Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Microsoft Flow é um produto que ajuda você a configurar fluxos de trabalho automatizados entre seus aplicativos favoritos e serviços para sincronizar arquivos, obter notificações, coletar dados e muito mais.

A primeira etapa é se inscrever ou, se você já tiver uma conta da Microsoft, será possível entrar diretamente em seu tablet, computador desktop ou até mesmo seu telefone.

Na página inicial do Microsoft Flow, que agora pode ser acessada diretamente do seu Outlook.com na grade de serviços, é possível explorar um conjunto variado de modelos e ler sobre alguns dos principais recursos do Microsoft Flow. É possível obter uma ideia do que é possível e como o Microsoft Flow pode ajudar sua empresa e sua vida.

Cada modelo é projetado para uma finalidade específica, como enviar uma mensagem de texto quando seu chefe envia emails, adicionar clientes potenciais do Twitter ao Dynamics 365 ou fazer backup de arquivos. Esses modelos são apenas a ponta do iceberg e servem para inspirar a criação de fluxos que são personalizados para os processos exatos que você precisa.

Dentro da página do Microsoft Flow, já logado, é muito fácil criar e editar modelos, bastante seguir as instruções básicas fornecidas pelo serviço. Escolhido o modelo, explore as condições que disparam o fluxo e as ações que resultam desses eventos. Brinque com as configurações para tornar o fluxo pessoal e até mesmo adicione ou exclua ações. Por fim, selecione Criar fluxo e verifique se o fluxo está funcionando conforme o esperado (ou simplesmente selecione Concluído).

A ferramenta é tão poderosa que é possível criar um novo fluxo a partir de serviços e produtos como:

  • um arquivo do Excel em uma conta de armazenamento em nuvem como Dropbox, OneDrive ou Google Drive
  • uma planilha do Google
  • uma lista do SharePoint
  • O Salesforce ou o Microsoft Dynamics 365 com entidades personalizadas
  • uma tabela do SQL Azure
  • Common Data Service da Microsoft

Gostou da novidade? Abra o seu Outlook.com ou acesse flow.microsoft.com e comece já a criar seus fluxos de trabalho automatizados.

Obg ao Alessandro Ribeiro pela precisa dica 😉