Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A transformação digital está remodelando a indústria automotiva. Graças a mudanças nas expectativas dos clientes, a ascensão da nuvem, inteligência artificial, a Internet das coisas (IoT) e outras tecnologias revolucionárias, carros estão cada vez mais conectados, autônomos, elétricos e compartilhados entre os usuários. Tudo isto, irá redefinir completamente o que carros devem fazer, o que os carros farão, o que esperamos deles e, fundamentalmente, até mesmo o significado da palavra “carro” em si.

Até 2020, 90% dos carros novos terão recursos de conectividade. Neste ambiente de carro conectado, cria um caminho para produtos mais seguros e de maior qualidade, novas oportunidades de receita, e é um catalisador para muitos dos outros novos avanços, tais como condução autônoma e a tecnologia V2X. Carros conectados, ou seja, veículos equipados com o hardware e software necessários para se conectarem na nuvem, irão gerar novos dados que terceiros usarão para derivar diversificadas percepções acionáveis.

Veículos autônomos de amanhã exigem tecnologia contínua e requisitos de segurança e casos de uso. O caminho para o 5G vai entregar esta evolução, começando com a parte Cellular V2X. Esta tecnologia, (C-V2X) é projetada para conectar os veículos uns aos outros (V2V), veículos para pedestres (V2P), a infraestrutura da estrada (V2I), à rede (V2N) — basicamente tudo (V2X). C-V2X fornece um rádio de desempenho mais elevado, enquanto reutilização de camadas superiores, definidas pela indústria automotiva.

Além de transformar produtos e interações com o cliente, o carro conectado é a fundação para novos modelos de negócios digitais e fluxos de receita que vale bilhões ou trilhões de dólares. Considerando o valor dos dados dos carros, o que deverá tornar-se um recurso altamente valorizado, o potencial se expande ainda mais. Além disso, dados dos sensores do veículo e do seu ambiente circundante, irão ajudar a transformar o planejamento, engenharia, construção, implantação, comercialização, fornecimento e manutenção de carros. Tudo isso enquanto cria oportunidades para gerar relacionamentos profundos V2X.

No final deste caminho digital, a transformação mais importante será a evolução dos “carros” de produtos para plataformas de propriedade. No mundo de ontem, onde a maioria dos carros eram “apenas” produtos, veículos mais avançados eram nada mais do que objetos (bonitos e elegantes) para te levar entre dois lugares. Com “carros”, tornando-se plataformas, o número de cenários aplicáveis torna-se quase ilimitado, dos meios de transporte e logística para áreas de entretenimento, de ambientes de trabalho concentrados em rede móvel, como por exempo, o Uber. O que quer que você faça dentro dos “carros” além de dirigir, envolverá o uso de uma plataforma, muitas vezes você apenas irá se mover entre dois lugares. Você deve pensar em um contexto e experiência muito personalizada, da mesma forma como hoje você tem os seus próprios aplicativos no seu smartphone (ou seja, sua plataforma de telefone móvel).

A futura “plataforma de carro” será um hub digital para suas atividades diárias, sempre ligado (quando quiser), ajudando você a aproveitar mais do seu tempo e tornando seu dia mais fácil e mais agradável. Neste cenário, enquanto segurança e engenharia do carro são requisitos básicos, novos serviços no carro irão incluir: Serviços preditivos, produtividade e estilo de vida digital ativos, avançados sistemas de assistência ao condutor (ADAS) e o envolvimento do cliente e soluções de entretenimento. Novas plataformas de “carros” darão tanto as montadoras e terceiros, o acesso a um ambiente seguro e personalizável para sua própria inovação nesta plataforma de “carros”.

Concretizar a visão acima requer altos investimentos em tecnologias de nuvem digital de ponta de inteligência artificial e claro, novas parcerias. Por este motivo, a Microsoft pode ser o único parceiro de tecnologia que traz tudo isso junto, incluindo uma infraestrutura escalável globalmente de nuvem segura (38 data centers ao redor do mundo, incluindo a China), forte análise de dados e recursos de inteligência artificial, melhor produtividade e ferramentas de colaboração e um ecossistema de parceiros imenso, que fornece uma plataforma ágil com segurança e flexibilidade total.

Toyota, parcerias e patentes

Na tarde de quarta-feira (22), a Microsoft concordou em licenciar suas patentes para carros conectados à Internet para a Toyota, seu primeiro negócio neste sentido com uma montadora e um sinal que irá estender para outros parceiros.

A Microsoft possui um tesouro de patentes que incluem: sistemas operacionais de carro, Wi-Fi, sensores de movimento, reconhecimento de voz e navegação. Carros estão cada vez mais se transformando em computadores com rodas, e a Microsoft vê a mesma oportunidade que um número de outras empresas de tecnologia, incluindo Intel, Google, Qualcomm e NXP.

“O carro conectado representa uma enorme oportunidade para a indústria automobilística, e o núcleo é um desafio de software,” Peggy Johnson, vice-presidente executivo de desenvolvimento de negócios na Microsoft, disse em um comunicado quarta-feira.

Patentes da Microsoft para carros conectados — um termo amplo para veículos com conectividade com a Internet — inclui ferramentas para armazenar e transferir arquivos, cibernética e inteligência artificial. A empresa acredita que “dirigir” será uma experiência muito mais personalizada e conveniente no futuro.

Tecnologia iria prever quando carros precisam de manutenção para que motoristas possam resolver o problema antes de uma quebra na estrada. Eles também irão antecipar rotas pretendidas dos condutores, com base em seus calendários juntamente com entretenimento personalizado para quem está dirigindo.

Microsoft vê um grande crescimento da demanda por serviços de carros conectados. Pesquisa da Gartner prevê que os veículos novos equipados com conectividade de dados aumentarão de 6,9 milhões por ano em 2015 para 61 milhões por ano em 2020. A empresa de pesquisas prevê que os carregamentos totais cumulativos de automóveis equipados com conectividade de dados será 250 milhões até 2020.

O movimento é uma progressão natural dos serviços relacionados com auto que a Microsoft já fornece. Enquanto a Toyota é a primeira montadora a ter acesso a essas licenças, a Microsoft tem trabalhado com empresas montadoras há anos, incluindo Harman, BMW, Ford, Nissan e Volvo. No início deste ano, a Volvo anunciou que integrará o Skype for Business em seus carros da Serie 90 e a Nissan concordou em usar a Plataforma para Veículos Conectados da Microsoft, um conjunto de serviços criados na sua nuvem Azure.

https://youtu.be/-3vJ6SBefWI

O acordo de licenciamento da Microsoft segue um vínculo anterior com a Toyota em abril de 2016, para criar uma empresa de análise de dados focada em trazer novos serviços conectados à Internet para carros sem sobrecarregar o motorista com tecnologia. Toyota Connect usa serviço de computação em nuvem Azure da Microsoft para mastigar os dados e ajudar a desenvolver novos produtos para motoristas, empresas com frotas de carro e negociantes.

Toyota Connect marca uma expansão de uma parceria ainda maior com a Microsoft para pesquisar e desenvolver serviços de carro conectado. Toyota Connect é o centro de ciência de dados para a Toyota, servindo sua investigação robótica e inteligência artificial.

A visão da Microsoft para o Carro Conectado

Mais de vinte anos atrás, Bill Gates sonhou que “informação na ponta dos dedos,” ajudaria os tipos de tecnologias inovadoras que fez a Microsoft um líder — primeiro em transformar carros “em escritórios sobre rodas” e agora nos carros conectados de amanhã.

Na força de suas inovações, desde 1995 a Microsoft colabora diretamente com as partes interessadas como Ford, BMW, Tesla e Nissan para estimular o desenvolvimento de carros conectados.

Durante esse tempo, a Microsoft emitiu avanços em tudo, desde o armazenamento de arquivos para os sensores de movimento para o reconhecimento de voz. A lista de projetos que a Microsoft moldou para o carro conectado inclui Kinect para Xbox 360, Xbox 360, Windows 8, Windows Phone, Microsoft Azure, Bing e Ford Sync.

Como a Microsoft é poderosa em Carro Conectado (Connected Car)

A herança da Microsoft em sistemas operacionais para os avanços mais vanguardistas em AI, reconhecimento de voz e reconhecimento de gestos, as tecnologias da Microsoft toca quase todas as partes do carro conectado:

Sistemas operacionais

História de 40 anos da Microsoft construindo sistemas operacionais é inigualável na indústria. Durante décadas, a Microsoft está inovando em soluções de escala do Windows de baixo até o primeiro sistema operacional portátil, hiperdimensionamento de muitos dispositivos e soluções de nuvem.

Armazenamento de arquivos

Do setor exFAT arquivo de armazenamento e transferência, a solução da Microsoft conecta dispositivos com mídia portátil (através de cartões SD e outros dispositivos de armazenamento USB habilitado).

Conectividade

Microsoft é pioneira em Wi-Fi e conectividade móvel. A empresa continua a fazer apostas ousadas sobre as tecnologias que estão carregando o futuro dos dispositivos conectados, desenvolvimento de redes de comunicações sem fio, telegráfico e telefônico.

Sensores

Inovações em sensores são a base da coleta de dados inteligente e o futuro da realidade aumentada. A Microsoft tem uma longa história de desenvolvimento das tecnologias poderosas para o avanço de produtos, desde a caneta touch para o reconhecimento facial revolucionário de rastreamento usado em jogos, móveis e computação.

Gesto de computação

Microsoft está construindo inovações em seus sistemas de sensores de movimento do Kinect para criar novas e envolventes tecnologias que são o futuro da realidade virtual e realidade aumentada.

Interface gráfica do usuário

Microsoft projeta e testa interfaces de usuário incansavelmente, para tornar a experiência do usuário tão simples quanto possível e sem atrito.

Reconhecimento de voz

Da herança em comando de voz da Microsoft para a assistente pessoal digital Cortana, a Microsoft tem uma longa história e contínua em tecnologias interativas.

Multi-Touch

A Microsoft é líder no setor em tecnologias multi-touch.

Segurança

Microsoft sempre esteve à frente da curva no desenvolvimento de tecnologias para proteger informações e dados. Há mais de uma década, ela criou um modelo para a indústria através do desenvolvimento de uma iniciativa de computação confiável para fazer a segurança de alta prioridade, e estabeleceu uma unidade de crimes digitais para resolver isso, já evoluindo o cenário para manter os dados seguros.

AI

A próxima onda da computação significa infundindo inteligência para a experiência digital. Com as tecnologias lastreadas em nuvem, a Microsoft é a única que tem as tecnologias e escala para avançar nesta área.

Mais de duas décadas atrás, a Microsoft ofereceu uma visão de como a tecnologia poderia mudar nosso mundo de computação pessoal para a computação no carro. A tecnologia Connected Car de hoje é considerada padrão — de sensores remotos para navegação, comunicação hands-free ( mãos-livres), características móveis e entretenimento, Internet personalizada e assistência na estrada — inovações pioneiras que emergiram na Microsoft.

 

Fonte: Microsoft, Forbes