Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Tem apenas alguns meses que falamos sobre um novo departamento que foi inaugurado dentro da Microsoft. É a divisão da nuvem de jogos. Ela é liderada por Kareem Choudhry, um veterano da Microsoft com 20 anos de casa e que trabalhou na engenharia do Outlook, DirectX e Xbox.

“Phil realmente queria uma equipe dedicada focada exclusivamente na nuvem de jogos”, diz Choudhry, em entrevista ao The Verge . “Essas foram conversas que começaram a acontecer no verão passado, e nós realmente começamos a criar a estrutura da organização no final do ano passado. Nós acreditamos que haverá 2 bilhões de jogadores no mundo, e nosso objetivo é alcançar cada um deles”, explica Choudhry.

Ele reafirma algo que também já comentamos aqui anteriormente, que é a tendência dos jogos que rodam por streaming na Nuvem. Eles não precisarão de um super hardware para serem executados, pois, boa parte dos elementos gráficos serão processas na Nuvem. O jogo na nuvem permite que os jogadores usem recursos remotos como a placa gráfica para reproduzir e transmitir seus jogos.

O jogo na nuvem permite que os jogadores joguem em qualquer dispositivo, independentemente de o suportar ou não. O conceito foi introduzido pela primeira vez em 2000 e vimos muitas empresas surgirem que permitem aos usuários jogar jogos online. Agora, a Microsoft também está entrando no conceito com o próximo console Xbox. Em junho, informamos que a Microsoft poderia estar planejando lançar dois consoles Xbox diferentes – um console padrão para jogos locais e outro, mais leve, projetado para jogos baseados em nuvem. Para que isso seja bem-sucedido, a Microsoft está se unindo à AMD e trabalhando em novos consoles.

Agora, esse futuro começou a ganhar forma. Veja o que disse o CEO da AMD, Dr. Su, sobre esse assunto:

“Nós somos parceiros deles (Microsoft) em consoles de jogos. Acho que temos uma visão de onde a computação em nuvem está indo e estamos trabalhando de perto com eles. Eu realmente acho que a coisa interessante sobre semicondutores é que estamos tomando decisões agora que você não verá o resultado em 3, 4, 5 anos. Eu amo o fato de que estamos tentando prever o futuro e esperamos tomar algumas boas decisões”

Resultado de imagem para AMD Microsoft

Veja que a AMD sabe que isso não é algo que virá nos próximos 3, 4 ou 5 anos, é algo mais para frente, mas pensando por outro lado, se nos próximos 8 ou 10 anos essa tecnologia estiver amplamente implementada será algo incrível, pois, ela alcançará a atual geração gamer.

Esse é mais um trabalhado para a incansável plataforma Microsoft Cloud, que será responsável por fazer praticamente todo trabalho. Já prevemos, inclusive que serviços como o Xbox Game Pass será uma das estrelas desse futuro, pois, até mesmo a forma como consumimos jogos deve mudar com essa nova tendência de jogos por streaming. Não fará mais sentido comprar uma mídia física ou o jogo em si. Uma assinatura fará mais sentido.

Sendo assim, no futuro você não precisará mais de um console potente ou um PC gamer para jogar jogos AAA, mas sim, uma boa conexão com a internet um hardware mais simples e uma assinatura do serviço ativa.

Fonte: PCGamesN