Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

google-dot-net-foundation

Muitas surpresas no evento Connect();//2016, hoje em New York. A Microsoft está abraçando o Google, Apple, Samsung e mesmo o Linux de um jeito nunca visto antes.

Aqui está o rápido resumo das notícias para os desenvolvedores:

A Microsoft vai se juntar a Linux Foundation, que supervisiona o desenvolvimento do popular sistema operacional livre, o Linux. A Microsoft também está lançando uma edição de visualização pública do seu  banco de dados SQL Server para Linux.

  • Google está se juntando a .NET Fundation e também fará parte da direção técnica do .NET Fundation juntando-se ao grupo da Microsoft, Red Hat, JetBrains, Unity e Samsung. O .NET Fundation é um grupo independente e sem fins lucrativos que a Microsoft criou em 2014 para supervisionar a Comunidade em torno do .NET Programming Framework, o popular conjunto de tecnologias para construção de software, particularmente de software para empresas e para a web.

 tizen-samsung-dot-net-foundation

  • Samsung está trabalhando com a Microsoft para permitir que programadores use o .NET para desenvolver aplicativos para o sistema operacional Tizen, popular nas smarts TVs da Samsung e em outros gadgets feitos pela empresa sul-coreana.

visua_studio_for_mac

  • Por último, mas não menos importante, a Microsoft lançou uma versão do Visual Studio para MacOS da Apple. Microsoft acidentalmente revelou esta notícia no início desta semana quando publicou no blog antes do previsto.

Julia Liuson, vice-presidente corporativo da divisão de desenvolvedor da Microsoft, disse que desde que a empresa abraçou tecnologias open source e uma atitude mais favorável à parcerias, foi conquistando apoiadores que caso contrário, nunca poderiam ter olhado aos produtos da Microsoft.

“Nós realmente estamos encontrando fãs em todos os lugares,” diz Liuson.

Como exemplo, aponta Liuson:

Uma equipe do Google está usando o Visual Studio Code, editor de código leve e gratuito da Microsoft, para construir o navegador Chrome. Devido a reputação do Google junto aos desenvolvedores, isso dá a Microsoft novas possibilidades e uma visibilidade dos seus produtos.

O que nos leva de volta para essa verdadeira montanha de anúncios. O objetivo é levar e melhorar a imagem da Microsoft no mundo dos desenvolvedores e solidificar, fazendo algumas parcerias duradouras e formais.

Outro exemplo do Google, segundo Liuson:

A equipe por trás da plataforma de nuvem do Google está mais próxima da Microsoft com perguntas sobre o .NET, porque seus próprios clientes queriam usá-lo para construir seus softwares. Agora, o Google oficialmente está ajudando a orientar o futuro do .NET, idealmente, tornando-o melhor para os clientes de ambas as empresas.

“Estamos realmente construindo um dos maiores e mais robustos ecossistemas.” Disse Liuson.

O Visual Studio for Mac — fortemente baseada no produto Xamarin Studio, que a Microsoft comprou este ano — é mais uma peça dessa estratégia de grande apoio aos muitos desenvolvedores, principalmente em seus Macs, que também irão se beneficiar de algumas tecnologias da Microsoft.

A Microsoft está mostrando uma vontade de trabalhar com os concorrentes e suas plataformas de desenvolvedores, fazendo ainda mais felizes os clientes mais importantes da empresa. Quando os clientes estão felizes, eles passam mais tempo no campo de jogos da Microsoft. E com esses anúncios, eles estão confirmando o fair-play.

Satya Nadella definiu bem o que aconteceu hoje: