Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Recentemente, a Microsoft promoveu uma investigação em larga escala no continente asiático no intuito de tentar descobrir porque existem tantas cópias piratas do Windows na região. A investigação deu resultado e eles descobriram o motivo pelo qual há tantas cópias piratas do seu sistema operacional por lá… mas, eles não gostaram nem um pouco do que descobriram.

Depois de comprar 166 computadores em 9 países asiáticos diferentes, a Microsoft descobriu que 83% deles já vinham de fábrica com uma versão pirata do sistema operacional da Microsoft. Ou seja, não era o caso que se imaginava, que eram os usuários finais que estavam pirateando o software, e sim as OEMs e revendedoras.

Das máquinas compradas na Coreia do Sul, Malásia, Vietname e Tailândia, todos eles chegaram equipados com uma versão pirata do Windows. Significa dizer que nesses locais 100% dos PCs já vinham com uma cópia pirata do software.

E o pior… nem os usuários sabiam da roubalheira. Estavam comprando um PC novo jurando que ele vem com uma versão original do Windows, mas não vem. Para mascarar a pirataria algumas OEM e revendedoras inserem programa que “encobrem” a verdadeira original do sistema operacional.

Uma das responsáveis da divisão de ciber-crime da Microsoft na Ásia, salienta que “software gratuito nunca é realmente gratuito”. Assim, querendo referir que nestas versões piratas, é muito raro que não cheguem carregadas de malware que podem causar problemas a seus utilizadores.

Mary Jo Schrade revela ainda que pelo menos 85% das versões pirateadas do Windows na Índia chega com vários tipos de malware já instalados. Com números tão elevados, é difícil conseguir pensar em possíveis estratégias. Tanto que até o presente momento a MS ainda não tem um plano de ação para combater a onda de pirataria na região.

Quem paga pelo Windows que vem nos PCs?

Resultado de imagem para windows OEM

Essa etiqueta foi amplamente utilizada por OEMs diversos em parceria com a Microsoft para identificar máquinas com uma licença original do Windows. Ela ficava na parte traseira do PC.

Quando você compra um PC novo com Windows saiba que você não vê diretamente, mas sem dúvida alguma você está pagando por uma cópia original do Windows. O preço do S.O. está embutido no preço final da máquina. Esse valor não vem discriminado na Nota Fiscal, mas ele está lá… tudo acontece por meio de um acordo de distribuição celebrado entre a OEM e a Microsoft. O consumidor final compra sua máquina e a ativação é feita quase de forma automática por meio de uma conta Microsoft graças a licença adquirida pela OEM junto a Microsoft. O preço é infinitamente menor se comparado ao preço do Windows avulso, mas não vem de graça não.

No Brasil e em diversos outros países pirataria é crime e pode resultar em prisão para os envolvidos no esquema, inclusive os utilizadores. Leia mais sobre ativação do Windows aqui.

Fonte: 4gnews