Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Enquanto o Build 2019 vai rolando e trazendo anúncios bem interessantes, a equipe do Microsoft Edge baseado no Projeto Chromium trabalha sem parar.

Não sabemos bem quando, a partir de que versão, mas eles já implementaram o tradutor nativo no navegador. O Bing Translator já pode ser usado sem precisar que o usuário instale qualquer extensão, sem que ele configure algo ou mesmo sem ativar qualquer flag. É só clicar no ícone do tradutor que aparece na barra de endereços (veja na imagem abaixo) ou mesmo clicar com o botão direito do mouse em uma área qualquer da página e escolher a opção de tradução.

microsoft edge

Outra novidade que percebemos é que o browser já conta com um corretor ortográfico nativo. O mais legal é que ele pode ser usado em diversos idiomas, inclusive o nosso português, porém, fica a critério do usuário escolher qual o idioma padrão para correção, ou seja, se um dia você precisar escrever um texto em outro idioma o Edge vai poder te ajudar a fazer a correção ortográfica e em tempo real.

microsoft edge

Do que ainda estamos sentindo falta?

Ainda sobre linguagens, infelizmente uma opção que ainda faz falta é a completa tradução do navegador para nosso idioma. Na verdade, não só para o nosso, pois, a Microsoft ainda não liberou a tradução do aplicativo para nenhuma outro idioma que não o inglês. Até já baixei o PT-BR para quando liberar eu já fazer a mudanças, mas por hora, todo o conteúdo do browser só está disponível em inglês.

Outra coisa que ainda não chegou foi a novidade anunciada ontem, no Microsoft Build 2019, que o recurso Coleções. Ele é uma maneira de lidar com a sobrecarga de informações que os usuário sentem com a Web hoje em dia. O novo recurso permite que você colete, organize, compartilhe e exporte conteúdo com mais eficiência e com a integração do Office.

Gravação de tela mostrando coleções exportando um conjunto de câmeras salvas para um documento do Word.

Ele também captura fontes e cria citações para você automaticamente, por isso também é ótimo para estudantes e pesquisadores. Por fim, com a exportação para o Excel, é possível gerar planilhas simples para analisar dados diversos em segundos. Não deve demorar até liberarem ele na versão Canary e DEV do Edge.

Por fim, também estamos sentindo falta da liberação da versão Beta. Hoje, só dois canais estão disponíveis para download, que é o DEV e o Canary, ou seja, dois canais com compilações muito experimentais, digamos assim, versões Alpha. Queremos que eles liberem logo a versão Beta, pois, teoricamente ela seria mais estável e assim poderíamos ver mais pessoas “se arriscando” nos testes de modo que isso aceleraria o desenvolvimento do navegador.

Como obter essa versão do browser?

Para usar o novo Edge é necessário se inscrever no Programa Insider do Microsoft Edge baseado no Chromium e isso pode ser feito clicando aqui. Você não precisa ser um Windows Insider para se tornar um insider do Edge.