Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Microsoft usou o seu blog oficial para anunciar que está implementando várias melhorias bem interessantes na Windows Store. O foco das novidades está na melhoria da visibilidade de APPs e jogos e também na busca por eles na loja.

windows store unificação smartphone PC Windows 10

As mudanças foram motivadas pelo feedback de desenvolvedores e usuários que estão tendo dificuldades para encontrar determinadas aplicações na loja. Ambas as melhorias estarão disponíveis ainda este mês. Vamos aos detalhes:

Rankings mais precisos – O algoritmo usado para classificar os resultados da pesquisa foi ajustado para dar mais “peso” aos sinais de qualidade dos APPS, tais como o número de downloads e avaliações. Ao procurar por aplicativos ou jogos na loja, os clientes agora verão os aplicativos com mais downloads e classificações mais elevadas nos resultados de sua pesquisa. Sabe aqueles APPs que vemos em destaque ao abrir a loja? Isso também influenciará em quem vai aparecer ali.

Aprimoramentos nas buscas – O algoritmo para indexar APPs também foi atualizado para tornar os aplicativos mais fáceis de serem descobertos, especialmente quando a pesquisa é feita com base no nome do aplicativo ou com palavras-chave relacionadas. A loja vai continuar a limitar a visibilidade na busca de aplicativos que não atendem aos requisitos de qualidade, como aqueles que abusam de palavras-chave ou que são considerados spam.

Além disso, o suporte ao desenvolvedor da MS está revendo, analisando e respondendo milhares de chamados (tickets) abertos que envolvam questões de pesquisa de APPs e visibilidade, com o intuito de confirmar se eles foram mesmo resolvidos pelas duas alterações mencionadas acima, ou para identificar eventuais lacunas existentes antes do chamado ser fechado.

Por fim, temos ainda melhorias com relação a validação dos comentários na Windows Store. Para quem não sabe, hoje o processo de validação de comentários na loja é bem rígido. Comentários contendo spam por exemplo não são aprovados. Fraudulentos também são excluídos.

Windows Store comentarios classificacao

Outro detalhe é que para quem usa o Windows 10 em sua versão preview (insider fast), mesmo dando seu feedback em forma de comentário, os usuários comuns não visualizarão seus comentários nem suas avaliações na loja, nem desenvolvedores os verão no DEV Center. O porquê disso é bem simples: a Microsoft não quer penalizar o desenvolvedor por um “mal funcionamento” do sistema operacional, já que sabemos que a prévia do W10, ou de qualquer sistema, pode apresentar falhas, erros e bugs recorrentes, levando a falsa impressão de problemas com o APP ou jogo.

Agora, eles irão permitirão a visualização desses comentários vindos de insiders que usam o modo insider slow do Windows 10, tendo em vista que esses usuários enfrentam menos bugs que os que optaram pelo insider fast. Esses últimos continuarão com seus comentários ocultados.

Fontes: Windows Blogs