Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Se você sempre reclama que o seu Lumia tem apenas 512Mb de memória RAM, saiba que futuro isso pode mudar “só um pouquinho”. Que tal 1TB de RAM? Tá bom ou quer mais?

O pessoal da Rice University  tenta criar uma forma de RRAM (resistive RAM) que pode ser construída usando materiais comuns em temperatura ambiente. Eles desenvolveram uma técnica que utiliza óxido de silício poroso para preencher as lacunas com metais como ouro e platina. O silício não só facilita a fabricação como ainda requer muito menos energia e pode durar até 100 vezes mais, mesmo sob calor intenso.

Na prática isso possibilitará a criação de placas de memória RAM super potentes ao ponto de terem a capacidade de 1TB, e mesmo assim serão tão pequenas que caberão em um smartphone comum. Só para se ter uma ideia, 1TB é o equivalente a 1000Gb, que equivalem a 1.000.000Mb. A maior parte dos smartphones de hoje tem entre 512Mb a 3000Mb de memória RAM. Impressionante não?

A Rice University está a procura de alguma grande empresa para viabilizar o projeto e quem sabe traçar os planos para uma produção em massa do componente. Será que as grandes empresas que ganham milhares de dólares por ano vendendo essas placas de memória gostaram do projeto?

RAM LG 3Gb smartphone

Fontes: Olhar Digital