Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Não é de hoje que a Microsoft tem prometido levar o navegador Microsoft Edge baseado em Chromium para o Linux. Dessa forma, nesta semana, a empresa confirmou que está testando uma versão do navegador para o SO. Portanto, tudo indica que uma versão do Microsoft Edge está sendo testada e deve chegar para o Ubuntu e Debian (versões do Linux) em outubro.

Veja também: Porque o Microsoft Edge é distribuído como um malware!

A Microsoft e o Linux sempre rivalizaram, mas nos últimos tempos as empresas começaram a ser aproximar. Inclusive, essa novidade prova essa mudança de comportamento. Além disso, a abordagem multiplataforma para o Microsoft Edge é estratégica, já que a intenção da empresa é permitir que o seu navegador seja ideal para o uso corporativo. Portanto, disponibilizar o Edge em vários sistemas operacionais é um passo fundamental para esse objetivo.

Vale lembrar que o Edge já está presente em dispositivos com macOS, iOS e Android. Dessa forma, o Linux é o único SO (entre os principais) que não possui uma versão do navegador.

Evento Microsoft Ignite 2020

Microsoft Edge testa em outubro versão para Linux
Microsoft Edge testa em outubro versão para Linux – Foto: Reprodução/ TB

O anúncio de que o Edge estará disponível para o Linux ocorreu no evento Microsoft Ignite 2020. Dessa forma, a empresa anunciou que o navegador estará disponível para download a partir de outubro para os usuários que participam do programa Microsoft Edge Insider. Além disso, esses usuários terão a opção de baixar o Edge a partir do gerenciador de pacotes nativo de sua distribuição Linux.

O site Venture Beat também indicou que os usuários do Ubuntu e Debian devem ser os primeiros a terem acesso ao Edge. No entanto, a Microsoft deve levar o navegador para as outras distribuições, como Fedora e openSUSE.

O gerente de programa da Microsoft, Kyle Pflug também disse ao Venture Beat que o Linux é um SO muito usado por desenvolvedores. Portanto, levar o Edge para o Linux é uma boa forma de facilitar o trabalho dos desenvolvedores.

De qualquer modo, após a liberação da versão preview, o Edge será disponibilizado como beta. Infelizmente, ainda não há nenhuma informação de quando será lançada a versão estável do navegador.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Basta clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!