Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Pobre Luigi. A sua maior “reivindicação” à fama é que ele é constantemente ofuscado pelas façanhas de seu irmão. Portanto, não é sempre que Luigi tem a chance de parar de seguir os passos pioneiros de Mario e provar seu valor em seus próprios termos. Mas o game Luigi’s Mansion Dark Moon lhe dá essa oportunidade. E a princípio, essa aventura caça-fantasmas parece um sucesso para o “coadjuvante” mais conhecido dos jogos. 

Veja também a lista completa de games do Xbox Game Pass!

Dessa forma, podemos dizer que Luigi é um herói cativante. Animações fantásticas fornecem alguns grandes momentos de comédia física. Além disso, explorar as mansões assombradas do jogo é um prazer assustador. Mas, infelizmente, antes que tudo seja dito e feito, as coisas mudam para o lado sombrio que lança uma mortalha sobre o encanto animado da Dark Moon (Lua Negra).

O ponto alto do jogo é sua atmosfera

Luigi's Mansion Dark Moon: veja o review do game! - Foto: Reprodução/ Nintendo
Luigi’s Mansion Dark Moon: veja o review do game! – Foto: Reprodução/ Nintendo

O maior trunfo de Dark Moon é a sua atmosfera. Dessa forma, o jogo captura perfeitamente o tipo “fantasmagórico” que foi tipificado pelas mansões assombradas dos filmes. As cinco mansões que você explora são os tipos de lugares sombrios em que crianças (e adultos jovens de espírito) podem se aventurar e conquistar, sentindo-se mais corajosos por isso.

No entanto, fique tranquilo, não é do tipo que vai causar pesadelos em você. Armaduras velhas e esquisitas cobertas por teias de aranha alinham-se em corredores imponentes. Flashes de relâmpagos lançam sombras enormes nas paredes.  Além disso, engenhocas que parecem obra de cientistas malucos amontoam velhos laboratórios. Luigi pode estar com medo de descobrir o que está por trás de cada nova porta, mas você estará ansioso para descobrir os mistérios de cada mansão.

A animação torna o jogo mais “engraçado”

Luigi's Mansion Dark Moon: veja o review do game! - Foto: Reprodução/ Pinterest
Luigi’s Mansion Dark Moon: veja o review do game! – Foto: Reprodução/ Nintendo

Luigi é um herói relutante, mais ou menos forçado a assumir mais uma vez o manto de “lutador de fantasmas” do professor Elvin Gadd. Os dóceis assistentes espectrais do professor excêntrico tornam-se hostis quando a “lua negra” mágica desaparece do céu sobre o Vale de Evershade, e o velho E. Gadd convoca Luigi para o serviço, enviando-o para os antigos domicílios assustadores do vale para recuperar os pedaços espalhados do artefato. 

A ideia de humor do professor é tão digna de “resmungo” que pode provocar algumas risadas relutantes mas, na maior parte, o humor do jogo não vem de sua escrita, mas de sua animação. Dessa forma, você observa fantasmas fazendo todo tipo de travessura divertida. Além disso, os encontros com armadilhas geralmente resultam em Luigi sendo derrubado de maneiras que um grande comediante aprovaria. O design de som apoia a aparência boba do jogo, já que Luigi frequentemente cantarola inexplicavelmente junto com a música suavemente assustadora.

Muitos objetos para interagir

Luigi's Mansion Dark Moon: veja o review do game! - Foto: Reprodução/ Nintendo
Luigi’s Mansion Dark Moon: veja o review do game! – Foto: Reprodução/ Nintendo

Percorrer as mansões é agradável não apenas por causa da atmosfera habilmente trabalhada, mas também por causa da riqueza de objetos com os quais você pode interagir. Muitas vezes, cutucar um objeto ou manipulá-lo com a máquina de captura de fantasmas não tem efeito, mas abrir a mesinha de cabeceira empoeirada ou fazer o giro do carrossel velho e frágil recompensa você com muitas moedas, dinheiro e barras de ouro. Mesmo quando sua recompensa é apenas algo visual, você sente que seu tempo interagindo com qualquer coisa é um tempo bem gasto.

Com a ajuda de seu dispositivo não muito confiável, E. Gadd transporta Luigi para as mansões do jogo, sempre com um objetivo específico ou conjunto de objetivos a cumprir. Quer esses objetivos envolvam recuperar peças de uma máquina que os fantasmas fugiram ou resgatar um dos assistentes de aparência familiar de E. Gadd, realizar sua tarefa sempre envolve uma combinação de resolver quebra-cabeças e capturar fantasmas. 

Qualquer alavanca, pintura, fonte, planta ou outro objeto pode ser crucial para o seu progresso. Então, resolver quebra-cabeças geralmente requer observação cuidadosa e o uso de sua luz negra, que pode revelar objetos que fantasmas irritantes tornaram invisíveis, bem como fazer coisas como iluminar as pegadas de cães fantasmas brincalhões, chamados de polterpups. Além disso, os layouts das mansões podem dificultar na sua localização, tornando difícil saber onde você está ou para onde precisa ir. Portanto, trabalhar a solução geralmente traz consigo um agradável “aha!” no momento em que as coisas se encaixam.

Os fantasmas do game

Luigi's Mansion Dark Moon: veja o review do game! - Foto: Reprodução/ Nintendo
Luigi’s Mansion Dark Moon: veja o review do game! – Foto: Reprodução/ Nintendo

Claro, suas explorações são frequentemente interrompidas por fantasmas, exigindo que Luigi pegue sua máquina e aspire os espectros para a prisão no depósito feito sob medida de E. Gadd. Capturar fantasmas envolve primeiro atordoá-los com um flash de sua lanterna. Em seguida, você precisa enrolá-los como peixes, enquanto eles se contorcem e lutam, muitas vezes arrastando Luigi para cá e para lá no processo.

Cada tipo de fantasma – os pequenos “greenies”, os “slammers” robustos, os “hiders” e assim por diante – tem comportamentos consistentes que você pode aprender, então você fica melhor em lidar com eles com o tempo. No entanto, esses encontros não ficam estagnados ou previsíveis. Assim como o tesouro que você coleta nas missões aumenta o poder do “PolterGust”, os fantasmas que você encontra ficam mais fortes e também possuem novas táticas.  Greenies, por exemplo, começam a usar “óculos escuros” que você precisa passar aspirador em seus rostos antes de poder atordoá-los. Ou então, você pode usar baldes na cabeça e “espiar” por baixo deles de vez em quando.

Os controles do game

Luigi’s Mansion Dark Moon: veja o review do game! – Foto: Reprodução/ Nintendo

Os controles para capturar fantasmas são um pouco rígidos, o que funciona bem na maioria dos encontros. Você não pode girar enquanto carrega sua lanterna, por exemplo. Então, em vez de se mover com agilidade, você precisa antecipar os movimentos dos fantasmas se você espera pegar vários deles de uma vez com a explosão de sua lanterna. No entanto, em um ponto, você enfrenta um ataque massivo de fantasmas, e aqui, a combinação do grande número de inimigos que você enfrenta e sua mobilidade limitada resulta em um desafio que o jogo mal equipa para lidar. No caos dessas batalhas envolvendo vários fantasmas ao mesmo tempo, muitas vezes é difícil ver quando um inimigo está prestes a atacar você, muito menos responder a tempo de escapar do ataque.

Para piorar esta situação já frustrante, não há pontos de verificação no meio do nível. Isso é irritante durante o jogo. Resolver quebra-cabeças pela primeira vez é satisfatório; realizar os movimentos de completar quebra-cabeças que você já resolveu é simplesmente tedioso. E se você cair na reta final de uma batalha de chefe com 12 seções (sim, existe uma dessas), você certamente não gostará de ter que lutar pelas 11 primeiras seções novamente. Mas neste ataque particular de fantasmas que você deve enfrentar, a falta de postos de controle pode ir de uma fonte de frustração a uma fonte de raiva. A batalha continua como está. Dessa forma, chegar perto do fim, perder e perceber que você deve fazer tudo de novo é enlouquecedor o suficiente para tirar muito da boa vontade que os melhores aspectos do jogo trabalharam tanto para conquistar.

Opção multijogador

Luigi’s Mansion Dark Moon: veja o review do game! – Foto: Reprodução/ Nintendo

Pelo lado bom, Dark Moon também inclui uma opção multijogador divertida chamada ScareScraper. Esta torre de terrores permite que você e até três outros jogadores – cada com um Luigi de uma cor diferente – fiquem juntos ou se dividam conforme você explora seus andares, caçando fantasmas, correndo para a saída ou perseguindo polterpups, dependendo do modo que você escolher. Você pode visitar o ScareScraper tanto no jogo local quanto online. Além disso, você pode explorá-lo com amigos que não têm uma cópia do Dark Moon, através da opção de download play.

No final das contas, Luigi’s Mansion: Dark Moon é um jogo bastante agradável, marcado pela possibilidade de momentos tão frustrantes que ameaçam ofuscar toda a experiência. Esses erros são ainda mais decepcionantes porque os melhores elementos do jogo são bem charmosos. Você ainda pode querer pegar o PolterGust 5000 de Luigi e explorar essas casas mal-assombradas, mas esteja avisado: as coisas que se escondem nesses lugares escuros provavelmente não vão assustá-lo, mas podem muito bem fazer você ver tudo “vermelho”.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!