Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

“Ao redor do mundo, apenas 1 em cada 10 pessoas com deficiência tem acesso a produtos e tecnologias assistivas”, foi o que afirmou Brad Smith da Microsoft em um anúncio feito ontem. “Fazendo com que soluções de AI (inteligência artificial) estejam mais amplamente disponíveis, nós acreditamos que a tecnologia pode ter um grande impacto sobre esta importante comunidade.”

Tudo o que Brad falou acima tem uma relação com pessoas com alguma necessidade especial e é para elas que as tecnologias assistivas existem. Agora, pensando nelas, a Microsoft confirmou que vai investir mais de US $ 25 milhões em projetos de AI voltadas para tecnologias assistivas.

Como AI para o Earth Project, que foi lançado no ano passado, a empresa visa conceder bolsas para desenvolvedores, universidades, inventores e ONGs. O foco de seus projetos precisa estar em “criando soluções que gerem novas oportunidades e assistência às pessoas com deficiência com foco no trabalho, vida e conexões humanas.” Então, a empresa pegará os projetos que demostraram ser os mais promissores e conectarão suas equipes com seus próprios especialistas para ajuda-los na escalada.

Além de tudo isso, a Microsoft também se comprometeu a trazer um design inclusivo para seus produtos.

“A deficiência pode ser permanente, temporária ou situacional. Inovando para pessoas com deficiência, estaremos inovando para todos nós. Ao garantir que a tecnologia cumpra a sua promessa de abordar as mais amplas necessidades sociais, podemos capacitar a todos e não apenas indivíduos com deficiência para ajuda-los a fazer mais.”

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, já falou muito sobre isso em seu livro e em muitas de suas palestras. AI é o futuro de muitas tecnologias e com certeza as tecnologias assistivas estão nessa lista.

Será que temos algum ou alguns leitores ou leitoras que fazem uso de alguma tecnologia assistiva? Conte-nos sua experiência por meio do sistema de comentários.