Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Para priorizar a performance… Essa é frase que a Microsoft usou para justificar o fato do Microsoft Edge ter apenas 70 extensões disponíveis na loja de aplicativos do Windows.

Dizemos apenas porque seus concorrentes tem muito mais extensões disponíveis atualmente e, mesmo sabendo que o Edge é muito mais jovem que o Chrome e o FireFox, o incômodo dos usuários é perfeitamente normal, mesmo sabendo que tem apenas 1 ano desde que o Edge passou a oferecer suporte a extensões.

Foi a própria Microsoft quem revelou o número de extensões do Edge e ela própria disse que a ideia é fazer uma varredura intensa nas extensões disponíveis para que o Edge para somente oferecer aquelas que realmente funcionem sem prejudicar a performance do software.

Outra coisa que pode justificar um pouco a demora para a chegada de novas extensões para o Edge está no fato de que a verificação de novas extensões é feita de maneira “manual”. Toda extensão para o Edge que é submetida na loja passa por uma rigorosa verificação de forma individual.

Outra complicação pode estar no fato do Microsoft Edge ainda ser parte integrante do Windows e depender de grandes atualizações para ganhar novidades e aperfeiçoamentos. Se ele fosse uma aplicação “solta” na loja, como o Groove Music, OneNote, Skype etc, sem dúvida as coisas andariam mais rapidamente, mas, isso ainda pode demorar para acontecer.

Colleen Williams, gerente sênior de programas da Microsoft, afirmou a Digital Trends que a prioridade não é a quantidade de extensões para o browser, mas sim, a qualidade da aplicação sem que a mesma cause qualquer prejuízo a performance do navegador, mas ele confirmou que muitas extensões estão a caminho. Inclusive há informações sobre a chegada do “Native Messaging”, que permitirá que as extensões se comuniquem diretamente com aplicações do Universal Windows Platform (UWP), favoritos e APIs.