Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Nokia acaba de fechar uma parceria com a America Movil do Mexico para que usuários da Loja Nokia (Nokia Store) possam comprar aplicativos sem a necessidade do uso de cartões de crédito. A compra seria debitada do saldo de um cartão pré-pago da sua operadora ou mesmo seria incluso na conta mensal.

E não erramos no nome da loja, isso não se aplicada a Windows Phone Store, mas sim, apenas a Loja Nokia, que está disponível para os aparelhos equipados com Symbian e S40. Mas então, o que isso tem haver com o Windows Phone? Isso é um passo muito importante dado pela Nokia, pois, pode servir de base para que futuramente, esse tipo de transação também possa ser implementado na loja de apps do Windows Phone.

Nokia Store

É claro que sabemos que a Loja Nokia é da Nokia e a Windows Phone Store é da Microsoft, logo, esse acordo não beneficia a gigante de Redmond, contudo, sabendo que a parceria da Nokia com a Microsoft é bem promissora e forte, quem sabe não poderemos usufruir desse benefício em breve…

Essa empreitada também será muito benéfica para os desenvolvedores como é possível conferir no press release completo da Nokia logo abaixo.

Cidade do México, México, 13 de julho, 2013 – Nokia e América Movil, operadora líder em serviços móveis, anunciam a conclusão do projeto de pagamento integrado de aplicativos da Loja Nokia de aplicativos para clientes das subsidiárias América Movil, como a Claro e a Telcel, em 17 países da América Latina. A integração garante uma forma melhor e mais rápida de pagamento de apps para aparelhos Nokia, incluindo os smartphones Nokia Asha.

 O projeto é um dos maiores esforços de integração de pagamento da indústria de telefonia móvel. Sua conclusão traz facilidade e simplicidade para milhões de consumidores na América Latina, que contam com a Loja Nokia para acessar aplicativos desenvolvidos local e globalmente, além de ajudar os desenvolvedores que criam aplicativos e para quem a Nokia Loja representa uma importante fonte de receita. Hoje, a Loja Nokia tem acordos de faturamento com mais de 150 operadoras em mais de 50 países – mais do que qualquer outro ecossistema móvel.

 A infraestrutura de faturamento comum apoiará milhões de micro-transações envolvendo aplicativos móveis e outros tipos de conteúdo pago. Com um clique, clientes da America Movil poderão comprar aplicativos pagos da Loja Nokia, mesmo sem um cartão de crédito. A transação será aplicada diretamente nas contas pré ou pós-paga da Claro ou Telcel na América Latina e facilitará o processo para milhões de consumidores latino-americanos que não possuem um cartão de crédito.

 “Consumidores na América Latina querem aproveitar as novas experiências móveis, incluindo ter uma variedade de apps, jogos e outros conteúdos para experimentar nos smartphones como a popular família Nokia Asha”, diz Marco Quatorze, diretor de serviços de valor agregado da América Móvil. “Alcançar esse nível de integração de negócios com a Loja Nokia é apenas parte do nosso compromisso contínuo para adicionar valor aos nossos serviços móveis, inclusive oferecendo aos consumidores facilidade para comprar apps premium e conteúdo de lojas parceiras.”

 “A Loja Nokia continua fazendo sucesso na América Latina, graças ao boom de usuários de smartphones e à crescente demanda por apps de todos os tipos, inclusive gratuitos e pagos”, disse Cesar Castro, diretor de Mobile Phones da Nokia, na América Latina. “Milhões de pessoas não possuem um cartão de crédito, mas querem aplicativos. Resolvemos esse problema. Juntos com América Móvil tornamos possível que pessoas paguem por um app o adicionando na fatura mensal do celular. Isso é muito bom para consumidores e uma grande oportunidade para desenvolvedores”.

Incentivo aos desenvolvedores

A mexicana Inode Entertainment é uma das desenvolvedoras que apoiam fortemente a integração entre a Loja Nokia e os sistemas de pagamento de operadoras. Com 200 milhões de apps já baixados, a empresa é um dos integrantes do rico ecossistema de desenvolvedores da região.

 “A Loja Nokia é de vital importância para os desenvolvedores na América Latina, por ser um canal chave que promove e monetiza nossos apps”, explica Jaime Enriquez, CEO e diretor de tecnologias da Inode Entertainment Americas. “Estamos satisfeitos de ver uma forma melhor para consumidores obterem apps pagos de maneira mais rápida e simples, o que certamente trará mais lucro para os desenvolvedores.”

 Nokia e América Móvil completam a integração de pagamento em 17 mercados, incluindo Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panama, Paraguai, Peru, Porto Rico e Uruguai.

 Sobre América Móvil

América Móvil (AMX) é a operadora líder em serviços móveis da América Latina. Até 31 de dezembro de 2012 possuía 261,6 milhões de usuários de serviços móveis e 64,1 milhões em serviços fixos nas Américas. https://www.americamovil.com