Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Microsoft anuncia o Windows Virtual Desktop no Azure! Durante a Ignite 2018, na semana passada, a Microsoft revelou o Windows Virtual Desktop, a melhor experiência virtualizada do Windows e do Office oferecida no Azure. O Windows Virtual Desktop é o único serviço baseado na nuvem que oferece uma experiência do Windows 10 para vários usuários, otimizado para o Office 365 ProPlus e inclui as Atualizações de Segurança Estendida do Windows 7 gratuitas. Com o Windows Virtual Desktop, você pode implantar e dimensionar o Windows e o Office no Azure em questão de minutos, com segurança e conformidade integradas.

O Windows 10 com suporte a vários usuários é chamado de Windows Virtual Desktop – ou apenas Windows 10 Multi-User. O serviço estará disponível diretamente no Azure Marketplace, e a primeira pré-visualização pública sairá ainda este ano – e será lançada no início de 2019!

Vamos fazer um breve resumo dos novos benefícios da experiência do Windows Virtual Desktop ou Windows 10 Multi-User:

  • Windows 10 Enterprise com capacidade para vários usuários
  • Suporte para aplicativos modernos como Edge, Cortana e Microsoft Store
  • O sistema operacional de desktop é totalmente otimizado para o Office 365 Pro Plus
  • A melhor compatibilidade de aplicativo Win32 possível

O novo Windows Virtual Desktop Service também suporta:

  • Windows 7 Desktops com 3 anos de suporte de segurança estendido após a data de EOL em 2020 (apenas no Azure, você precisa migrar primeiro seu ambiente local do Windows 7 para o Azure).
  • Suporte para usuário único Windows 10
  • Suporta Desktop Completo e RemoteApp> Aplicativos Publicados
  • Totalmente suportado para o Active Directory do Azure com, por exemplo, todos os benefícios do Acesso Condicional incluído
  • Suporte para o Windows Server RDSH, como o Windows Server 2012 R2, 2016 e a nova versão 2019 RDSH que vem em outubro
  • Serviços escalonáveis e flexíveis para economizar custos no consumo do Azure.
  • Você poderá tirar proveito de qualquer um dos seus compromissos existentes de computação do Azure, incluindo as Instâncias Reservadas (RI) da Máquina Virtual do Azure.

O conceito de Windows Virtual Desktops é relativamente simples. A Microsoft fornecerá ao cliente um Plano de Controle para gerenciar sua infraestrutura de Área de Trabalho Virtual – totalmente pronta para uso e automatizada. O cliente só precisa construir a imagem que precisa manter todos os aplicativos tradicionais no sistema operacional Windows para publicar para os usuários finais. Essa é a única coisa que precisa ser atualizada algumas vezes, todas as outras tarefas, como o hypervisor e a configuração completa do site do Virtual Desktop, serão gerenciadas pela Microsoft a partir de datacenters do Azure em todo o mundo.

Veja acima um exemplo de arquitetura, incluindo todos os sistemas operacionais de máquina virtual suportados no Microsoft Azure.

Veja acima uma captura de tela inicial da nova oferta do Windows Virtual Desktop Marketplace…

Veja acima uma captura de tela oficial de um Windows 10 Enterprise para desktops virtuais, Windows 10 versão 1809 no Azure IaaS!

Quando este novo Windows Virtual Desktop estará disponível?

A Microsoft lançará um preview público do novo Windows Virtual Desktop Service no final deste ano e se tornará o primeiro produto disponível do Microsoft Workspace / Desktop-as-a-Service dentro do Microsoft Azure. A Microsoft já aceita inscrições para para a versão Public Preview do novo serviço Windows Virtual Desktop no Microsoft Azure, Clique abaixo:

https://azure.microsoft.com/pt-br/services/virtual-desktop/#sign-up 

Para quem está disponível?

A Microsoft continua sua jornada no Modern Workplace com o Microsoft 365, tudo com base em um modelo de custos baseado em assinatura. O Microsoft 365 está disponível em três tipos: Business, Enterprise e Education. O novo serviço Windows Virtual Desktops no Azure será totalmente gratuito quando você tiver uma licença (Enterprise) do Windows E3, E5 e Microsoft 365 E3, E5 e F1 para cada sessão de usuário dessa nova versão do sistema operacional – que também inclui o Enterprise Desktop Licença do sistema operacional para o Windows 10 – multiusuário. Esta é a resposta da Microsoft à atual versão CALs (Client Access Licences) das áreas de trabalho remotas, portanto, agora, para o Windows 10 – Windows Virtual Desktops.

Nós todos conhecemos as tradicionais RDS CALs, certo? As licenças caras necessárias para criar uma coleção / site de Serviços de Área de Trabalho Remota substituem isso pelo modelo de licenciamento por assinatura do Microsoft 365.

E quanto às licenças existentes? Você pode integrar licenças atuais, por exemplo, quando você tem uma licença do E3 – nenhum investimento adicional é necessário, exceto para o consumo de recursos do Azure.

E quanto ao RDmi? A Microsoft lançou a Infraestrutura Moderna de Área de Trabalho Remota?

Remote Desktop Modern Infrastructure é o nome oficial da versão mais curta, chamada de RDmi. A Microsoft sempre foi muito aberta na comunicação do RDmi e anunciou o desenvolvimento do produto pouco antes da Ignite 2017. O Microsoft RDmi é a tecnologia por trás do Windows Virtual Desktop, portanto, agora com as diferentes funções colocadas no plano de gerenciamento. O cliente não precisa gerenciar a infraestrutura ou, melhor dizendo, o mecanismo real por trás dessa solução.

Lembre-se : a Microsoft não lançou o RDmi no Ignite e usará a infraestrutura para criar mais o Windows Virtual Desktops em um produto de nuvem madura e híbrida. Todo mundo estava esperando o RDmi, então, esta é uma grande mudança na estratégia da Microsoft!

Alinhamento adicional com os aplicativos do Office 365 e o Azure AD

A Microsoft aumentará as integrações com o Azure AD e as Identidades do Office 365 com a nova Solução de Área de Trabalho Virtual do Windows para o Azure. Experiência rica de logon único, incluindo suporte completo ao Azure MFA e Acesso condicional do Azure AD para aumentar a segurança do espaço de trabalho do seu ambiente – tudo para uma perspectiva de experiência de espaço de trabalho seguro. Pode ser que esse serviço venha disponível a partir dos painéis do Office 365. Isso provavelmente será uma das mais importantes iniciativas da Microsoft para permitir que os negócios adotem esse serviço de área de trabalho virtual mais rapidamente. Tudo através do mesmo único painel de vidro, sem cliente através de um navegador HTML.

OneDrive for Business com arquivos sob demanda também é suportado no Windows 10 multiusuário. O que significa que você não precisa sincronizar os dados completos do OneDrive com o seu Virtual Desktop, mas, apenas com os arquivos que está usando com muita frequência. Você pode decidir quais arquivos usa com muita frequência e precisa persistir no cache local do Virtual Desktop.

Novidade! Os arquivos sob demanda funcionam também no Windows Server 2019 RDSH agora! Essa foi uma grande limitação no Windows Server 2016 e agora está resolvida!

E quanto a outros, como Citrix, VMware?

A Microsoft disse que o Plano de Gerenciamento do Windows Virtual Desktop permitirá a adoção de serviços externos. Fornecedores externos, como Citrix, Frame e VMware, podem injetar seu próprio plano de gerenciamento por meio de APIs no plano de gerenciamento / controle do Windows Virtual Desktop.

A Microsoft incentiva outros fornecedores a desenvolver ferramentas próprias para tornar o Windows Virtual Desktop ainda melhor. É possível usar as APIs da Microsoft para criar seus próprios painéis e gráficos de BI.

A Citrix não demorou e revelou sua primeira resposta ao lançamento da nova solução Windows Virtual Desktop. No artigo do Blog da Citrix: Citrix e Microsoft 365: Estendendo o valor do Microsoft Windows Virtual Desktop. 

“A Citrix está empolgada em estender o Microsoft Windows Virtual Desktop através de nossas ofertas e tecnologias abrangentes do Citrix Workspace. Na Ignite, a Microsoft lançou o Windows Virtual Desktop, a melhor experiência de desktop virtual, entregue no Azure. O Windows Virtual Desktop é o único serviço baseado em nuvem que oferece uma experiência do Windows 10 para vários usuários, é otimizado para o Office 365 ProPlus e inclui atualizações gratuitas de segurança do Windows 7. Com o Windows Virtual Desktop, você pode implantar e dimensionar o Windows e o Office no Azure em questão de minutos, com segurança e conformidade integradas. ”

A VMware também respondeu ao anúncio com o artigo – Horizon Cloud no Microsoft Azure Blazes Ahead .

“O anúncio da Microsoft valida o que temos dito há algum tempo – o DaaS é mais prevalente e mais procurado do que nunca. Os desktops virtuais em nuvem oferecem vários benefícios importantes, incluindo tempo mais rápido de comercialização – com organizações capazes de criar desktops virtuais em questão de horas, software sempre atualizado, suporte a várias nuvens, gerenciamento simplificado e precificação baseada em consumo. Com o crescimento dos desktops em nuvem é quase quatro vezes maior do que os desktops virtuais no local, o anúncio deles valida o desejo do mercado de hospedar desktops virtuais na nuvem. ”

Resumo

A Microsoft está fazendo um ótimo trabalho ao disponibilizar este novo Windows 10 Enterprise para desktops virtuais como o novo serviço de desktop virtual do Windows> Desktop-como-serviço / plano de controle.

Hoje em dia, mais e mais clientes estão migrando para os serviços do Office 365 e, embora o Windows Server RDSH – Multi-Session seja um dos sistemas operacionais mais populares para a Área de Trabalho Remota, o Windows 10 é a melhor plataforma para integrar com todo o Azure Cloud, serviços nativos – e a proposta do Windows como serviço (WaaS) sobre o que a Microsoft está trabalhando agora. É também um grande passo estratégico para um maior alinhamento com o conceito Modern Workplace da Microsoft.

Vamos reforçar alguns pontos

  • Microsoft anunciou o Windows 10 Enterprise for Virtual Desktops durante o Ignite
  • Só estará disponível para o novo Serviço do Azure, chamado: Windows Virtual Desktops
    • O serviço inclui a possibilidade de criar sua imagem, carregar ou selecionar imagens da galeria do Azure Marketplace
    • A oferta de serviço também inclui suporte para o Windows 7, Windows 10 Enterprise (usuário único), Windows Server 2012 R2, 2016 e a nova versão do servidor 2019.
  • As RDS CALs não são mais necessárias – você precisará ter o Windows ou o Microsoft 365 Enterprise E3, E5, F1 como reclamação de licença com a sessão remota para o novo sistema operacional de área de trabalho de várias sessões
  • RDmi não será lançado – o Windows Virtual Desktop usa a tecnologia por trás do RDMi
  • A Escalabilidade e a Densidade do Usuário do sistema operacional Windows 10 serão quase as mesmas do Windows Server RDSH – talvez – 20% na degradação do usuário em comparação com o RDSH.
  • A Microsoft chama o Windows Virtual Desktops de sua própria solução Workspace / Desktops-as-a-Service – quase totalmente gerenciada pela Microsoft – que é a primeira vez na história
  • O serviço será lançado em Preview Público ainda este ano
  • O Windows Virtual Desktop será lançado no Azure, a Microsoft adicionará a possibilidade de cenários de Desktop Virtual Híbrido no próximo ano
    • Você pode, obviamente, conectar suas áreas de trabalho virtuais no Azure ao seu ambiente local por meio de uma ExpressRoute ou de qualquer outra solução de VPN suportada no Azure
  • Windows 10 Enterprise para Áreas de Trabalho Virtuais – o SO subjacente para o Windows 10 suporta arquivos OneDrive On-Demand

Acesso ao Windows Virtual Desktop

A Microsoft oferece este serviço aos clientes do Windows 10 Enterprise e do Windows 10 Education. Depois de se inscrever no Windows Virtual Desktop, você só precisa configurar ou usar uma assinatura existente do Azure para implantar e gerenciar rapidamente seus desktops e aplicativos virtuais. O único custo adicional para você é o armazenamento e o consumo de computação das próprias máquinas virtuais, que residirão em sua assinatura do Azure. Você poderá tirar proveito de qualquer um dos seus compromissos existentes de computação do Azure, incluindo as Instâncias Reservadas (RI) da Máquina Virtual do Azure.

A Microsoft está trabalhando para dar os últimos retoques em um preview público, que estará disponível ainda este ano. Se você gostaria de participar da pré-publicação pública, você pode registrar seu interesse agora. Para isso, visite o site do Windows Virtual Desktop para saber mais ou entre em contato com sua equipe de contato da Microsoft ou com o parceiro da Microsoft.

Fonte: Microsoft / Christiaan Brinkhoff