Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Hoje, a Microsoft reportou um lucro trimestral melhor do que o esperado, à medida que a demanda por seus serviços de computação em nuvem para empresas aumentou e seu negócio de software de computador pessoal se estabilizou.

As ações da maior empresa de software do mundo, a Microsoft, subiram quase 4% alcançando $81,46 dólares em negociação, após os seguintes resultados para o trimestre encerrado em 30 de setembro de 2017.

  • Receita foi de $ 24,5 bilhões de dólares e aumento de 12%
  • Resultado operacional foi de $ 7,7 bilhões de dólares e aumento de 15%
  • Lucro líquido foi de $ 6,6 bilhões de dólares e aumento de 16%
  • Lucro diluído por ação foi de $0,84 de dólar e aumento de 17%

O foco da Microsoft em plataformas e aplicativos de nuvem de rápido crescimento está ajudando a superar a demanda por computadores pessoais, que prejudicaram as vendas do Windows – o Sistema Operacional que levou a empresa ao topo na década de 1990.

Sob a batuta do CEO Satya Nadella, os negócios de nuvem da Microsoft – que inclui produtos como o Office 365, Dynamics 365 e a principal plataforma de computação, o Azure – emergiu como uma importante fonte de crescimento.

A receita do negócio de nuvem inteligente da Microsoft aumentou quase 14% e saltou para $ 6,92 bilhões de dólares no primeiro trimestre fiscal da Microsoft, encerrado em 30 de setembro. Analistas em média esperavam $ 6,7 bilhões, de acordo com dados de analistas e empresas financeiras.

A receita do Azure, que concorre com a Amazon, Alphabet, IBM e Oracle, cresceu 90% em comparação com uma taxa de crescimento de 97% no trimestre anterior.

O forte desempenho do Azure ajudou a levantar a margem bruta no negócio de nuvem da Microsoft para 57 por cento, disse Stephanie Rodriguez, diretor de relações com investidores da Microsoft.

A Microsoft disse que a sua taxa de receita anualizada da nuvem comercial atingiu $ 20,4 bilhões de dólares no trimestre. Em 2015, Satya Nadella estabeleceu uma meta de $ 20 bilhões de dólares em receitas de nuvem em 2018.

“Neste trimestre nós ultrapassou $ 20 bilhões de dólares em nuvem comercial ARR, ultrapassando a meta que nós definimos há pouco mais de dois anos atrás,” disse Satya Nadella, diretor executivo da Microsoft.

 “Nossos resultados refletem inovação acelerada e aumento do uso e engajamento entre nossos negócios como os clientes continuam a escolher a Microsoft para ajudá-los a transformar.”

Microsoft devolveu $ 4,8 bilhões de dólares aos acionistas sob a forma de compartilhamento de recompras e dividendos no primeiro trimestre do ano fiscal de 2018. Durante o trimestre, a empresa anunciou um aumento de 8% de seu dividendo trimestral de US $0,42 por ação.

“Nosso forte início de ano fiscal reflete o impacto do nosso investimento contínuo em inovação de produtos, vendas e a capacidade para capturar oportunidades deste mercado em expansão,” disse Amy Hood, vice-presidente executiva e diretora financeira da Microsoft.

As receitas da divisão de computação pessoal da Microsoft, sua maior receita, caíram 0,2% para $ 9,38 bilhões de dólares, mas, ficou acima da estimativa dos analistas, que era de $ 8,81 bilhões de dólares.

Estas receitas incluem o Windows, consoles de jogos do Xbox, publicidade de pesquisa on-line e computadores pessoais da linha Surface.

A Microsoft relatou um lucro líquido de $ 6,58 bilhões de dólares, ou 84 centavos por ação, acima dos $ 5,67 bilhões de dólares, ou 72 centavos por ação, um ano antes.

A receita da gigante de Redmond aumentou 12% para $ 24,54 bilhões de dólares.

As ações da Microsoft aumentaram quase 27 por cento este ano até a quinta-feira, eclipsando o ganho de 14,4 por cento no S & 500.

Receita de produtividade e de processos de negócios foi de $ 8,2 bilhões de dólares e destaca aumento de 28% (até 28% em moeda constante), com os seguintes negócios:

  • Produtos comerciais do Office e serviços de nuvem aumentaram a receita em 10% (até 10% em moeda constante) impulsionado pelo crescimento da receita comercial do Office 365 de 42% (até 42% em moeda constante)
  • Produtos de consumo do Office e assinantes de consumidor de serviços de nuvem aumentaram a receita em 12% (até 10% em moeda constante) e os assinantes do Office 365 aumentaram mais 28 milhões, agora com 120 milhões de usuários
  • Produtos Dynamics e a receita de serviços de nuvem aumentaram 13% (até 12% em moeda constante) impulsionado pelo crescimento da receita do Dynamics 365 de 69% (até 69% em moeda constante)
  • LinkedIn contribuiu com receita de $ 1,1 bilhões de dólares durante o trimestre
  • Receita em nuvem inteligente foi de $ 6,9 bilhões de dólares e destaca aumento de 14% (até 13% em moeda constante), com os seguintes negócios:
  • Produtos de servidor e serviços em nuvem aumentaram a receita em 17% (até 17% em moeda constante) impulsionado pelo crescimento da receita do Azure, de 90% (até 89% em moeda constante)
  • Enterprise Services aumentou a receita em 1% (0% em moeda constante), com crescimento em serviços de suporte Premier offset por declina em contratos de suporte personalizados

Receitas em computação pessoal foi mais de $ 9,4 bilhões de dólares e relativamente inalterado (abaixo de 1% em moeda constante), com os destaques de negócios a seguir:

  • Windows OEM aumentou a receita em 4% (até 4% em moeda constante), à frente do mercado global de PCs
  • Produtos comerciais do Windows e serviços em nuvem aumentaram a receita em 7% (até 6% em moeda constante) impulsionado pelo crescimento da receita de anuidade
  • Receita de publicidade, excluindo os custos de aquisição de tráfego aumentaram 15% (até 15% em moeda constante) impulsionado por maior receita por pesquisas e volume de pesquisa de busca
  • Receita da linha Surface aumentou 12% (até 11% em moeda constante) impulsionado pelas vendas do novo Surface Laptop
  • Receita de jogos aumentaram 1% (0% em moeda constante) com crescimento da receita do Xbox, software e serviços de 21% (até 20% em moeda constante) compensado pela menor receita de hardware.

“Microsoft começa um forte FY18, resultado de execução consistente e contínuo investimento em capacidade de inovação e vendas do produto” disse, Amy Hood.

Satya Nadella diz que “existe uma grande oportunidade de mercado em jogos
($100 bilhões de dólares) e está vendo um impulso com a Xbox Live, Mixed Reality
e as vendas do Xbox One X.”

Fonte: Microsoft