Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Linux é um sistema operacional muito seguro, mas não é perfeito. Nenhum sistema operacional é. Além disso, na verdade, qualquer plataforma conectada a uma rede é, de várias maneiras, vulnerável. Como todos os outros sistemas operacionais, há uma série de etapas que você pode seguir para ajudar a mitigar essas inseguranças.

Primeira ação judicial do PS5 DualSense ‘drift’ movida contra a Sony Interactive Entertainment

Mais detalhes sobre o 101

Uma coisa que você pode fazer com o Linux é remover os serviços de comunicação antigos que podem vir instalados de fábrica, mesmo que nunca sejam usados. Além disso, serviços como xinet, nis, tftp, tftpd-hpa, telnet e rsh não são apenas desnecessários, eles podem representar riscos à segurança do seu sistema. O que você faz? Você os exclui.

Ao remover esses sistemas, sua plataforma Linux não perderá nada. O único soluço que pode ocorrer é se houver aplicativos antigos instalados que dependem de um ou mais desses serviços. No entanto, se você estiver usando esse tipo de software, deve considerar seriamente encontrar um substituto.

Para remover esses serviços legados em um sistema baseado em Debian, emita o comando:

sudo apt-get --purge remove xinetd nis tftpd tftpd-hpa telnetd rsh-server rsh-redone-server

Para remover esses mesmos serviços em um sistema baseado em Red Hat, o comando seria:

sudo dnf erase xinetd ypserv tftp-server telnet-server rsh-server

Além disso, se você achar que sua distribuição Linux preferida não inclui esses serviços, parabéns, você sempre esteve um pouco mais seguro. Descobri que muitas distribuições modernas não vêm com esses serviços instalados, mas se acontecer de você estar executando uma distribuição mais antiga ou uma que vem com esses serviços, você deve removê-los imediatamente. Mesmo que você não os encontre instalados, é sempre bom garantir que as máquinas Linux estejam funcionando com segurança.

Fonte: TechRepublic

Entendeu como remover serviços de comunicação legados do Linux 101? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!