Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O suporte nativo a aplicativos de 64-bits acabou de chegar ao Windows 10 ARM. Com isso a Microsoft escancarou as portas dessa versão do seu sistema operacional que agora está pronto para receber ainda mais aplicativos.

Também podemos dizer que a Microsoft está removendo uma das grandes limitações do Windows no ARM ao permitir que os desenvolvedores criem aplicativos ARM64 (64-bit ARM).

A coreana Samsung já tem o seu híbrido com Windows 10 e um chip ARM, o Galaxy Book 2

Os desenvolvedores poderão recompilar aplicativos Win32 existente ou UWP para executa-los nativamente no Windows 10 ARM. Isso significa que o desempenho do aplicativo de 64-bits deve ficar muito melhor, contanto que os desenvolvedores façam a recompilação corretamente. São mais de 35 milhões de aplicativos que agora podem ser migrados para essa versão do Windows sem grandes dificuldades.

A Microsoft está confiando que os desenvolvedores usem suas ferramentas para melhorar seus esforços no Windows em chips ARM. Essa é uma situação em que a gigante do software já se viu antes, contando com os desenvolvedores para criar aplicativos da plataforma universal para Windows 8, Windows 10 e Windows Phone para uma variedade de novos hardwares baseados em telas sensíveis ao toque.

O que é o Windows 10 ARM?

“uma nova cultura de trabalho” essa frase pode resumir o Windows 10 ARM. A ideia é ofertar computadores sempre conectados. Quando falamos computadores sempre conectados é porque o chip da Qualcomm já oferece conexão com redes móveis de forma constante, tal como acontece com um smartphone qualquer, então, seu laptop passará a estar sempre conectado a uma rede móvel ou wi-fi.

Terry Myerson, Windows and Devices Group Executive Vice President standing on stage at the Qualcomm snapdragon Summit

O foco desas máquinas são: conexão constante com a internet, menor custo de produção e comercialização do que os PCs tradicionais com processadores tradicionais, maior segurança, nova cultura de trabalho, maior eficiência e velocidade na hora de sair do modo standby e, principalmente, maior autonomia de bateria.

“Hoje, na Qualcomm Snapdragon Tech Summit, fiquei com Cristiano Amon, presidente da Qualcomm Chips, e nós entregamos a promessa que fizemos há algum tempo. Juntamente com os nossos parceiros de hardware HP e ASUS, mostramos ao mundo os primeiros PCs Always Connected (PCs sempre conectados) completos com um chipset Qualcomm Snapdragon com o Windows 10 e uma nova versão otimizada do Office 365. A ASUS e a HP trabalharam lado a lado com a gente para alcançarmos os limites de que um PC pode fazer, e continuamos trabalhando em estreita colaboração com a Lenovo enquanto eles criam seu próprio PC Sempre Conectado.” Disse Terry Myerson.

Ou seja, o Windows 10 ARM é uma versão do Windows 10 criada para rodar em máquina com chips com arquitetura ARM, como os da Qualcomm.

Por enquanto, a gama de aparelhos equipados com tal versão ainda é pequena, mas, com a novidade de hoje podemos ver mais empresas apostando na novidade, tanto empresas de hardware como de software.

Fonte: The Verge Obg ao Magotron pela dica 😉