Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Se você ficou um pouco decepcionado pelo fato do Modo Continuum for Phones ter sido anunciado como sendo algo apenas para modelos top de linha, vai gostar de saber que a Microsoft tem um plano para torná-lo disponível para todos, e o caminho para isso passa pelo seu novo browser, o Microsoft Edge.

Na semana passada, Keri Moran, principal líder da equipe por trás do Continuum, afirmou que criar a funcionalidade foi um grande desafio para toda a sua equipe e que seu desenvolvimento demandou uma grande força tarefa e muito, mas muito trabalho mesmo. Hoje, usuários donos de um Lumia 950, 950 XL, Acer Jade Primo ou ainda de um NuAns Neo, podem pegar o seu telefone, conectá-lo a uma Dock Station (Display Dock) específica e assim transformá-los em um PC funcional, e ainda assim continuar usando seu telefone normalmente mesmo com ele conectado a Dock.

Além disso, quem não tiver uma Dock pode aproveitar as mesmas funcionalidades do Modo Continuum, porém, o telefone fica “congelado” por assim dizer, pois ele ficará totalmente dedicado ao espelhamento da tela ou ainda exercendo funcionalidades como as da própria Dock, hora funcionando como um tipo de mouse, hora como uma ponte para conexão com periféricos, tais como mouse e teclado. No Modo Continuum APPs adaptados funcionam como se estivesse rodando em um PC completo, dando ao usuários um considerável ganho de produtividade e versatilidade, por exemplo: você abre o Excel no seu telefone e ele aparece com algumas funções mais limitadas, porém, quando aberto no Modo Continuum na segunda tela (na tela maior) ele terá a mesma aparência de sua versão para desktops, inclusive com ainda mais funções.

Montagem

Montagem

A ideia agora é fazer com que o Edge seja capaz de rodar o Modo Continuum sem a ajuda do Dock e sem uma conexão via Bluetooth ou cabeada com um monitor a parte. Em teoria, o usuário conectará/sincronizará seu telefone a qualquer monitor ou PC operante via Nuvem (internet), e em tempo real ele poderá capturar a tela do seu smartphone com Windows 10 Mobile e executar o Modo Continuum tal como foi explicado no texto acima. Seria algo semelhante ao antigo “Project My Screen” da Nokia, só que muito mais aprimorado. Sendo assim, a funcionalidade poderia funcionar em qualquer modelo de Windows 10 Mobile, mesmo os que tem um hardware inferior.

Isso ainda é uma informação que carece de confirmação, mas como o Satya Nadella já afirmou diversas vezes que a Nuvem (Cloud) é uma das prioridade da empresa, imagine que tal conceito cabe como uma luva dentro da caixa de ideias do atual CEO da MS. As possibilidade são inúmeras, pois, imagine que você poder usar o seu PC no trabalho para fazer suas tarefas diárias ao mesmo tempo que gerencia as coisas pessoais do seu telefone tudo em uma mesma tela, e de uma forma extremamente produtiva… esse é o futuro…