Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Office mobile windows 10 mobile review

Ontem vimos aqui no site alguns rumores que falavam sobre a possibilidade do Windows 10 Mobile em sua versão final não estar disponível para aparelhos com 4GB de memória interna, ou menos de 8GB. Teve até leitor dizendo que os redatores do site precisam estudar mais em vez de postar bobagens como essa. Pois bem, hoje temos mais um indício de que os rumores podem ser mesmo verdadeiros.

Em mais uma página do site da Microsoft temos acesso a uma tabela que revela o quanto de espaço o sistema operacional ocupará aproximadamente em cada opção de armazenamento.

lumia storage memory windows 10 mobile

A tabela acima dá a entender que o Windows 10 Mobile terá aproximadamente 5GB de tamanho, porém, como sabemos que toda fabricante “guarda” uma parte do armazenamento para si, seja para salvar templates ou apps exclusivos ou para rodar tarefas específicas, estima-se que o Windows 10 Mobile tenha em torno de 4,5GB a 4,8GB de tamanho total, logo, não é possível instalá-lo em um modelos com apenas 4GB de memória interna, como no Lumia 530, por exemplo. A tabela sequer mostra a opções de armazenamento de 4GB… ela começa já nos 8GB e vai até os de 32GB.

Alguns podem lembrar do recurso que chegou junto com o Windows Phone 8.1 Update 1, que permite que o usuário salve dados de atualizações no cartão Micro-SD. Sim! É possível, porém, depois o usuário precisará instalar essa atualização salva no Micro-SD na memória principal do telefone, o que pelo visto também não será possível pelo simples fato do tamanho total dos arquivos extrapolar o tamanho da memória interna do dispositivo. Mais um argumento é o fato do Lumia 530 ser perfeitamente compatível com a versão Technical Preview do Windows 10 Mobile.

Outra possibilidade seria a Microsoft lançar uma versão “mais leve” do sistema operacional, com uma ou outra funcionalidade ausente no intuito de tornar o update disponível, mas isso é praticamente impossível de acontecer, já que eles teriam que oferecer uma versão do software exclusiva para modelos assim, e isso foge e muito do propósito de um só Windows.

Por fim, claro que essa tabela pode ser atualizada e o sistema otimizado a fim de deixar o Windows 10 Mobile de um tamanho menor, contudo, isso ainda não sabemos. O que sabemos é que a Microsoft precisa explicar melhor isso ou parar de fornecer informações contraditórias sobre esse assunto.

Fontes: Tecmundo e Microsoft