Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

One Microsoft, OneCore e One sistema para que todos possam governar, esse parece ser o objetivo da Microsoft. Redmond pode estar trabalhando em uma nova experiência de desktop para dispositivos Windows 10, codinome “Andromeda”. Ele será realmente enorme para o Windows 10 Mobile, uma vez que visa introduzir uma nova experiência de área de trabalho, que é verdadeiramente universal.

Detalhes sobre o Andrômeda ainda são escassos, mas podemos ter uma boa ideia sobre o que Andrômeda provavelmente será graças a novas informações que apareceram hoje.

Mesmo que a Microsoft vem chamado o Windows 10 um OS verdadeiramente universal (OneCore), tecnicamente não é o caso. Porque a Microsoft ainda tem diferentes reservatórios ou núcleos que a empresa utiliza para os dispositivos Windows 10, incluindo dispositivos móveis, o HoloLens, o Xbox, o IoT, e dispositivos de PCs móveis, por exemplo, tem um shell diferente que está sendo usado para tais dispositivos, como o HoloLens, que é alimentado pelo Windows 10 IoT Core.

Mas com Andrômeda, a Microsoft está trazendo uma nova experiência de desktop para o Windows 10 — que, por sua vez, espera-se que traga melhorias significativas ao Continuum para telefones no Windows 10. Esta nova experiência desktop trará coisas como: suporte de várias janelas para o Continuum, uma barra de tarefas completo, notificações de brinde e uma cental de ações atualizada, juntamente com uma interface de usuário que parece quase exatamente como as de PCs desktop no Windows 10. Microsoft revelou um pouco dessas novidades na Ignite 2016. Veja abaixo:

Andrômeda pode não parecer enorme, no entanto, como é parte de algo maior que a Microsoft já vem trabalhado há bastante tempo, o Composable Shell ou CShell. Para quem não conhece, Cshell é um novo Shell adaptável no Windows 10 que permitirá adaptar-se ao dispositivo que está sendo executado. WalkingCat, já famoso por descobrir novidades do mundo Windows, encontrou códigos e componentes relacionados na Build 15025 sobre o Andrômeda e Cshell.

 

Uma curiosidade, é que também existem rumores de que o Google está trabalhando em um projeto muito similar para o Android — e que é também conhecido pelo codinome “Andromeda”. Ele seria um sistema operacional híbrido entre o Chrome OS e o Android, unido o que há de melhor entre os 2 sistemas. Segundo rumores, o Google planeja lançar um Laptop Pixel no Q32017 rodando o Andrômeda. Como deu para perceber, Andromeda do Windows 10 é essencialmente a mesma coisa que o Andrômeda do Android.

É improvável que a Microsoft irá falar sobre os seus planos para o CShell ou o Andrômeda até o lançamento da Windows 10 Creators Update, que sairá provavelmente em abril de 2017. Além disso, ambos, o CShell e Andrômeda até podem aparecer antes da Windows 10 “Redstone 3”, previsto para chegar ainda este ano. Considerando que Microsoft falou sobre algumas das futuras melhorias para o Continuum em telefones na Ignite 2016, há uma pequena chance de que veremos alguma novidade já na Creators Update (aka “Redstone 2”), e ainda existem muitas dúvidas sobre o Windows Cloud.

 

Fonte: MSPU