Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

De acordo com uma imagem postada pelo Zac Bowden do Windows Central, que supostamente teve acesso a uma versão Preview do Windows 10 Lite, tal versão do Windows 10 pode realmente abandonar as Live Tiles. Confira a seguir:

A imagem acima corresponde a notificação emitida pelo sistema logo depois que instalamos qualquer aplicativo a partir da Microsoft Store, porém, veja que ele só deu a opção de abrir o app, diferente da atual versão do S.O., que sugere abrir o App ou fixar uma Live Tile (Pin to Start) no Menu Iniciar. Veja a seguir:

windows 10

Como é hoje

Essa novidade faria parte do Windows 10 build 19H1, mas da versão Lite do sistema, que ainda não foi confirmada pela Microsoft, então, tudo isso ainda está no âmbito do rumor.

Pensando um pouco mais sobre o assunto, pode haver várias razões pelas quais a Microsoft pode optar por “abandonar” as Live Tiles, seriam elas:

  1. A Telemetria poderia ter revelado que pouca gente as usa de verdade;
  2. A Microsoft precisa converter centenas de milhões de usuários do Windows 7 para o Windows 10, e um sistema operacional sem Live Tiles pode ser exatamente o que eles querem. Pode soar mais familiar;
  3.  As Live Tiles fariam mais sentido no modo tablet e a Microsoft poderia estar planejando um novo modo de tablet dedicado baseado no CShell.

Como já falamos anteriormente, tudo isso são apenas especulações, pois, tudo pode ser diferente do que estamos pensando, então, tome isso como uma pitada de sal sobre tudo o que está por vir este ano para o Windows 10. Até abril, provável data de lançamento da 19H1, mais informações sobre devem ser reveladas.

O que seria o Windows 10 Lite?

A versão Lite será algo como já vimos no Windows 10 Modo S (mais detalhes aqui), porém, ainda mais simples. Como já era de se esperar, só será possível executar aplicativos e jogos disponíveis na Microsoft Store. Além disso, otimizações diversas serão feitas no sistema afim de fazer com que ele rode fluidamente em tablets e PCs mais simples. Inclusive cremos que ele será compatível com a arquitetura ARM.

Essa “otimização” sem dúvida alguma promoverá alguns cortes em ferramentas internas, ou seja, pode ocorrer de nem tudo que existe no Windows 10 estar disponível na versão Lite, tanto que sequer será possível atualizar do Lite para a versão Home ou Pro do 10.

Como essa nova versão simplificada se encaixa dentro do Projeto OneCore ainda não sabemos. O que sabemos é que a Microsoft não está parada e sabe que o mercado de tecnologia caminha a passos largos, especialmente no segmento de portáteis.

Fonte > Twitter