Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

No começo de fevereiro desse ano, surgiu um rumor de que o Windows 10 S poderia se tornar um “modo” do Windows 10, mas, a Microsoft nada falou sobre o assunto… não até agora…

Eles confirmaram que sim! O Windows 10 S deixará de ser uma versão do sistema operacional para se tornar um Modo do próprio sistema. Quanto habilitado, fará com que só seja possível baixar e instalar aplicações e jogos pela Microsoft Store. Nada fora da loja terá permissão para ser instalado, porém, muitas otimizações desse Modo deixaria sua máquina com uma melhor performance.

Quem confirmou a informação foi o nosso velho conhecido Joe Belfiore, que usou o Twitter para dizer o seguinte:

Traduzindo: “… O próximo ano, o Windows 10 S será um “modo” de versões existentes, e não uma versão distinta”, disse ele.

Além de mencionar que o Modo S será uma realidade no ambiente Windows, Belfiore ainda confirmou que ele chegará em 2019, isto é, ano que vem.

Joe não revelou maiores detalhes de como funcionará o Modo S, nem se será algo gratuito para todas as versões do Windows. Algumas possibilidade são: pode acontecer da Microsoft voltar a vender apenas o Windows 10 Home, Windows 10 Pro, Education e todas demais SKUs clássica do Windows, mas que conterão com o “S Mode”; pode ser o contrário, eles podem vender máquinas com o Windows 10 Home S Mode (já com o modo habilitado por padrão) e o usuário quem decidirá desabilita-lo (quem sabe eles podem até cobrar para abrir a opção para desabilita-lo, como se fosse um upgrade); Por fim, poderiam embutir esse “S Mode” apenas no Windows 10 Pro, para caso o usuário deseje deixa-lo como o Windows 10 S.

Não há dúvida que transformar o Windows 10 S em um Modo do Windows 10 é uma boa jogada, pois, a Microsoft dará ao usuário o poder para escolher qual versão do S.O. ele prefere. Se a mais segura e mais rápida, ou a mais versátil e completa. Caso contrário, o destino do Windows 10 S poderia ser o mesmo do Windows RT…

Outro porém que Redmond enfrentará com tudo isso é o desejo das OEMs, que sem dúvida escolheram um dos lados… algumas vão preferir o Windows 10 S, por terem uma garantia maior de um bom funcionamento da máquina, enquanto outras não gostam da ideia de depender apenas da Microsoft Store. Bem, essa história ainda precisa ser melhor esclarecida… quem sabe na Build 2019…

Fonte: The Verge e Twitter