Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A conferência para desenvolvedores Microsoft Connect 2017 trouxe muitas coisas incríveis anunciadas pela Microsoft em geral. Seja qual for o idioma ou plataforma, os desenvolvedores querem a mesma coisa: criar apps que sejam de alta qualidade, inteligentes e personalizados.

Na Connect (); 2017 a Microsoft apresentou novas ferramentas e serviços que demonstram o compromisso da Microsoft para a produtividade do desenvolvedor.

De tudo o que foi lançado, eu gostaria de abrir com a parte mais incrível, em minha opinião, que é o .NET Embedding.

Xamarin

Isto é gigante! Com a .NET Embedding, os desenvolvedores agora podem transformar seu código .NET em bibliotecas nativas para Android e iOS, que podem ser integrados em bases de código existentes escritos em Swift, Java ou Objective-C. E agora, com o Xamarin Live Player como um preview no Visual Studio e Visual Studio for Mac, permitirá aos desenvolvedores escrever códigos que são atualizados ao vivo como no seu dispositivo ou simulador, mudando a forma como irá desenvolver aplicações móveis para sempre. Você pode até criar uma UI usando o Xamarin!

Na keynote de Scott Guthrie, a Microsoft demonstrou uma visualização inicial do trabalho feito com ferramentas que permitem aos desenvolvedores integrar bibliotecas .NET e interface de usuário escrito em C# em seus apps existentes do iOS, Android e macOS escritos em Objective-C, Swift e Java. Isso abre um novo caminho para os desenvolvedores adotarem Xamarin e .NET para reutilização de código através de apps e ainda mais, sem ter que reescrever sua base de código existente.

Seu código C# agora é mais portátil do que nunca: você pode usar C# para construir plataformas de bibliotecas que permitem que você use C# e .NET em aplicativos nativos do iOS, aplicativos Android ou a utilização de C# para criar componentes reutilizáveis diretamente visando APIs específicas do iOS, Mac ou Android.

A Xamarin anunciou uma ferramenta chamada Embeddinator-4000 no início deste ano, que em grande parte é o que tornou possível todo esse processo. Ao que parece, a Microsoft quer transformar a plataforma .NET mais acessível a partir de mundos que não são ambientes .NET tradicionais. Se você possui um aplicativo nativo para iOS ou um aplicativo para Android e deseja gradualmente fazer a mudança para .NET, isso realmente irá ajudá-lo e também irá fomentar ainda mais o uso da UWP.

Xamarin tem lutado nos últimos anos com o que eles chamam de “abordagem de silo” que é o desenvolvimento de um app onde você tem uma base de código Objective-C e uma Java, o que significa que você tem dois mundos separados e precisa de suporte. A Xamarin procurou unir estes dois mundos no .NET com o pensamento de criar uma única base de código para ambas as plataformas e adicionar o .NET na mistura como um terceiro sabor.

Visual Studio App Center – construir, testar, implantar, envolver-se, repetir

A Microsoft anunciou a disponibilidade geral do Visual Studio App Center (anteriormente conhecido como Mobile Center Preview), um novo serviço de desenvolvedor inovador que ajuda você a enviar apps mais frequentemente, com maior qualidade e mais confiança para dispositivos iOS, Android, Windows e macOS, se escrito com Swift, Objective-C, Java, C#, Javascript ou qualquer outra língua.

Entregar experiências fantástica em um app precisa de mais do que apenas grandes ferramentas de criação. Você também precisa continuamente construir, testar, implantar, monitorar o uso de aplicativos do mundo real e iterar. Uma opção é costurar vários produtos em um fluxo de trabalho, mas, a manutenção e construção de conexões entre esses sistemas introduz o risco e os custos, além do tempo, que o deixa longe de sua missão de criar grandes apps.

Tendo isso em mente, a Microsoft criou o App Center, um serviço one-stop para tudo que você precisa para gerenciar o ciclo de vida do aplicativo. Apenas Conecte seu repo ao centro do App e em poucos minutos você pode automatizar suas compilações, testar em dispositivos reais na nuvem, distribuir aplicativos para beta-testers e monitorar o uso do mundo real com crash e análise de dados. Em um só lugar. Você pode usar apenas os serviços que você precisa para todos no App Center ou mix-and-match.

Com o App Center, você pode:

  • Construir seus aplicativos em nuvem, com cada commit ou sob demanda, sem gerenciamento de construir agentes
  • Teste de apps em milhares de dispositivos reais iOS e Android usando XCUITest, Espresso, Appium e outros populares frameworks de testes.
  • Distribua seus apps para beta testers e usuários Android, iOS, Windows e macOS com cada commit ou sob demanda. E quando estiver pronto, implantar para lojas de aplicativos públicos ou Intune
  • Monitorar falhas de apps e criar itens de trabalho automática em seu bug tracker
  • Analisar o comportamento do usuário com relatórios out-of-the-box, acompanhamento de evento personalizado e exportação contínua para o Azure Application Insights para análise mais profunda
  • Envolver os usuários com notificações push

Visual Studio Live Share

Com o Visual Studio Live Share, você pode compartilhar o contexto completo de seu código com seu companheiro de equipe instantaneamente e com segurança. Seu companheiro de trabalho ou projeto pode editar e depurar com você em tempo real no seu editor personalizado ou IDE, permitindo a colaboração em tempo real. Saiba mais sobre o Visual Studio Live Share.

 

Ferramentas do Visual Studio para AI

Ao criar um aplicativo, algumas características são mais fáceis de construir quando usando uma biblioteca de finalidade especial, como a compactação de arquivos ou gerar um PDF. Fazer aplicações inteligentes não é diferente: modelos de aprendizagem profunda treinados são como bibliotecas, você pode incluir em seu aplicativo para fazer incríveis coisas novas como reconhecer objetos em fotos, traduzindo o discurso e muito mais.

Para tornar mais fácil para você infundir AI em seus aplicativos, a Microsoft fez um ótimo lugar para treinar os modelos que você precisa e então usá-los em seu aplicativo como qualquer outro recurso do Visual Studio. Ferramentas do Visual Studio para AI (Visual Studio Tools for AI), é uma livre extensão que funciona com o Visual Studio 2015 e Visual Studio 2017.

Esta nova extensão torna mais fácil começar a treinar modelos usando qualquer das profundezas populares aprendendo estruturas incluindo TensorFlow CNTK, Theano, Keras , Caffe2 e mais com novos modelos de projeto do VS. O Visual Studio é uma ótima IDE para treinar seus modelos, porque é tão fácil de percorrer e depurar o código de formação. Modelos são muitas vezes escritos com Python e Visual Studio é um poderoso Python IDE.

A Microsoft também integrou o TensorBoard, um monitoramento dentro do Visual Studio. Você pode usar o TensorBoard para visualizar a qualidade de seu modelo, plotar métricas quantitativas sobre a execução de seu gráfico e mostrar dados adicionais, como imagens que passam por ele.

Para torná-lo ainda mais produtivo quando treinar seus modelos, Visual Studio Tools for AI se integra com os serviços Azure Batch AI e Azure Machine Learning, para que você possa enviar trabalhos de aprendizagem profunda para Azure GPU VMs, Spark clusters e mais. Muitos desenvolvedores testam seus modelos em pequenos conjuntos de dados em uma caixa de dev e em seguida treinam contra grandes conjuntos de dados na nuvem. E execução de seu código na nuvem não significa que tenha qualquer menos visibilidade com o acompanhamento de trabalho integrado no Visual Studio Tools for AI. Você pode até carregar dados e baixar os logs e todos os modelos dentro do Visual Studio.

Concluído o treinamento, construir aplicações inteligentes no Visual Studio é tão fácil como colocar seu modelo treinado em seu aplicativo como qualquer outra biblioteca ou recurso. Tendo o seu código de modelo-treinamento com seu código de aplicativo, usando o mesmo processo para gerenciar sua solução completa ajuda a fornecer uma forma perfeita para projetar, construir, validar e implantar seu aplicativo inteligente-to-end.

Para obter mais detalhes sobre o Visual Studio Tools para AI, confira a aqui.

Visual Studio for Mac

O mais recente Visual Studio for Mac oferece algo para todos. Para os desenvolvedores móveis, a experiência de desenvolvimento iOS é mais suave, como o Visual Studio agora pode fazer uso de Fastlane para configurar seus dispositivos para o desenvolvimento e gerenciar os perfis de configuração para você automaticamente. É também totalmente compatível com as novas APIs do iOS 11, tvOS 11 e watchOS 4. Juntamente com suporte para o novo .NET Core 2, a Microsoft também adicionou suporte à Docker permitindo seu backends de web e aplicativos serem implantados diretamente ao Azure App Service no IDE. E suporte à VSTest dá ao Visual Studio para desenvolvedores Mac uma experiência integrada para uma grande variedade de estruturas de teste popular, incluindo MSTest e Xunit.

Para maiores detalhes, Confira as notas de versão do Visual Studio for Mac.

Suporte a Kubernetes

Construir contêineres, aplicativos baseados em microservices e uma tarefa difícil. Os Kubernetes facilitam a implantação e execução de contêineres, mas, você ainda precisa descobrir como trabalhar em seu código no contexto de uma aplicação global. Uma colaboração com outros desenvolvedores é complicada, pois eles fazem alterações em outros microservices no mesmo aplicativo. O Visual Studio Connected Environment para AKS permite que você desenvolva rapidamente e com segurança, desenvolva, depure e teste seus microservices estendendo sua experiência de desenvolvimento local em um ambiente de Kubernetes no Azure. Você obtém uma experiência completa de trabalho no Visual Studio e no Visual Studio Code, mas, você está sempre trabalhando no seu código no contexto de outros microservices com os quais seu código é compatível ou depende.

Saiba mais no blog de Hanselman.

Visual Studio Team Services

Agora, oferecemos hosts de construção do Mac para criar seus aplicativos iOS, Mac e TVOS. Também entregamos uma interface de linha de comando completamente nova e poderosa para o Visual Studio Team Services.

Xamarin.Forms 2.5

A Microsoft lançou o Xamarin.Forms 2.5. Além do .NET Embedding, esta versão abrange algumas coisas importantes. Uma delas é uma compressão de layout e renderizadores rápidos. Esse recurso permite otimizar seu layout para o desempenho. A compactação de layout permite que você especifique o aninhamento desnecessário e permita que o Xamarin.Forms exclua uma criação dessa exibição de layout e por sua vez, diminua uma quantidade de passagens de layout para criar o layout na tela.

Outro novo recurso no Xamarin.Forms 2.5 é o padrão XAML que está agora em preview. A equipe Xamarin.Forms está trabalhando em conjunto com uma equipe do Windows na definição de um único padrão XAML que permite que os arquivos XAML que o suportam são intercambiáveis. Isso significa que você pode compartilhar seus recursos de UI com qualquer outra plataforma compatível com o padrão XAML que lhe oferece ainda mais reutilização de código!

Fonte: Microsoft