Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Quem tem um Windows Phone desde sua primeira versão lançada em 2010 sabe que o processo de update para novas versões é um pouco demorado. Ele é diferente do que a Apple oferece a seus usuários de iPhones, iPads e iPod Touch, que podem baixar novas atualizações assim que elas são liberadas, independente de fatores como as operadoras.

Lumia_920_OTA_update

No Windows Phone isso não acontece, assim como no Android também não. O principal motivo é que ambos os sistemas operacionais rodam não apenas em um modelo de uma determinada fabricante, como no caso do iPhone, mas sim, em vários modelos, de várias fabricantes e de várias operadoras. Devido a isso, o processo de upgrade para novas versões do S.O. é mais lento.

Devido a esses fatores o processo de liberação do upgrade passa por algumas etapas, como: finalização do S.O. e liberação por parte da Microsoft, aprovação do update pelas fabricantes (que pode inclusive barrar o update) e por fim, liberação e aprovação da operadora ao qual o telefone esteja vinculado. No caso de aparelhos vendidos desbloqueados e sem vínculos com operadoras o processo tem apenas as duas primeiras etapas. Então, as operadoras podem barrar o update?

Sim! As operadoras podem barrar a liberação, mas não por muito tempo, isso porque o máximo que elas podem conseguir é atrasar a liberação para que a Microsoft e/ou a OEM façam adequações no sistema operacional para que ele se encaixe em seus moldes ou qualquer exigência em específico, seja qual for ela. Esse mesmo processo é usado no Android, porém, geralmente na etapa dois, o S.O. sofre muitas alterações nas mãos das fabricantes, o que levou a uma enorme fragmentação do S.O. do robozinho verde. Já no caso do Windows Phone essa fragmentação é mínima, pois, a Microsoft não dá quase nenhuma permissão as fabricantes para alterarem elementos visuais e funcionais do sistema.

Só para se ter uma ideia, o Android M está quase chegando, mas até julho deste ano, nem 20% de todos os modelos com Android vendidos no mundo tinham acesso ao Android 5.0 Lolipop. No caso do Windows Phone, no mais recente relatório da AdDuplex, cerca de 80% de todos os aparelhos com Windows Phone no mundo rodam a versão 8.1 do sistema, que é a mais atual versão antes do Windows 10 Mobile, que ainda virá.

Agora ficamos sabendo que a Microsoft está trabalhando junto as operadoras e fabricantes para que a liberação do Windows 10 Mobile para os aparelhos já existentes ocorra o mais rápido possível. Não adianta sonhar com uma liberação no estilo Apple, porque infelizmente é algo que ainda parece inviável.

Operadoras windows phone

Mesmo assim, com a interferência das operadoras e fabricantes, Redmond já deixou claro que quem decidirá pela liberação ou não do upgrade para o Windows 10 será a própria Microsoft. Isso é apenas no que confere a liberação do update para esse ou aquele modelo. O tempo de liberação vai variar de acordo com o modelo, fabricante e operadora vinculada (ainda bem que no Brasil nenhuma operadora ofereceu resistência aos updates passados). O bom mesmo é saber é que cedo ou tarde todos terão acesso ao update.

Fontes: WMPoweruser