Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Microsoft Brasil lança a nova edição do #EuPossoProgramar, campanha cujo objetivo é gerar oportunidades de inclusão digital, empregabilidade e empreendedorismo para os jovens brasileiros. Este ano, o projeto conta com novo conteúdo, o #EuPossoProgramar, Minha Página Web, que ensina o básico de programação e linguagem HTML para que os participantes criem seu próprio website e publiquem utilizando a nuvem da Microsoft. Essa é quarta edição da campanha, que até o momento envolveu cerca de 1 milhão de jovens no Brasil e mais de 4 milhões na América Latina nos últimos quatro anos.

Neste ano, os cursos estão disponíveis no site www.eupossoprogramar.com e serão ministrados por cerca de 15 ONGs parceiras da Microsoft, como por exemplo o Recode, instituição voltada ao empoderamento digital e formação de jovens conscientes por meio do uso da tecnologia; a Trust for Americas, que trabalha com comunidades vulneráveis na América Latina e no Caribe; e a ATN – Associação Telecentro de Informação e Negócio, que promove a inclusão digital por meio de telecentros informatizados. Além das organizações não governamentais, algumas escolas públicas também estão envolvidas na campanha.

“A Microsoft acredita no poder da educação e do aprendizado constante como motores para a inovação tecnológica. Por isso, investimos na capacitação da nova geração para que ela possa estar preparada para enfrentar os desafios da era digital. Há um grande gap na formação de profissionais da área de TI e é preciso que governo, iniciativa privada e ONGs unam-se para fortalecer o ensino e prepararmos os profissionais de amanhã”, afirma Jennifer Brooks, Diretora regional da área de Filantropia da Microsoft na América Latina.

O novo conteúdo é composto por sete módulos, dividido por elementos básicos do desenvolvimento do HTML, linguagem utilizada para criação de websites. No curso “Minha Página Web”, os participantes vão aprender como montar uma estrutura básica de uma página web; ganharão familiaridade com softwares editores de código, como o Visual Studio Code; experimentarão a introdução ao CSS, que serve para dar estilo à página e utilizarão JavaScript para transformar uma página estática em interativa. Com esse conhecimento, os jovens estarão aptos a criarem sites interativos que captam a atenção dos usuários.

Além das instruções para montar o website, há outros três materiais didáticos online. O primeiro conteúdo, chamado Hora do Código, utiliza a linguagem de blocos para ensinar a programar por meio de dois cursos – Angry Birds e Ana e Elsa, de Frozen; o segundo, Aprendendo a Programar, consiste em vídeo-aulas didáticas que desmistificam a linguagem da programação. Todos os cursos oferecem certificado on-line. Com esta iniciativa a empresa mantém o compromisso de colaborar para estabelecer as Ciências da Computação como parte da educação formal e não-formal.


A ATN está orientando cerca de 100 telecentros parceiros a montarem turmas em seus laboratórios de informática para realizarem os cursos da campanha #EuPossoProgramar. A Trust for the Americas, responsável pelos Centros POETA, organizará turmas com instrutores orientando os jovens da ONG que desejarem fazer os cursos em São Paulo, Brasília e Curitiba. A ONG Recode vai mobilizar três instituições parceiras em comunidades cariocas para participarem da campanha.

Benefícios da Programação

Entre os benefícios obtidos ao aprender a programar estão:

1. Desenvolvimento de habilidades para a solução de problemas lógicos, estimula a criatividade e o pensamento crítico. Todas essas são habilidades do século XXI, necessárias em qualquer setor do mercado;
2. Mais oportunidades de emprego. Atualmente não há talentos suficientes para atender a demanda do mercado de trabalho no setor de tecnologia;
3. Maior capacidade de adaptação ao estilo de vida atual. O mundo depende cada vez mais da tecnologia. Com o objetivo de alcançar seu potencial pleno, os jovens precisam ter uma compreensão de como funciona a tecnologia e como fazê-la funcionar;
4. Acelerador de empreendedorismo. Grandes negócios têm surgido graças ao conhecimento da linguagem de programação. Empreendedores têm capitalizado seu conhecimento a favor da criação e do crescimento de suas empresas em áreas como aplicativos e jogos.

A Microsoft considera vital que mais escolas na América Latina incluam a disciplina de programação nos seus planejamentos escolares, pois ela constitui uma habilidade básica que contribui diretamente para a geração de empregos com melhores remunerações, empreendedorismo e, de uma maneira geral, com o desenvolvimento da região.

Fonte/reprodução: assessoria de imprensa microsoft brasil