Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Windows Mobile morreu? Essa pergunta tem assolado os cantos mais sombrios do Windows Team e tantos outros sites de tecnologia porque simplesmente não é possível dar uma resposta definitiva para ela.

De fato, os Lumias morreram e a prova disso é que não vemos nenhum novo modelo dessa linha desde o lançamento do Lumia 650 há mais de 1 ano e meio; também é certo dizer que o Windows Phone 8.1 morreu. A prova disso é que a Microsoft encerrou o suporte a essa versão do software desde o dia 11 de julho deste ano; agora, o Windows 10 Mobile de 32bits… aqui é onde moram os maiores mistérios em torno do Windows Mobile. Ele tem suporte garantido até o ano que vem, mas desde alguns meses vem recebendo atualizações pelo programa Windows Insider em um “ramo” desenvolvimento diferente dos PCs com Windows 10, o que levantou muitas questões sobre a continuidade dessa versão do S.O. Rumores apontam para uma versão de 64bits que poderia ser justamente o Windows ARM, mas tudo isso são apenas rumores ainda.

Agora temos um novo fato que será somado a onda de mistérios que permeiam a vida do Windows Mobile… a Microsoft abriu uma vaga para contratar um diretor de programação sênior com foco no Windows Mobile. Informações mais detalhadas sobre a vaga podem ser conferidas na página oficial do Microsoft Careers aqui.

Entre as principais responsabilidade do cargo estão:

  • Trabalhar em estreita colaboração com empresas, OEMs, parceiros IoT, suporte de campo e equipes de hardware na divisão do Windows para definir as prioridades da plataforma Windows Mobile
  • Conduzir de cenários de ponta a ponta e requisitos para o recurso e parceria com a equipe do dev em execução e entrega.
  • Possuir a especificação funcional, o design da API e a experiência de desenvolvimento
  • Validar as mudanças de recursos na plataforma através de parcerias estreitas com implantações da empresa, comunicação com clientes, flighting e validação interna
  • Parcerias com outras equipes principais para design de recursos, acompanhamento de dependências e implementação

Se observarmos com um pouco mais de cautela, mais parece que a vaga é para uma pessoa que irá participar da criação de uma nova plataforma do que para gerir algo que já existe, então, os rumores sobre um novo Windows Mobile parecem mais concretos agora. Esse novo software na verdade seria apenas mais uma tela do Windows 10 e poderia sim ser o Windows Mobile de 64bits. Também poderia ser o “Projeto Andrômeda”, no entanto, como muitos já afirmaram, o Andrômeda não é um novo software, mas sim, mais uma versão do Windows 10, então, tudo continua sendo apenas Windows. Também poderia ser apenas uma vaga pensada para uma pessoa que irá trabalhar com a atual equipe em algum tipo de transição… ou ainda é apenas para continuar com o suporte para os atuais aparelhos.

Por fim, tem uma frase que mostra que a Microsoft não parece preocupada apenas em abastecer o mercado corporativo. No começo da descrição do cargo vemos a seguinte afirmação:

“…Você será parte de uma equipe forte que executará os recursos da plataforma de alta prioridade para o Windows Mobile que serão usados pelos nossos parceiros empresariais, OEMs e consumidores…”

Enfim, o que virá a seguir sobre o mobile da Microsoft continua sendo um mistério e tal vaga só chegou para piorar ainda mais isso.