Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Antes de entender porque é importante o lançamento dessa versão do SDK 1.0 do Projeto Roma, vamos primeiro entender do que trata esse projeto:

“O Projeto Roma é uma plataforma para criação de experiências que transcende a um único dispositivo, assim eles podem harmonizar através dos dispositivos – capacitando ao desenvolvedor, criar cenários centrados em pessoas, que se movem junto com o usuário e atravessam as linhas entre os seus dispositivos, independentemente do fator ou plataforma. Esta visão começou a tomar forma com a Atualização de Aniversário do Windows 10 (versão 1607) com a Remote Systems API, permitindo que o desenvolvedor estenda suas experiências de aplicativos entre os dispositivos Windows conectados por proximidade ou através da nuvem”.

“O Projeto Roma rompe barreiras em todos os dispositivos com Windows e cria experiências que já não estão restritas a um único dispositivo. As Remote Systems APIs disponíveis no Windows 10 são uma peça chave do Projeto Roma, fundamental para a condução do usuário, engajamento e produtividade para aplicações em todos os dispositivos.”

Ou seja, não importa se você usa Windows, Android ou iOS, o Projeto Roma empodera desenvolvedores para que eles criem experiências cross plataform de maneira mais simples e rápida. Ainda mais agora com o anúncio da versão 1.0 do SDK do projeto.

O segredo está nas Remote System APIs. É por meio delas que o DEV criará suas experiências multiplataformas. Vamos a um exemplo prático do que isso pode proporcionar:

“Digamos que Paul decide criar um cenário onde um usuário pode transferir uma música que está ouvindo por streaming, para um novo dispositivo. Ele está ouvindo a música no seu telefone, em seguida, depois de chegar em casa, transfere para o seu Xbox via Nuvem. Em outro momento, escutando no seu Surface, em seguida, transfere para o seu telefone Android por proximidade para dar uma caminhada, e assim por diante. Todas as ferramentas que ele precisa estarão disponíveis a partir do Projeto Roma, ou seja, a API de sistemas remotos (Remote Systems API)”

Cam Scott, gerente de programa da empresa, discutiu uma nova iniciativa para ajudar os desenvolvedores a vincular uma experiência multi-dispositivo para seus usuários. Em um post muito informativo no blog do desenvolvedor para Windows da Microsoft, Scott abrange a funcionalidade das Remote Systems API, e como os desenvolvedores podem implementar corretamente o RemoteSystemWatcher, bem como adicionar controles simples de usuário através de eventos RemoteSystemAdded, entre outros itens. Quem trabalha na área vale a pena dar uma lidinha nesse artigo dele.

A grande importância disso é que a Microsoft está proporcionando formas de rompermos com as barreiras das lojas proprietárias. De maneira prática, eles querem “acabar” com a dependência do usuário Android a Play Store, assim como da App Store da Apple, no caso do iOS e até mesmo da Microsoft Store, no caso do Windows 10. Além disso, mais e mais plataformas poderiam ser incluídas, como uma plataforma baseada em Inteligência Artificial ou outras em Realidade Mista, IoT e assim por diante. E o DEV poderia usar um mesmo SDK para criar funcionalidades diversas.

Aqui está um link oficial para a documentação do Project Rome para começar a usar o SDK.