Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Insomniac Games mostrou como era ser o Homem-Aranha em 2018, destilando o charme e a aventura que o super-herói exala tão bem. Dessa forma, os jogadores podiam viver suas fantasias de infância em uma vasta aventura de mundo aberto que raramente entediava o jogador. No entanto, é óbvio que o game não conseguia fugir das convenções do seu gênero. Agora sob a propriedade da Sony, a Insomniac retorna ao universo do amado cabeça de teia em Marvel’s Spider-Man Miles Morales.

Veja também o review completo de Days Gone!

No game, encontramos um esforço menor e mais íntimo que segue o jovem super-herói Miles Morales. Jovem, tolo e encontrando-se com novos poderes misteriosos, seguimos Miles enquanto ele aprende a ser o salvador de Nova York sem a tutela de Peter Parker, tendo que lidar com vilões que ameaçam toda Manhattan na época mais maravilhosa do ano.

Mas são as batidas pessoais deste conto excessivamente breve que realmente brilham, descobrindo como alguém tão jovem lida com níveis obscenos de responsabilidade enquanto tenta manter relacionamentos adolescentes que seriam difíceis sem a pressão adicional de salvar o mundo. É um pouco comovente, e às vezes brutal, graças a uma excelente série de apresentações. 

Quase uma expansão do primeiro game

Marvel’s Spider-Man Miles Morales: veja o review completo! - Foto: TR
Marvel’s Spider-Man Miles Morales: veja o review completo! – Foto: TR

Miles Morales é uma expansão fantástica do Homem-Aranha da Marvel e faz um trabalho incrível de mostrar do que o PS5 é capaz de fazer. Com certeza é muito curto para o preço e não consegue inovar na fórmula. No entanto, quem deseja passar mais tempo na visão de Manhattan da Insomniac vai adorar tudo nisso. 

Se você não jogou o original de 2018, saiba que o game conclui (SPOILER) com a descoberta de que Miles Morales também possui superpoderes após ser picado por uma aranha radioativa. Após a derrota do Doutor Octavius ??e a disseminação mortal do Hálito do Diabo, Peter colocou Miles sob sua proteção e lhe ensinou o que significa ser um companheiro salvador de Nova York. Este spin-off começa com nossa dupla de super-heróis acompanhando um comboio de prisão por Nova York, que pretende acabar com muitos dos vilões que frustraram nossos heróis no último jogo. 

Como era de se esperar, as coisas dão errado e Rhino consegue se soltar. O que se segue é uma sequência de abertura emocionante, onde perseguimos o teimoso vilão através de shopping centers, complexos industriais e ruas encharcadas de neve enquanto ele causa uma quantidade incalculável de danos à propriedade. A Insomniac usa essa introdução para familiarizá-lo com a mecânica e para mostrar exatamente como Miles se destaca. 

Um novo herói

Marvel’s Spider-Man Miles Morales: veja o review completo! - Foto: TR
Marvel’s Spider-Man Miles Morales: veja o review completo! – Foto: TR

Ele é um herói mais jovem e menos experiente. Inclusive, essa falta de jeito se reflete na maneira como ele voa pelo cidade e matando bandidos com uma rajada de punhos e chutes. Ao derrubar Rhino, ele comete alguns erros, fazendo com que seus meios de subsistência sejam arruinados, mesmo que o dia seja salvo no final. Ele se culpa por isso, com isso servindo de base para as dúvidas internas que o ajudam a crescer ao longo da narrativa. 

Infelizmente para ele, essa apreensão só aumenta conforme Peter desaparece por algumas semanas em um feriado de Natal, deixando Miles sozinho. Dessa forma, o Homem-Aranha original falha em perceber que uma seleção sinistra de corporações do mal já colocou seus ganchos na cidade. Roxxon é uma empresa de energia que se vangloria de uma nova forma de energia renovável, mas não divulga como esses recursos têm um efeito negativo sobre aqueles que os usam.

O Underground é um movimento de resistência bem-intencionado, mas corrupto. Além disso, não consegue perceber o dano que está causando com um bando de vigilantes imprudentes. Miles Morales está no meio dessas duas facções, tendo que lidar com seu próprio investimento pessoal e, ao mesmo tempo, perceber os sacrifícios que devem ser feitos para proteger as pessoas mais próximas a ele. Sua hesitação é notavelmente identificável: ele está desesperado para fazer a coisa certa, mesmo que isso signifique ver relacionamentos desmoronarem.

Uma campanha breve, mas bem feita

Marvel’s Spider-Man Miles Morales: veja o review completo! - Foto: TR
Marvel’s Spider-Man Miles Morales: veja o review completo! – Foto: TR

Embora a campanha seja breve, ela consegue desenvolver lindamente uma série de personagens e seus relacionamentos. Miles vai brincar com seu amigo mais próximo, Ganke, enquanto eles desenvolvem um app para smartphone “Friendly Neighbourhood Man” para ajudar os residentes locais. Ou então, ele vai trabalhar ao lado de sua mãe, enquanto ela busca ser eleita representante do Harlem. 

O vínculo mais forte é entre Miles e Phin, dois amigos que se separaram ao longo dos anos, apenas para descobrir os demônios que ambos possuem ao se reconectar. Dar a esses relacionamentos espaço adicional para crescer teria sido bem-vindo, mas a Insomniac faz um trabalho excelente. Você chorará, torcerá e se sentirá desanimado por aquelas pessoas nos momentos mais sombrios. Isso é uma conquista considerando o quão saturado o gênero de super-herói se tornou nos últimos anos. 

Não vou estragar algumas das revelações maiores dos personagens aqui, já que vale a pena experimentar por si mesmo, mas os fãs de Homem-Aranha no Aranhaverso vão adorar muito sobre Miles Morales. A paixão do personagem principal pela música, moda de rua e ciência sangra-se na estética geral, que está positivamente repleta de cores conforme as luzes de Natal refletem nas ruas escuras de inverno.

As habilidades de Miles

Marvel’s Spider-Man Miles Morales: veja o review completo! - Foto: TR
Marvel’s Spider-Man Miles Morales: veja o review completo! – Foto: TR

Uma pessoa negra liderando um blockbuster AAA também é ótimo de se ver, e espero que seja o início de uma tendência mais comum. Se você jogou o original, a maioria das habilidades Miles Morales parecerá bastante familiar para você. Com exceção de suas próprias habilidades, o fluxo de combate e furtividade é inalterado, e você se verá balançando por toda Nova York com facilidade em questão de segundos. 

Miles é capaz de explodir os inimigos em pedaços ou se lançar no ar com rajadas de bioeletricidade, que também pode ser usada para sobrecarregar geradores e conectar circuitos em muitos quebra-cabeças fascinantes. Além disso, ele também pode ficar invisível, o que é inestimável quando se quer escapar de um encontro opressor e começar a atacar das sombras. Inclusive, Miles fica bem surpreso com os novos poderes ao ganhá-los.

Muito parecido com o jogo anterior, você lenta mas seguramente recebe uma seleção de atividades paralelas para completar em Manhattan, o que ajuda a fornecer pontos para atualizações e dar corpo à campanha, de outra forma limitada. Miles pode descobrir monumentos sobre seu relacionamento com Phin ou gravar sons urbanos para ajudar a montar uma mixtape improvisada. Claro, você também encontrará bases malignas para conquistar e crimes processuais para prevenir enquanto estiver circulando pelo local.

Um game contagiante, mesmo com as missões paralelas genéricas

Marvel’s Spider-Man Miles Morales: veja o review completo! – Foto: TR

É um ciclo contagiante de conteúdo que você será estimulado a completar simplesmente porque navegar em Manhattan é muito divertido. Miles controla lindamente, e suas próprias animações sob medida refletem a hesitação em sua própria personalidade, aumentando sua confiança conforme a história avança. Ele tem o direito de ficar nervoso, sem saber se revela sua identidade secreta para àqueles que adora com medo de prejudicá-los, ao mesmo tempo em que descobre se é realmente capaz de proteger a cidade. 

É uma pena que a maioria das missões paralelas fora da história principal pareça bastante genérica, independentemente de quão divertido seja de participar. É um design de mundo aberto por volta de 2012, elevado por travessias e combates de momento a momento. No entanto, há sinais de avanço da fórmula. O aplicativo de vizinhança amigável de Ganke fornece missões que são totalmente únicas. Além disso, você terá a tarefa de rastrear pombos enquanto a IA de Peter alimenta você com curiosidades dignas de pena ou caça remessas que foram roubadas de bancos de alimentos locais.  Tudo isso é uma alegria, e mostra quem Miles Morales é como pessoa. 

O game mostra o potencial do PS5

Marvel’s Spider-Man Miles Morales: veja o review completo! – Foto: Meu PS

Ao jogar Miles Morales no PS5, você ficará impressionado com o uso do rastreamento de raios em tempo real. Além disso, você pode selecionar entre dois modos gráficos: Fidelidade e Desempenho. Um aumenta o desempenho para 60fps sem recursos visuais aprimorados, enquanto o outro joga tudo na parede em troca de uma taxa de quadros mais conservadora.

A versão nevada de Nova York significa que os reflexos refletem nos arranha-céus, nas ruas e nos veículos que passam com facilidade, resultando em uma representação assustadoramente realista da luz enquanto Miles balança pela cidade. Parece melhor à noite ou durante as primeiras horas da manhã, onde a forte luz do sol incide em sua visão e obscurece tudo à vista.

O traçado de raios traz muito mais vida natural ao ambiente. Miles Morales se verá refletido nas janelas dos arranha-céus enquanto rasteja sobre eles, enquanto o brilho e o glamour da Times Square ricocheteiam em todas as superfícies imagináveis ??para criar um espetáculo raramente visto antes. Alguns reflexos podem parecer borrados para aumentar o desempenho, mas é uma pequena mancha em algo que parece verdadeiramente de última geração. Ao voltar ao modo Performance, tudo parecia “plano” em comparação.

Uso do DualSense

Marvel’s Spider-Man Miles Morales: veja o review completo! – Foto: IGN Brasil

O PS5 também faz uso inovador do controlador DualSense, embora não tão extensivamente quanto o Astro’s Playroom. O ato de balançar pode ser alcançado colocando a menor quantidade de pressão no gatilho direito, enquanto mantê-lo pressionado fará com que Miles se mova mais agressivamente, movendo seu corpo para cima conforme a teia se move com ele. As vibrações das explosões e a cacofonia de ruídos que definem Manhattan também vazam na ponta dos dedos, fazendo com que o mundo pareça mais vivo. É uma pequena adição, mas que, ao lado de tudo o mais, parece transformadora.

Conclusão

Marvel’s Spider-Man Miles Morales: veja o review completo! – Foto: TR

Se você está comprando um PS5 este mês, você precisa ter o Spider-Man: Miles Morales. É uma bela vitrine para a plataforma, mesmo que também esteja sendo lançada no PS4. A implementação do rastreamento de raios faz com que a cidade de Manhattan pareça mais viva e reativa do que nunca, com impacto mínimo no desempenho. Se esta não é a sua preferência, você pode jogar a 60fps contínuos com visuais que ainda assim impressionam.

Quanto ao jogo em si, vale a pena expandir o universo que a Insomniac criou, tornando facilmente Miles Morales um dos personagens favoritos de toda a franquia. Ele é gentil, corajoso e sábio além de sua idade, e mal podemos esperar para ver como os títulos futuros expandirão seu relacionamento com Peter Parker. Embora não se baseie na fórmula o suficiente para ser verdadeiramente inovador, esta ainda é uma jornada que vale a pena.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!