Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Há muito tempo falamos aqui no Windows Team que os smartphone estão mortos (principalmente o Marcelo Pacheco e o Márcio Viana), mas não no sentido de que eles vão acabar ano que vem e todo mundo deixará de usa-los do dia pra noite, porém, eles estão com os dias contados de verdade e a Microsoft e Apple concordam com isso.

Informações vindas de diversas fontes confiáveis, como o Softpedia, Financial Times, Paul Thurrott, The Verge, e outras, já falaram sobre isso, mas, como profeta de casa não faz milagres, muitos brasileiros ainda custam a acreditam que o futuro pertence aos smartglass ou óculos inteligentes ou ainda Screenless. Junto com os PCs de bolso, eles são o próximo grande passo tecnológico no segmento mobile, no entanto, da mesma forma como muitos ainda usam os chamados feature phone, como o Nokia 3310, lançado este ano, mesmo quando os smartglass se tornarem mais populares, ainda teremos muita gente usando o atual smartphone, sem dúvida. A transição será lenta, porém, ela vai acontecer queira você ou não.

No atual cenário não é difícil perceber que a Apple continua focando no aperfeiçoamento do seu adorado iPhone. Os rumores em torno do seu próximo lançamento é enorme. O tal iPhone 8 deve abalar o coração de muitos ainda em setembro deste ano, porém, a Apple também vem trabalhando em um smartglass.

A princípio o aparelho deverá funcionar em parceira com o iPhone, no entanto, fontes já confirmaram que a ideia é tornar o dispositivo independente, como acontece com o HoloLens da Microsoft. O Financial Times disse que a Apple ainda está tentando tomar uma decisão a este respeito desse aparelho, mas há boas chances de a empresa ir tornar seu smartglass independente do iPhone, especialmente porque eles vêem um futuro além do telefone. Os rumores apontam para o lançamento do smartglass da Apple apenas em 2018, então, não espere que ele seja lançado junto com o iPhone 8 ou seja lá qual nome darão a ela.

Conceito de smartglass da Apple

Se de um lado a Apple trabalha secretamente em um sucessor futurista para seu smartphone de sucesso, a Microsoft já afirmou com todas as palavras que o smartphone está morto. Os executivos da Microsoft disseram em alto e bom som, e por várias vezes, que os smartphones estão mortos, como fez o criador do HoloLens, Alex Kipman, enfatizando no início deste ano que “os smartphones são notícias de ontem, o telefone já está morto, mas as pessoas simplesmente não se aperceberam ainda“.

A Microsoft tem investido pesado em Realidade Mista por meio do HoloLens e outros dispositivos. Os hologramas também passam por esses investimento. A Apple chegou um pouco atrasada, mas, começou a investir em AR também. A Google da mesma forma, então, é uma questão de tempo até abandonarmos as limitações de uma tela de 5 ou 6 polegadas.

Tudo isso se alinha com a proposta de Nadella ao criar um dispositivo definitivo, do qual ele mesmo falou que não se assemelha aos atuais smartphones. Até hoje especula-se que ele seja o tal Surface Phone. Aliás, boa parte dos entusiastas já descartam esse nome, a maioria prefere chama-lo de Surface Mobile, fazendo menção a sua portabilidade. Ele também deve contar com funcionalidades de AR e VR.

Até hoje não se sabe quando o dispositivo definitivo da MS verá a luz do dia e se ele será mesmo dobrável ou coisa do tipo. O que sabemos é que essa duas grandes empresas já estão de olho no futuro. E se anos atrás a Google já consegui inovar e fazer milagres com o Google Glass (imagem abaixo), que era fino, leve elegante e portátil, quem dirá daqui até 2020…