Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

sun-hotels

A Microsoft e a Webjet têm colaborado para criar um sistema de reservas online baseado em blockchain que poderá revolucionar a indústria hoteleira, viagens e todo o processo e gerenciamento de pagamentos on-line para reservas de hotel.

Responsável por gerenciar milhares de reservas de hotel e viagens diariamente de marcas como Lots of Hotels e Sunhotels, a Webjet, liderando o setor de agência de viagens online na Austrália e Nova Zelândia, enxergou o potencial do blockchain para adicionar eficiência no processo de reserva.

microsoft_webjet_0085-779x389

John Guscic, diretor geral da Webjet

“Globalmente, as reservas de quarto de hotel é um mercado bruto de 100 bilhões de dólares. Todos os dias há milhões de transações, e reservando um lugar ou uma única estadia num hotel, podem envolver cinco ou mais transações na cadeia de distribuição. Este mercado pode ser propenso a discrepâncias de dados devido ao volume de reservas, passando por vários sistemas. Entre 5 e 10 por cento das reservas podem ser afetadas por erros, ou seja, em outras palavras, uma perda de até 10 bilhões de dólares em transações,” Disse John Guscic, diretor geral da Webjet.

“Trabalhando em conjunto com a Microsoft, discutimos os desafios enfrentados em nosso ambiente hoteleiro e decidimos explorar o blockchain como uma solução para atender às necessidades do nosso negócio. Investimentos constantes da Microsoft na construção de uma plataforma de nuvem mais confiável na indústria em torno dos princípios de segurança, privacidade, controle, cumprimento e transparência, juntamente com sua herança profunda na orientação de empresas, incluindo a Webjet, através de períodos de significativa transformação, decidimos embarcar nesta viagem com a Microsoft.”

blockchain-02

Blockchain é uma forma emergente para as empresas quase que instantaneamente fazer e verificar as operações a fim de agilizar processos, economizar dinheiro e reduzir o potencial de fraude. É um livro de contabilidade de transação digital compartilhado entre uma rede distribuída de computadores, mostrando todas as atualizações e históricos da cadeia de transação, fornecendo uma solução para os desafios de incompatibilidade de dados enfrentados pela Webjet. Uma vez amplamente adotado, espera-se que o blockchain altere fundamentalmente a forma de troca de valor e ativos entre empresas, impor contratos e compartilhar dados entre indústrias. Os aplicativos que usam blockchain são quase ilimitados, variando de pagamentos, títulos e empréstimos para cadeias de suprimentos, jogos, seguros, governo, propriedade intelectual, transações mais eficientes entre empresas e até mesmo verificação e gerenciamento de identidades.

A Microsoft e a Webjet utilizando blockchain é o primeiro projeto deste tipo na indústria de viagens até o momento. Ele tem o potencial para criar um novo padrão na indústria, melhorando a experiência do cliente e reduzindo os custos em toda a indústria de viagens, bem como inspirar empresas em outros setores para seguir seu exemplo. De acordo com análises da Gartner para 2017 em diante , as empresas de blockchain vão valer US$ 10 bilhões até 2022.

Inicialmente, a Webjet visa aumentar a eficiência na sua própria cadeia de abastecimento através do blockchain. No entanto, rapidamente esta solução mostrou que a tecnologia tinha o potencial para transformar as operações em toda a indústria de viagens.

John Guscic, diretor geral da Webjet

“Blockchain elimina erros de transação por ter um registro indiscutível de verdade. Como nós testamos a tecnologia, percebemos rapidamente que tinha potencial para melhorar os processos com o resto dos nossos parceiros de viagens que enfrentam complexidades similares. Beneficiando não só o ambiente da Webjet, mas que potencialmente poderia ajudar cada um de nossos parceiros na cadeia de abastecimento para melhorar sua eficiência. Blockchain pode se tornar um negócio adicional no futuro, e a mesma tecnologia também pode ajudar a resolver problemas fora do setor de viagens. Sem dúvida, a tecnologia de blockchain, construída com a Microsoft, é uma excelente oportunidade para nós nos próximos anos. Acrescentou John Guscic.“

O Poc blockchain entre Webjet e a Microsoft construiu contratos inteligente que resolvem problemas criados por incompatibilidades de dados, além de outras capacidades:

  • Eliminar o risco de imprecisões de dados – garantindo à todas as partes envolvidas, pagamento nas quantidades corretas e acordadas, e ao cliente, estimular boas experiências e evitar problemas com reservas perdidas ou incorretas
  • Simplificar os processos de pagamento – as faturas são processadas e pagas em tempo hábil, com custos significativamente reduzidos de reconciliação
  • Impulso na segurança de dados – fazer nós de dados individuais e com um banco de dados de read/write-once, blockchain reduz as fraudes e estabelece confiança e responsabilidade
  • Resolver os pontos problemáticos no processo de pagamento – atacadistas e hotéis podem se concentrar em melhorar a experiência do cliente, ao invés de abordar questões no processo de reserva.

Webjet está lançando a plataforma blockchain em três fases. A primeira fase envolve o PoC (Prova de conceito) já em execução, com lotes de hotéis da Webjet e experimentação de marcas da plataforma Sunhotels. A segunda, verá recursos automatizados das mesmas marcas utilizando o blockchain, processando milhares de transações semanalmente. Em seguida, Lots of Hotels e Sunhotels vão convidar parceiros externos selecionados para usar a plataforma e demonstrar os benefícios que ele oferece para a indústria.

“O sucesso da Webjet como líder em agência de viagens online na Austrália e Nova Zelândia é impulsionado em parte pela garantia que temos parceria com os melhores, e foi isso que nós fizemos quando começamos nosso relacionamento com a Microsoft em 2004. Desde então, a Microsoft tem desempenhado um papel permanente na inovação do nosso negócio, fazendo nossas plataformas de tecnologia infinitamente escalável, segura e eficiente. Significa que a Webjet tem uma longa pista à frente para o crescimento de nosso principal negócio e de construir novas ofertas na indústria e melhorar a manutenção de clientes em expansão em novas regiões globais,”disse Guscic.

Mark Russinovich

Mark Russinovich, chefe de tecnologia do Azure

Mark Russinovich, chefe de tecnologia do Azure, falou sobre a relação da Microsoft com a Webjet:

“A Microsoft está singularmente posicionada nesta época de grandes negócios e transformação da sociedade. Somos a empresa que se preocupa profundamente com tecnologias de computação, tanto para as pessoas e as organizações que a constroem. Trabalhando com a Webjet usando nossa plataforma digital, juntos, criamos uma solução inovadora de blockchain na Austrália, que tem o potencial não só de transformar a indústria de viagens, mas também, muitas outras indústrias.”

A Microsoft tem feito um grande trabalho com Blockchain recentemente. Tudo começou com o projeto Bletchley, o primeiro Blockchain da empresa como um sistema de serviço (BaaS). A ferramenta, lançada há cerca de um ano, permite que administradores gerenciem redes multi-nós blockchain com relativa facilidade. Mais recentemente, a Microsoft adicionou suporte a blockchain no Azure Marketplace.

 

 

Fonte: Microsoft