Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Microsoft informou que seus planos para integrar sua assistente digital pessoal, a Cortana, com seus serviços de ERP/CRM Dynamics 365 estava descartada.

Os funcionários da Microsoft fizeram um anúncio sobre a descontinuação em uma nota muito curta, em um post no blog da empresa, como observou o MSDynamicsWorld.com.

Leia a nota na íntegra:

“Depois de cuidadosa consideração, decidimos descontinuar o recurso de visualização de integração com a Cortana. Dynamics 365 não aparecerá mais no caderno do Cortana e a Cortana já não solicitará aos usuários informações relevantes sobre as atividades de vendas, contas, oportunidades e reuniões.

Congratulamo-nos com seus comentários e ideias.”

A visualização de integração com a Cortana estava disponível como parte do Dynamics 365 Online versão 9. x e 8. x e atualização de 2016 Dynamics CRM Online.

Não há uma explicação mais técnica sobre por que a Microsoft abandonou os planos de integração da Cortana com o Dynamics 365.

A Microsoft tinha divulgado que a integração da Cortana com o Dynamics 365 junto aos seus parceiros era um importante diferencial recentemente no verão passado.

A Microsoft aparentemente tentou posicionar mais claramente a Cortana nos últimos meses. Basicamente acrescentou um front-end mais bonito para a busca do Bing e que a Cortana era uma peça-chave do plano da Microsoft para infundir seus apps e serviços com inteligência fornecida pelos serviços de AI da empresa.

Recentemente, a empresa parece estar tentando construir uma maneira que otimize a capacidade dos usuários para pesquisar na Web, dentro de apps e localmente. Ao mesmo tempo, ela tem inserido a Cortana em aplicações e serviços inteligentes, como o Skype, Edge, Office e Outlook. A integração da Cortana com o Dynamics 365 fazia parte deste novo plano, mas, o primeiro anúncio revelava que não.

Mary Jo Foley, conseguiu uma declaração oficial da Microsoft que pediu para não ser identificada, que disse que a incompatibilidades entre o Dynamics 365 e a Cortana pode ser a razão para a decisão de deixar a integração entre os dois.

Essa pessoa disse que a Cortana não funciona com o Active Directory para autenticação (ele usa o MSA), enquanto o Dynamics 365 é muito ligado à ele. Isso significava que a Cortana não funciona bem para empresas que utilizam o Active Directory.

Entretanto, talvez nós veremos mais habilidades de Alexa em usar o Dynamics 365…

A Microsoft reescreveu seu post no blog sobre a descontinuação, e mudou de ideia; agora a empresa disse que a Cortana ainda irá de alguma forma se encaixar com o Dynamics 365, mas, não forneceu nenhum detalhe sobre quando ou como irá fazer isso.

O novo texto do blog diz:

“Estamos trabalhando para entregar uma experiência robusta e escalável para assistente digital em todas as nossas ofertas de Dynamics 365. Isso inclui a integração de linguagem natural para clientes e parceiros em vários canais, incluindo a Cortana. Para o efeito, estamos interrompendo o atual recurso de visualização de integração da Cortana, que foi disponibilizado para o Dynamics 365 e nós estamos com foco na construção de uma nova experiência de solução inteligente de longo prazo, que incluirá a integração com a assistente digital Cortana.”

Apesar do suposto cancelamento da integração com a Cortana, a Microsoft continua trabalho para adicionar mais tecnologias de AI (Inteligência Artificial) para o Dynamics 365.

Como o MSDyanmicsWorld observou, o módulo cliente Insights do Dynamics 365 adiciona modelagem de previsão de vendas e atividades de serviço. E a Microsoft demonstrou impulsionar o Azure Services como uma possibilidade futura de suplemento para o Dynamics 365 Finanças e operações de reconhecimento de imagem.

Na Ignite em setembro, a Microsoft mostrou alguma nova tecnologia de agente de suporte virtual apelidado de “Dynamics 365 AI Solutions.” No entanto, um pouco confusamente, a tecnologia subjacente não tem nenhuma conexão com produtos Dynamics 365. Esses agentes são personalizados e construídos pela Microsoft para os clientes corporativos usando o conhecimento do Microsoft Graph, Bing data e tecnologia de leitura de máquina da Microsoft.

O que este vai-e-vem da Microsoft pode significar para a Cortana hoje?

Boa pergunta. A assistente digital pessoal da Microsoft está ficando para trás em comparação aos seus concorrentes. No final do ano passado, havia apenas 250 habilidades disponíveis para a Cortana e 25.000 habilidades disponíveis para a Alexa. A esperança da Microsoft para a Cortana parece ou parecia ser, conseguir maiores integrações primeiro para aplicativos de terceiros e serviços.

Meses atrás, a Microsoft cortou diversos recursos da Cortana e recentemente, também perdeu a habilidade de reconhecimento musical. Existem planos de uma parceria entre a Amazon e a Microsoft para a Alexa e a Cortana conversarem, além do Invoke, um alto falante bacanudo que vem com a Cortana integrada. Para o Android, a Cortana está com várias funcionalidades para seus usuários. Vamos aguardar o que a Microsoft está planejando para a nossa querida assistente digital.

Fique ligado!

Fonte: ZDNET