Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Microsoft fez uma parceria com Hospital 9 de Julho para implementar tecnologia na saúde. Desenvolvido no Laboratório de Tecnologia Avançada (ATL) da Microsoft, o projeto prevê a criação de um sistema capaz de evitar situações de risco e aumentar a segurança dos pacientes.

Apresentado durante a Build 2017, o projeto da Microsoft de câmeras dotadas de inteligência artificial (Microsoft Cognitive Services and Cameras), pode ter passado despercebido por muitos, mas esses “muitos” deveriam prestar mais atenção nessa tecnologia, já que ela já chegou ao Brasil. Será por meio dela que o Hospital 9 de julho pretende cuidar ainda melhor dos seus pacientes.

Para quem não faz ideia de como tudo isso funciona, vale a pena assistir os vídeos abaixo e depois ler nossa explicação antes de entender como o Hospital vai aproveitar o Microsoft Cognitive Services.

https://www.youtube.com/watch?v=O1pDOkzsFOU

Esses vídeos foram exibidos durante a Build 2017 e por eles vemos o poder desse serviço. São milhares de dispositivos IoT que poderão se conectar a esse poderoso sistema. Com ele, uma simples câmera conectado ao sistema IA poderia detectar se um paciente que deveria ficar deitado, está em pé, se um funcionário derramou uma substância perigosa no chão e não viu, se deixaram uma ferramenta perigosa mal posicionada, se alguém pode ter roubado uma peça de roupa, enfim, no exemplo postado pela Microsoft estamos olhando para aplicações práticas e que só irão melhorar a segurança de todos, mas, será que é só isso?

O sistema é realmente incrível, porém, ele pode fazer muito mais que isso. Ele pode reconhecer não apenas pessoas, como objetos, afinal, ele precisa disso para funcionar como o esperado. Sua capacidade de reconhecimento é tamanha que ele pode reconhecer objetos em uma prateleiras, no chão, roupas e, é claro, pessoas. A coisa é tão séria que ele pode reconhecer ao mesmo tempo se uma ferramenta de trabalho pode ou não ser operada por determinado indivíduo, isto é, ele reconhece o objeto e a pessoa ao mesmo tempo e ainda cruza os dados para determinar se aquilo é autorizado ou não. É o sistema de vigilância perfeito, pois, nada nem ninguém passaria despercebido por ele.

Tempos atrás vimos do que os Cognitive Services da Microsoft seriam capazes, como por exemplo, por meio do Projeto Adam. Desenvolvido pela Microsoft Research, ele é um tipo de inteligência artificial que poderá nos ajudar a identificar e saber informações sobre tudo ao nosso redor.

Vale lembrar que os Cognitive Services abrangem não apenas a linguagem visual, mas também a língua, a fala, o conhecimento disponível na web e o conhecimento científico. Leia mais sobre isso aqui. Por trás de tudo isso temos a poderosa Nuvem (intelligent edge) então, o sistema teria informações sobre tudo e sobre todos disponível 24 horas por dias e em todo o mundo. No caso da Microsoft, tudo passaria pelo Azure.

Bem, diante de tudo isso, fica fácil entender que o objetivo do Hospital 9 de julho é manter seus pacientes ainda mais seguros. Como diferencial prático nessa parceria temos um controle diferenciado, criado especificamente para esse fim. Veja no vídeo abaixo.

Nele podemos ver como o sistema funcionará dentro do Hospital. Os responsáveis pelo paciente terão em mãos um pequeno dispositivo dotado de uma pequena tela LCD que trará informações em tempo real sobre qualquer acontecimento com o paciente que o sistema de IA da Microsoft detectar, como por exemplo, se ele levantou, quando deveria ficar deitado. Um alerta é emitido para o aparelho e o profissional se desloca até o local. Veja na imagem a seguir que nenhuma imagem do paciente é enviada, o que garante sua privacidade. É a IA da Microsoft quem analisa as imagens, processa a informação para enfim emitir o alerta. Tudo isso é feito em segundos.

No vídeo a presidente da Microsoft Brasil, Paula Bellizia, fala sobre a ideia da Microsoft por trás desse projeto. A ideia segue o lema adotado pelo CEO Satya Nadella, que é capacitar as pessoas em todo o mundo a fazer mais. De fato, estamos no ponto da tecnologia nos ajudar a fazer muito mais e usar a inteligência artificial ao nosso favor. Parabéns a Microsoft e ao Hospital pela iniciativa inovadora.