Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Três grandes gigantes do mercado de tecnologia, Microsoft, Google e Mozilla firmaram um acordo que visa transformar a internet num lugar mais seguro.

A ideia é abandonar o suporte às versões 1.0 e 1.1 do Transport Layer Security (TLS) até o início de 2020.

Porque esse abandono tornará a internet mais segura?

Para quem não conhece, o TLS é um protocolo crítico de segurança utilizado para proteger o tráfego de dados pela web, garantindo a confidencialidade e integridade dos dados entre clientes e servidores.

O problema é que ainda há muitos sites que utilizam a versão 1.0 (de 1999) e 1.1 (de 2006), que obviamente estão defasadas e não fornecem a segurança necessária para a troca de dados nos computadores na atualidade.

As três gigantes estão migrando para a versão 1.3 do TLS, que foi finalizada em agosto desse ano e sem sombra de dúvidas é muito mais segura que a versões anteriores.

Um dos principais problemas que está lodo a frente é a falta de apoio da Apple, que ainda insiste em usar a versão 1.2 do TLS. A explicação para isso é que 99,6% de todas as conexões por TLS feitas pelo Safari já utilizam a versão 1.2, então, a empresa preferiu adiar a migração para a versão mais recente.

Esperamos que a adesão seja a maior possível entre outras gigantes.

Fonte: Canaltech