Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

No dia 13 de Fevereiro, a Microsoft foi uma das participante na cúpula de proteção do consumidor na Universidade de Stanford, onde os líderes da indústria se reuniram para discutir oportunidades de colaboração e novos desenvolvimentos que irão reforçar a segurança cibernética geral e a segurança cibernética da Casa Branca nos Estados Unidos. Scott Charney, vice-presidente da Trustworthy Computing Corporate, estava representando a Microsoft no evento. Ele é responsável por uma gama de programas corporativos que influenciam a segurança dos produtos, serviços e redes internas da Microsoft.

Acesso windows 10 biometria

Um dos pontos mais importantes da discussão adicionados na pauta pela administração da cúpula, foi explicado como “dar forma a uma força de trabalho cyber-esclarecido e ir para além de senhas em parceria com o setor privado“, que também é uma das principais prioridades para a Microsoft. O trabalho da Microsoft é descrito por ela mesma como uma das mais importantes prioridades para a próxima versão do Windows 10. Foi falado recentemente sobre nova tecnologia alternativa e a credencial de senha no Blog do Windows 10: segurança e proteção de identidade para o mundo moderno. (link em inglês)

Segue uma tradução do que a Microsoft escreveu em seu blog:
“Estamos felizes em ter contribuído com entradas ao projeto Fast IDentiy On-line (FIDO), a ser incorporados dentro das especificações técnicas FIDO 2.0. A transição de senhas para uma forma mais forte de identificação é um dos grandes desafios enfrentados na computação on-line, e acreditamos que a FIDO, que é objeto de grande debate aqui na cúpula da casa branca, é o caminho do sucesso. Para resolver este desafio, nós nos juntamos à FIDO Alliance, onde trabalhamos ao lado de grandes parceiros para alterar a natureza da autenticação através do desenvolvimento de especificações que definem um conjunto aberto, escalável e inter-operável de mecanismos que visam suplantar a dependência de senhas para uma forma de autenticar seguramente os usuários de serviços on-line. Os padrões da FIDO habilitam um quadro universal de um ecossistema global que proporciona uma experiência consistente ao usuário e que proporciona uma autenticação forte sem senha. A interoperabilidade dos produtos da FIDO é a marca registrada dessa empresa e é por isso que estamos confiantes de que ela vai ter sucesso em transformar a indústria. Estamos entusiasmados com a perspectiva de trazer a FIDO Solutions ao mercado geral e com a forma com a qual ela vai resolver a necessidade crítica para empresas e consumidores. Nossa implementação atual no Windows 10 Technical Preview reflete nossas entradas para o Grupo de Trabalho em Especificações Técnicas a FIDO 2.0, e os membros do programa Windows Insider podem começar a avaliá-lo imediatamente. A compilação (Build) atual do Technical Preview permite um número de cenários empresariais e mostra nossa integração com a entrada no Windows 10 para Azure do Active Directory e acesso aos principais serviços SaaS como Exchange Online do Office 365, Salesforce, Citrix, Box, Concur, por exemplo. Com o Windows 10, pela pela primeira vez os dispositivos do Windows e outros de propriedade da Microsoft e serviços parceiros de SaaS apoiados pelo Azure a autenticação do Active Directory, pode ser acessado pelo princípio end-to-end usando uma equação de autenticação de dois fatores de nível empresarial – tudo sem uma senha. O Windows 10 incluirá também a integração do Active Directory e integração da Microsoft Account para nossos serviços oferecidos aos usuários como Outlook.com, OneDrive e muito mais.”.

fido-alliance-currylogo_w_500

Para quem não sabe, a FIDO – Fast IDentity On-line é uma organização sem fins lucrativos que tem como principal motivação o desenvolvimento de novas ferramentas de autenticação de dispositivos de maneira segura usando diversas tecnologias como a biometria, escaneamento da íris e leitura de impressões digitais, portanto, é possível esperar novas maneiras de estabelecer senhas para os dispositivos com Windows 10 e isso inclui os smartphones, já que todos rodam (rodarão) o Windows 10. Vamos aguardar e quem sabe em Setembro, quando supostamente a versão final do Windows 10 for liberada essas novidades serão confirmadas.

Fonte: Windows