Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O termo “jogos Indie” é uma abreviação para o que conhecemos como jogos independentes. Dessa forma, quando um jogo é classificado como Indie significa que eles foram produzidos de uma maneira autônoma, sem receber verbas financeiras de uma empresa externa.

Inicialmente, esses games surgiram no PC, já que era uma plataforma aberta para desenvolvimento, favorecendo possíveis testes. Além disso, eles já foram muito associados a “projetos de qualidade inferior”, no entanto, muitos jogos indie mostram que a sua qualidade é tão boa e algumas vezes melhor que um jogo considerado normal.

Veja também os 15 melhores jogos de realidade virtual!

Vale lembrar que os jogos desse gênero costumam possuir mecânicas diferentes e apresentam elementos inéditos, fazendo com que eles se destaquem. Devido a esses diferenciais, vários jogos indie tem conseguido muito sucesso no mercado. Portanto, nesse artigo, listamos os melhores jogos indie que foram lançados na última década. Confira a lista:

Melhores jogos Indie da última década

Bloodstained – PC, PS4, Xbox One, Nintendo Switch

Sinopse: É um jogo RPG de ação de rolagem lateral focado na exploração, com todos os melhores recursos que você conhece e ama em um único jogo cheio de conteúdo.

Jogue com Miriam, uma órfã marcada pela maldição de um alquimista que lentamente cristaliza seu corpo. Dessa forma, para salvar a si mesma e, de fato, toda a humanidade, ela deve abrir caminho através de um castelo infestado de demônios convocado por Gebel, sua velha amiga cujo corpo e mente se tornaram mais cristalinos do que carne.

Divinity: Original Sin 2 – Nintendo Switch, PS4, PC, Xbox One

Melhores jogos Indie – Divulgação/Divinity

Sinopse: Domine o combate profundo e tático. Aventure-se como um grupo de até quatro pessoas, mas saiba que apenas um de vocês terá a chance de se tornar um Deus. O Divino está morto. O Vazio se aproxima. E os poderes que estão adormecidos dentro de você logo serão despertados. A batalha pela Divindade começou. Escolha sabiamente e confie com moderação, já que as trevas espreitam dentro de cada coração.

Inside – PC, Mac, PS4, Xbox One, Nintendo Switch, iOS

Melhores jogos Indie – Divulgação/Inside

Sinopse: Caçado e sozinho, um garoto acaba sendo atraído para o centro de um projeto sombrio.

Celeste – PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC

Melhores jogos Indie – Divulgação/Celeste

Sinopse: Ajude Madeline a enfrentar seus demônios internos em sua jornada até o topo da Montanha Celeste, nesse jogo meticuloso e super afiado de plataforma dos criadores do clássico multiplayer TowerFall.

My Friend Pedro – Nintendo Switch, PS4, Xbox One, PC

Melhores jogos Indie – Divulgação/My Friend Pedro

Sinopse: My Friend Pedro é uma violenta aventura sobre amizade, imaginação e o empenho de um homem para aniquilar tudo que estiver em seu caminho, sob o comando de uma banana senciente. O uso estratégico da mira dividida, câmera lenta e o bom e velho salto através da janela criam sensacionais sequências de ação consecutivas, em uma batalha explosiva por um perigoso submundo.

Além disso, libere uma onda de destruição com um nível excepcional de controle sobre suas armas e seu corpo. Salte e gire no ar enquanto mira em dois alvos ao mesmo tempo ou calcula um ricochete perfeito para eliminar um bandido de surpresa por trás. Acelere com tudo enquanto atira em sequências dinâmicas, como uma eletrizante perseguição de moto, ou vá com calma e pare pra pensar em uma série de inteligentes (e possivelmente fatais) quebra-cabeças baseados em física.

Life is Strange –  PS4, Android, Xbox One, PS3, Xbox 360, iOS, Mac OS Classic, Windows, Linux

Sinopse: Life is Strange é um jogo de aventura em formato de episódios. Ele foi premiado e aclamado pela crítica, principalmente por permitir que o jogador retroceda o tempo e afete o passado, presente e futuro.

Dessa forma, siga a história de Max Caulfield, uma estudante de fotografia que descobre que pode voltar no tempo e salvar sua melhor amiga, Chloe Price.
Investigue o desaparecimento misterioso da colega Rachel Amber, descobra um lado sombrio da vida em Arcadia Bay. Enquanto isso, Max precisa aprender rapidamente que mudar o passado às vezes pode levar a um futuro devastador.

Journey – PlayStation 4, PlayStation 3, iOS, PC

Sinopse: Explore o mundo antigo e misterioso de Journey enquanto sobrevoa as ruínas e desliza pelas areias para descobrir seus segredos. Jogue sozinho ou na companhia de um companheiro de viagem e explora o vasto mundo. Com visuais impressionantes e uma trilha sonora indicada ao Grammy, Journey oferece uma experiência de tirar o fôlego como nenhuma outra.

Disco Elysium – PS4, Nintendo Switch, macOS, Xbox One, PC, Mac OS Classic

Melhores jogos Indie – Divulgação/Disco Elysium

Sinopse: Disco Elysium é um jogo de RPG com mundo aberto. Você é um detetive com um sistema de habilidades único à sua disposição e muitas opções para seguir o seu caminho. Dessa forma, interrogue personagens inesquecíveis, assassinos ou aceite subornos. Além disso, torne-se um herói ou um desastre absoluto de um ser humano.

Owlboy – PS4, Xbox One, Nintendo Switch, PC

Melhores jogos Indie – Divulgação/Owlboy

Sinopse: Explore o mundo vibrantemente criado em pixel nesse jogo de plataforma e aventura voadora. Otus, que é mudo, se esforça para cumprir com às expectativas da comunidade coruja. As coisas vão de mal a pior com o aparecimento repentino de piratas do ar. O que se segue é uma jornada por ruínas infestadas de monstros, encontros inesperados e dificuldades que ninguém deveria enfrentar.

Outer Wilds – PS4, Xbox One, PC

Melhores jogos Indie – Divulgação/Outer Wilds

Sinopse: Outer Wilds é um mundo aberto misterioso sobre um sistema solar preso em um loop temporal infinito.

Minecraft – PC, Android, iOS, Xbox 360, Windows Phone, PS3, PS4, Xbox One, PS Vita, Wii U, Nintendo Switch

Melhores jogos Indie – Divulgação/Minecraft

Sinopse: Crie tudo o que imaginar. Explore mundos gerados aleatoriamente. Sobreviva a criaturas perigosas à noite. Vale mencionar que atualmente o Minecraft não é mais um jogo Indie, mas era desse gênero no início.

Bastion – PS4, Xbox One, Nintendo Switch, PC

Melhores jogos Indie – Divulgação/Bastion

Sinopse: Bastion é um RPG de ação que redefine a narração em jogos, com um narrador que reage a cada movimento que faças. Explore mais de 40 atraentes cenários pintados à mão à medida que descobre os segredos de Calamity, uma catástrofe surreal que desfez o mundo em pedaços. Além disso, tenha à disposição um vasto arsenal de armas modificáveis e lute contra animais selvagens adaptados aos seus novos habitats. Dessa forma, completa a história principal para desbloquear o modo “New Game Plus” e continuar a tua jornada!

GRIS – PC, Nintendo Switch

Melhores jogos Indie – Divulgação/GRIS

Sinopse: Gris é uma jovem esperançosa perdida em seu próprio mundo, lidando com uma experiência dolorosa em sua vida. Sua jornada pela tristeza se manifesta em seu vestido, que concede novas habilidades para melhor navegar em sua realidade desbotada. À medida que a história se desenrola, Gris crescerá emocionalmente e verá seu mundo de uma maneira diferente, revelando novos caminhos para explorar usando suas novas habilidades.

O game é uma experiência serena e evocativa, livre de perigo, frustração ou morte. Além disso, os jogadores irão explorar um mundo meticulosamente projetado, trazido à vida com arte delicada, animação detalhada e uma partitura original elegante. Através do jogo, quebra-cabeças leves, sequências de plataformas e desafios opcionais baseados em habilidades se revelam à medida que mais do mundo de Gris se torna acessível.

O jogo é uma experiência com quase nenhum texto, apenas lembretes simples de controle ilustrados através de ícones. O jogo pode ser apreciado por qualquer pessoa, independentemente da sua língua falada.

RiME –  PC, PS4, Xbox One, Switch

Sinopse: Uma terra desconhecida estende-se perante ti. Dessa forma explore o belo e rude mundo de RiME, uma aventura com puzzles para um jogador. Em RiME, você será um jovem que acordou numa ilha misteriosa, após uma tempestade torrencial. Há animais selvagens, ruínas antigas e uma gigantesca torre que te convida a chegar mais perto. No entanto, armado apenas com a tua inteligência e a vontade de superar obstáculos — além da ajuda bem-vinda de uma raposa como guia —, é preciso explorar a ilha enigmática, alcançar o alto da torre e desbloquear os seus segredos melhor guardados.

Hellblade: Senua’s Sacrifice – PC, PS4, Switch e Xbox One.

Sinopse: Dos mesmo criadores de Heavenly Sword, Enslaved: Odyssey to the West e DmC: Devil May Cry, chega-nos a viagem brutal de uma guerreira até ao mito e à loucura. No tempo dos vikings, uma guerreira celta parte numa demanda visionária arrepiante até ao inferno viking para lutar pela arma do seu falecido amado. Além disso, criado em colaboração com neurocientistas e pessoas que sofreram de psicoses, Hellblade: Senua’s Sacrifice vai arrastar-te para as profundezas da fúria melancólica da mente despedaçada da Senua.

Stardew Valley – PC, PS4, PlayStation Vita, Switch, Xbox One, Android e iOS.

Melhores jogos Indie – Divulgação/Stardew Valley

Sinopse: Você herdou a antiga fazenda do seu avô em Stardew Valley. Portanto, armado com ferramentas de entrega rápida e algumas moedas, você começa sua nova vida. Você pode aprender a viver fora da terra e transformar esses campos cobertos de vegetação em um lar próspero? Não será fácil, já que desde que a Joja Corporation chegou à cidade, os velhos modos de vida praticamente desapareceram. O centro comunitário, que já foi o centro de atividades mais vibrante da cidade, agora está em ruínas. Mas o vale parece cheio de oportunidades. Com um pouco de dedicação, você poderá restaurar o Stardew Valley à grandeza!

Gostou? Já jogou algum desses games? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar na imagem azul que está abaixo!