Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A primeira grande novidade do ano apresentada pela Microsoft durante a CES 2017 é sua nova Plataforma para Veículos Conectados (Microsoft Connected Vehicle Platform).

A plataforma para veículos conectados da Microsoft é um conjunto de serviços criados na Nuvem Azure que ajudarão as montadoras de carros a criarem veículos muito mais conectados, proporcionando uma nova experiência de condução.

Não estamos falando de um sistema operacional, como o Apple Car ou Android Auto, mas sim de algo ainda mais vivo, ágil, que começa na Nuvem e é baseado em cinco cenários específico que foram explorados conforme as necessidades apresentadas pelas montadoras, são eles:

  1. Manutenção preditiva
  2. Melhorias na produtividade do carro
  3. Navegação avançada
  4. Percepções do cliente
  5. Ajuda na construção e desenvolvimento da condução autónoma (carros autónomos)

O trabalho pesado será feito pela Nuvem da Microsoft, que ficará a cargo de dar conta do grande volume de dados gerados pelos sensores dos veículos conectados, deixando que as montadoras fiquem mais “livres” quanto a questões relacionadas a esse ponto, e anda oferecendo mais “poder” a essas mesmas montadoras, dando-lhes toneladas de dados úteis coletados pelos seus próprios veículos e condutores.

A Microsoft Connected Vehicle Platform estará disponível em prévia pública ainda este ano, sendo a Renault-Nissan a primeira grande montadora a investir na tecnologia da Microsoft, que trará, inclusive, serviços como assistentes virtuais, aplicativos de negócios, serviços de escritório e ferramentas de produtividade como Cortana, Dynamics, Office 365, Power BI e Skype Business.

Mas, como funcionaria um carro conectado? Vamos a um exemplo:

Imagine que Cortana conecta você com tudo, esteja você em casa ou no seu carro. Digamos que você está no seu telefone em casa e peça para Cortana marcar uma reunião para você e seu colega de trabalho em um café na manhã seguinte. Da próxima vez que você entrar no seu carro, Cortana o lembrará da reunião da manhã e começará a navegação para levá-lo até a cafeteria, local da reunião. Veja mais no vídeo abaixo:

Eles enfatizaram o fato de não estarem criando um concorrente para as montadoras, mas sim, oferecendo soluções em larga escala para todos. A princípio serão mais de 200 serviços disponíveis em 38 regiões de datacenter em todo o mundo, com medidas robustas de segurança e regulamentadas em conformidade com as políticas de privacidade globais que são necessários para suportar carros conectados, deixando o foco das montadoras em suas inovação, ao invés de construírem sua própria infraestrutura baseada em nuvem. Estamos olhando para mais um investimento em tecnologias IoT.

Fonte: Microsoft