Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Microsoft usou o seu blog oficial para anunciar a disponibilidade do SQL Server para o Linux. Na próxima quinta-feita um evento em Nova York complementará esse anúncio. Ele também será palco para o anúncio da versão 2016 do SQL Serve para o Windows.

SQL-Loves-Linux_2_Twitter-002-640x358

Antes de tudo, o que é o Microsoft SQL Server? Ele é um SGBD – sistema gerenciador de Banco de dados relacional desenvolvido pela Microsoft. Ele foi criado em parceria com a Sybase em 1988 inicialmente para a plataforma OS/2. Esta parceria durou até 1994, com o lançamento da versão para Windows NT e desde então a Microsoft mantém a manutenção do produto. Sua principal função é a de armazenar e recuperar dados solicitados por outras aplicações de software, seja aqueles no mesmo computador ou aqueles em execução em outro computador através de uma rede (incluindo a Internet). Há pelo menos uma dúzia de diferentes edições do Microsoft SQL Server destinadas a públicos diferentes e para diferentes cargas de trabalho (variando de pequenas aplicações que armazenam e recuperam dados no mesmo computador, a milhões de usuários e computadores que acessam grandes quantidades de dados a partir da Internet ao mesmo tempo). Suas linguagens de consulta primárias são T-SQL e ANSI SQL.

Esta é uma decisão extremamente importante para a Microsoft, e que vai permitir oferecer seu conhecido e confiável gerenciador de banco de dados para um conjunto expandido de clientes“, disse Al Gillen, vice-presidente do grupo, infra-estrutura corporativa, da IDC. Ele completou: “Ao tonar este produto disponível para Linux a Microsoft está demonstrando seu compromisso de ser um provedor de soluções de plataforma cruzada. Isso dá aos clientes mais opções de escolha e reduz as preocupações para lock-in. É esperado que isso também acelere a adoção global do SQL Server.

A princípio nem todos terão acesso ao produto, pois, a versão final e pública chegará apenas em 2017. Neste primeiro momento apenas alguns parceiros da Microsoft terão acesso a versão preliminar do Microsoft SQL Server para o Linux (neste momento ele funciona especificamente no Ubuntu).

Para quem é da área sabe o poder que o Microsoft SQL Server tem. Um gerenciador super robusto e seguro, o que de cara vai chamar a atenção de muita gente que ama o Linux.

Atualmente alguns de seus principais concorrente no “universo Linux” são o MariaDB (MySQL) e a Oracle, mas existem outros. A ideia com esse lançamento não é simplesmente desbancar seus concorrentes, mas sim, ganhar espaço em plataformas concorrentes e expandir os horizontes do produto.

Fontes: Windows Blog, Wikipedia pplware