Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Microsoft Azure agora conta com um simulador on-line do Raspberry Pi com o qual os desenvolvedores podem criar projetos diferentes e experimentá-los sem precisar ter um Raspberry Pi real e físico nas mãos.

A Microsoft também planeja expandir as capacidades do simulador, já que hoje ele é apenas uma imagem estática pela qual é possível executar e testar códigos. A empresa planeja adicionar uma maior variedade de entradas e saídas junto com outros sensores para o simulador. No futuro ele incluirá uma experiência de arrastar e soltar que permitirá aos usuários expandir os recursos de seu Pi virtual, adicionando componentes diferentes – tipo de plugins.

Tudo isso tem relação com o investimento que a Microsoft tem feito no mercado de dispositivo IoT (internet das coisas), que inclusive já podem fazer do Windows 10 IoT. É uma versão poderosa do Windows 10 que vem sendo explorada por muitos desenvolvedores e fabricantes. Agora, com um simulador do Raspberry Pi disponível no Azure a facilidade para testar novos projetos foi aumentada de forma considerável.

Para quem não o conhece, o Raspberry Pi é um computador do tamanho de um cartão de crédito, que se conecta a um monitor de computador ou TV, e usa um teclado e um mouse padrão. Ele foi desenvolvido no Reino Unido pela Fundação Raspberry Pi. Todo o hardware é integrado numa única placa. A Fundação Raspberry Pi começou a aceitar pedidos do modelo de US$35 a partir de 29 de fevereiro de 2012. Hoje, é possível comprar a placa mais simples por menos de R$ 200 no e-commerce brasileiro.

Fonte: Microsoft