Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Microsoft está trabalhando para adicionar um novo alerta de segurança ao painel do Microsoft Defender para Office 365 (anteriormente Office 365 Advanced Threat Protection). Além disso, o recurso notificará as empresas quando seus funcionários estiverem sendo alvos de ameaças de grupos de hackers chamados de nation-state.

Forza Horizon 4 está chegando à Steam – aqui está quando você pode jogá-lo

O recurso foi adicionado no sábado ao site do Microsoft 365.

Além disso, a ideia por trás do recurso não é nova. Desde 2016, a Microsoft começou a rastrear grupos de hackers e os ataques que orquestram contra contas de e-mail da Microsoft.

Se um usuário for alvejado ou comprometido em um desses ataques, a Microsoft enviará a ele um e-mail sobre o ataque, junto com instruções básicas que ele precisa seguir para proteger novamente sua caixa de entrada e dispositivos.

Mais detalhes sobre a ação da Microsoft

A Microsoft disse em 2019 que geralmente notifica cerca de 10.000 usuários por ano sobre ataques de nation-state.

Mas o problema com esse procedimento de notificação é que ele depende de os usuários lerem seus e-mails e agirem, o que nem sempre acontece. Os usuários não leem seus e-mails diariamente, ou às vezes pode levar horas antes que o usuário receba a notificação em caixas de entrada lotadas, um tempo durante o qual os invasores podem roubar documentos confidenciais.

Para organizações que são clientes do serviço Office 365 da Microsoft, o fabricante do sistema operacional agora planeja adicionar essas notificações dentro do painel do Microsoft Defender para o Office 365, a plataforma de segurança baseada em nuvem que verifica as contas do Office 365 de uma empresa em busca de ameaças.

Dessa forma, a notificação também aparecerá para os administradores do sistema e equipes de segurança, que podem agir imediatamente ligando para os funcionários afetados pessoalmente, redefinindo senhas de contas de e-mail, senhas internas ou iniciando uma auditoria de segurança mais ampla.

O fabricante do sistema operacional espera ter esse recurso pronto até o final do mês.

Por fim, além da Microsoft, que faz isso para contas de e-mail do Microsoft Outlook, alertas semelhantes para ataques de hackers também estão disponíveis para contas do Yahoo, contas públicas do Gmail e contas do G Suite. O Facebook também alerta os usuários sobre ataques contra suas contas dentro da rede social.

Fonte: Zdnet

O que você achou da ação no Defender para o Office? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!