Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Encontrar as melhores câmeras profissionais para você depende muito dos tipos de fotos ou vídeos que você pretende fazer. A menos que você possa chegar a um marco versátil como o Sony A1, as ferramentas especializadas continuam sendo a melhor escolha para os profissionais. Além disso, se você é um fotógrafo de paisagens, retratos ou fotografias híbridas, reunimos todas os melhores aqui. 

Veja também as melhores câmeras de celular!

Com os smartphones monopolizando as câmeras de nível iniciante, os fabricantes estão investindo pesadamente nesta parte do mercado de nível profissional – e os profissionais estão curtindo muito os frutos.

Do jeito que as coisas estão, a Canon EOS R5 é atualmente a principal escolha como a melhor câmera profissional.  Além de seus problemas iniciais de superaquecimento e limites de gravação de vídeo, é uma câmera formidável que realmente elevou o nível de desempenho de foto e vídeo, tudo em um corpo compacto.

Portanto, confira abaixo as melhores câmeras profissionais do mercado:

1. Canon EOS R5

Melhores câmeras profissionais: confira a lista! - Foto: TM MAS
Melhores câmeras profissionais: confira a lista! – Foto: TM MAS

A barra foi realmente elevada quando a Canon EOS R5 foi lançada. Ostentando vídeo de 8K, resolução de 45MP, captura de burst de até 20fps, EVF com 5,76 milhões de pontos e tela sensível ao toque totalmente articulada de 3,2 polegadas, o R5 amontoou tudo isso em um corpo que pesa apenas 650g. Tudo parecia uma lista de desejos irreal. Muito bom para ser verdade? Para a melhor parte, a EOS R5 cumpre bem e verdadeiramente.

Esta é a câmera sem espelho mais competente da Canon para fotografia. O sensor de alta resolução é bem suportado por um sistema de autofoco incrivelmente eficaz, enquanto seu disparo contínuo competitivo de 12 qps é engolido pelo poderoso processador DIGIC X. 

Além disso, há a gravação de vídeo 8K, não encontrada em nenhuma outra câmera nessa faixa de preço. A qualidade da imagem do vídeo é incrivelmente nítida, complementada por perfis de cores facilmente graduados e o primeiro sistema de estabilização de imagem corporal (IBIS) da Canon. Há uma advertência bem relatada; superaquecimento com longos períodos de resfriamento. Consequentemente, o tempo de gravação de vídeo 8K é limitado e, portanto, inutilizável para profissionais de uso pesado. No entanto, a gravação de vídeo em 4K se sai melhor, mesmo se ainda houver um limite de gravação de vídeo. 

Não é uma perfeição totalmente híbrida, mas a EOS R5 ainda leva a coroa como a câmera mais completa para fotógrafos profissionais.

2. Sony A7S III

 Melhores câmeras profissionais: confira a lista! - Foto: PL MAS
Melhores câmeras profissionais: confira a lista! – Foto: PL MAS

Quando a gravação de vídeo 4K é a sua principal preocupação, a Sony A7S III é a nossa melhor câmera híbrida. Esta é uma ferramenta profissional, totalmente confiável e sem limitações reais. Sendo o modelo A7 centrado em vídeo, alguns esperavam ficar impressionados com a gravação de vídeo de 6K ou 8K, mas em vez disso, a Sony focou claramente em obter o vídeo em 4K certo, sem surpresas desagradáveis. O que temos é uma câmera tecnicamente perfeita.

Seu corpo leve de 600g é durável e possui uma ergonomia adorável, a tela articulada tem controle de toque total, há IBIS realmente eficaz, bateria decente e taxas de quadro de vídeo 4K de 10 bits abrangentes de até 120fps sem limite de registro e sem superaquecimento. O foco automático é um sonho absoluto, enquanto o obturador de rolamento é muito bem controlado.

Em termos de qualidade de imagem, o ISO 640 / ISO 16.000 nativo duplo oferece desempenho em baixa luminosidade e faixa dinâmica incomparáveis. Além do mais, o A7S III recentemente teve uma atualização de firmware que introduziu o lindo perfil de cores S-Cinetone originalmente encontrado na câmera cine Sony FX9. Se você não se importa com a baixa resolução de 12MP, as fotos também ficam lindas. Realmente, poderíamos continuar batendo o tambor para a Sony A7S III, já que ela é realmente muito boa.

3. Canon EOS 1D X Mark III

Melhores câmeras profissionais: confira a lista! - Foto: PL MAS
Melhores câmeras profissionais: confira a lista! – Foto: PL MAS

A Canon EOS 1D X III é a DSLR carro-chefe da empresa, uma câmera normalmente vista nas mãos de fotógrafos profissionais de ação em grandes eventos. É um kit substancial e robusto, projetado para velocidade e para resistir a condições adversas. Eles não são mais fortes do que isso.

Você será capaz de reproduzir imagens estáticas de 20.1MP a uma taxa de 16fps até que o cartão de memória fique cheio. Na verdade, não há limite no desempenho da câmera para a ação e é apoiado por uma vida útil da bateria impressionante de quase 3.000 fotos (que em uso real para fotografia contínua é muito maior também). Além disso, o desempenho do foco automático de rastreamento do assunto também é simplesmente de cair o queixo. 

Mas esta não é apenas uma câmera de ação – a EOS 1D X III também é uma ferramenta de vídeo brilhante, com 5,5K RAW de 10 bits de até 60fps. Cuidado, você precisará economizar para um punhado de cartões CFexpress caros porque esses arquivos de vídeo são enormes. Ao contrário de outras DSLRs concorrentes, o AF Dual Pixel da Canon funciona excepcionalmente bem em Live View, onde você obtém desempenho AF virtualmente igual ao de quando está usando o visor ótico brilhante. A única desvantagem real é que houve um aumento de preço nesta terceira parcela do 1D X.

4. Fujifilm GFX100S

   Melhores câmeras profissionais: confira a lista! - Foto: EG MAS
Melhores câmeras profissionais: confira a lista! – Foto: EG MAS

Quando apenas o formato de mídia digital é suficiente, os dois jogadores atuais competindo por sua atenção são Fujfilm e Hasselblad. Existem prós e contras para cada sistema e, sem dúvida, a Fujifilm está ultrapassando os limites, como visto no novo GFX100S. Como o Fujifilm GFX100, o GFX100S possui um sensor de formato médio de 102MP colossal. O que ganhou as manchetes, porém, foi uma queda de preço quase insondável de quase 50%.

A GFX100S dispensa a empunhadura vertical e a duração da bateria é reduzida para ainda respeitáveis ??460 fotos, porque a câmera agora só abriga uma única bateria. No lado positivo, a câmera tem cerca de dois terços do tamanho e peso do GFX100. Sim, essa bondade de médio formato está alojada em um corpo de tamanho DSLR. Ah, e a estabilização corporal efetiva até 6EV também é introduzida. 

No que diz respeito ao formato médio, o GFX100S embala algumas tecnologias impressionantes de sua série X, incluindo seu sistema de foco automático em grande parte responsivo. E se a resolução de 100 MP não for suficiente, há um novo modo de alta resolução de 400 MP (combinando 16 fotos usando deslocamento de pixel). Por ser uma Fujifilm, a GFX100S também tem uma ótima aparência. No geral, o GFX100S é a opção mais atraente para trocar de câmeras sem espelho full-frame ou DSLRs.

5. Panasonic Lumix S1R

Melhores câmeras profissionais: confira a lista! – Foto: PL MAS

A Panasonic Lumix S1R fez parte da primeira incursão da empresa no mercado de câmeras sem espelho full frame – e é uma câmera excepcionalmente capaz. Além disso, a empresa também não perdeu tempo na construção do sistema, com lançamentos regulares de novas lentes L-Mount que já cobriram quase todas as opções profissionais convencionais, como as 24-70mm e 70-200mm f / 2.8. 

E o que dizer do próprio S1R? Bem, é a opção de alta resolução com 47MP, ideal para fotografia de paisagem especialmente. É também um executor de vídeo altamente capaz – esperávamos isso da Panasonic. A empresa está melhorando continuamente o S1R, que já teve cinco atualizações de firmware, incluindo recentemente a gravação de vídeo de 5K / 30fps além do vídeo de 10 bits de 4K / 60fps já existente.

Na mão, a S1R é maior e mais pesada que a concorrência – não há realmente nenhuma vantagem em comparação com uma DSLR. No entanto, a ergonomia é ótima, a qualidade de construção é excepcional e o EVF de 5,76 milhões de pontos oferece uma ótima experiência de visualização. As únicas desvantagens reais são que o foco automático é o menos eficaz entre as opções de quadro completo de alta resolução, e também gostaríamos de uma vida útil melhor da bateria. Mas, como a maioria das câmeras hoje, existe a opção de carregamento via USB-C em qualquer lugar.

6. Nikon Z7 II

Melhores câmeras profissionais: confira a lista! – Foto: DP MAS

A Nikon Z7 II é a melhor câmera sem espelho da empresa hoje. Sendo um carro-chefe de alta resolução com excelente qualidade de imagem e faixa dinâmica, ele compete contra outros neste roundup, como o Sony A7R IV e Panasonic S1R. Na maior parte, o Z7 II se mantém, e a um preço mais baixo.

Talvez o mais intrigante sobre a Nikon Z7 II seja o sistema do qual ela faz parte. A montagem de lente Nikon Z é a montagem de lente full-frame mais versátil disponível atualmente, ostentando o maior diâmetro e a distância de flange mais curta e, portanto, o maior ângulo de incidência em uma montagem de lente full-frame. 

Se você estiver coçando a cabeça agora, quanto maior o ângulo de incidência, mais fácil será fazer lentes de alto desempenho. Dois anos após o lançamento do sistema, estamos começando a ver algumas lentes realmente interessantes, enquanto a qualidade de ponta a ponta das lentes padrão como a 50mm f / 1.8 Z é excelente. Se você está começando do zero e baseando sua decisão de compra em todo o sistema, a série Nikon Z pode ser para você – e a Z7 II é a joia em sua coroa.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!