adicionais ou interromper as alterações. As versões de pré-lançamento são totalmente funcionais para fins de teste e avaliação, mas recomendamos o uso das versões RTM para aplicativos de produção.

Nem toda a plataforma XAML está no WinUI. Para versões futuras, estamos avaliando a migração da plataforma XAML para os pacotes WinUI e também estamos explorando opções para mover nosso processo de desenvolvimento para um modelo de código aberto no GitHub.

Até lá, estamos ansiosos para ouvir qualquer problema ou feedback que você possa ter através do Feedback Hub ou através do fórum UWP UserVoice !

Começando

Você pode encontrar mais informações sobre como instalar e começar a visualizar a Biblioteca do Windows UI na documentação, que será expandida nas próximas semanas:

Os pacotes do NuGet para WinUI podem ser encontrados através do Gerenciador de Pacotes NuGet no Visual Studio, ou visitando as páginas de pacotes:

A ramificação dev do aplicativo de amostra da Xaml Controls Gallery disponível na Microsoft Store também foi atualizada para usar o WinUI como um exemplo de uso:

Observe que, para usar a Biblioteca de interface do usuário do Windows, a versão Min do projeto UWP deve ser 14393 ou superior e a versão de destino deve ser 17134 ou superior.

 

Conteúdo da Biblioteca de UI do Windows

1) Controles e recursos existentes, com suporte a versões mais amplas

O pacote Microsoft.UI.Xaml inclui vários controles que também fazem parte do SDK padrão do Windows 10, além de elementos de Fluent Design como o Reveal highlighting e o Acrylic material.

Por exemplo, os aplicativos geralmente usam um controle TreeView para exibir e navegar em uma lista hierárquica. Um novo controle UWP nativo Windows.UI.Xaml.Controls.TreeView foi adicionado ao Windows 10 como parte da Atualização de abril de 2018 (1803), o que significa que os usuários finais precisam instalar a Atualização de abril de 2018 para poder executar aplicativos que o usam. E nem todo usuário pode estar executando essa versão do Windows 10 ainda, especialmente em ambientes corporativos que avaliam e distribuem atualizações em um ritmo mais lento.

No entanto, com o WinUI, o TreeView também está disponível como uma classe separada do Microsoft.UI.Xaml.Controls.TreeView, que fornece a mesma funcionalidade que o SDK padrão do Windows 10, com benefícios adicionais:

  1. Ele funciona em uma variedade maior de versões anteriores do Windows 10
  2. Inclui novas funcionalidades que ainda não foram lançadas na versão padrão do SDK

Os aplicativos podem usar livremente a versão padrão do SDK e a versão do WinUI do mesmo controle. Mas você também pode usar a versão WinUI de um controle quando houver um disponível, já que há pouca desvantagem.

Mais informações sobre o conteúdo da embalagem estão disponíveis na documentação:

2) Novos e controles de pré-visualização

O pacote Microsoft.UI.Xaml também inclui novos controles que provavelmente serão incluídos no SDK padrão com uma versão futura do Windows, como CommandBarFlyout e MenuBar.

Versões de pré-lançamento dos pacotes também podem conter recursos e controles de pré-lançamento antecipados. Por exemplo, essa primeira versão de pré-lançamento contém alguns controles como Repeater, Scroller e LayoutPanel: esses controles são funcionais, mas ainda estamos trabalhando neles e, portanto, eles provavelmente não serão incluídos na primeira versão RTM do WinUI.

3) XamlDirect

O pacote Microsoft.UI.Xaml.Core.Direct é uma prévia de uma nova biblioteca WinRT autônoma para desenvolvedores de middleware.

Ele fornece acesso de nível mais baixo à maioria da estrutura XAML, permitindo melhor desempenho da CPU e do conjunto de trabalho para componentes de middleware.

Ele é funcional na atualização do Windows de abril de 2018 e nas versões anteriores do Windows 10, mas fornecerá desempenho aprimorado nas compilações internas do RS5 e nas próximas versões do Windows 10!

Fonte: Microsoft