Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Libre Office é um conjunto de software de produtividade de escritório gratuito e de código aberto. Ele contém aplicativos para processamento de texto, planilhas, apresentações, gerenciamento de banco de dados e edição de gráficos. Além disso, ele é totalmente compatível com outros pacotes de produtividade de escritório, incluindo o Microsoft Office. Vale mencionar que ele pode ser executado no Microsoft Windows, macOS e Linux. Nessa matéria, você verá tudo sobre o Libre Office, desde o que ele é até como fazer o seu download.

Veja também: Microsoft Office aparece rodando no Ubuntu sem Wine!

O que é o Libre Office?

Conheça e faça o download do Libre Office – Foto: Divulgação/Libre Office

Como já dito, o Libre Office é uma alternativa gratuita do Microsoft Office, completa com aplicativos de planilha, banco de dados, apresentação e processador de texto. Dessa forma, com suporte para os principais tipos de arquivos usados pelos programas correspondentes do Microsoft Office Excel, Access, PowerPoint e Word, esse pacote de escritório gratuito deve atender às necessidades da maioria dos usuários.

Pontos favoráveis

  • Funciona com sistemas operacionais Windows, Mac e Linux;
  • Verificação ortográfica automática em todas as partes;
  • O Writer pode abrir todos os tipos de arquivo que o Microsoft Word;
  • O Calc e o Impress suportam muitos dos mesmos formatos de arquivo que o Excel e o PowerPoint;
  • Suporta modelos e extensões para adicionar mais recursos;
  • Uma versão portátil está disponível.

Pontos desfavoráveis

  • Arquivos de banco de dados como ACCDB e MDB não podem ser usados com o Libre Office;
  • Não é possível salvar arquivos como arquivos habilitados para macro do PowerPoint/Excel/Word;
  • O Libre Office não pode salvar arquivos como arquivos de modelo do MS Office;
  • É necessário instalar o conjunto inteiro de uma só vez, portanto, não é possível instalar apenas o Writer.

Formatos de arquivo do Libre Office

O Libre Office suporta totalmente os seguintes tipos de arquivos (os arquivos podem ser abertos e salvos de volta a esses formatos):

CSV, DBF, DIF, DOC, DOCX, DOT, FODS, FODT, HTML, ODG, ODP, ODS, ODT, OTP, OTS, OTT, POT, POTM, PPSX, PPT, PPTX, RTF, SLK, STC, STW, SXC, SXI, SXW, TXT, UOP, UOS, XLS, XLSX, XLT, XML

Observe que os formatos populares encontrados nos programas do Microsoft Office, como DOCX, XLSX e PPTX, são totalmente suportados no Libre Office.

Os formatos de arquivo abaixo podem ser abertos com um dos programas do Libre Office, mas não podem ser salvos no mesmo formato. Portanto, sscolha um dos formatos totalmente suportados listados acima ao salvar um dos seus arquivos:

123, 602, ABW, BMP, CFR, CGM, CMX, CWK, DOCM, DOTM, DOTX, DUMMY, DXF, EMF, EPS, FB2, GIF, HQX, HWP, JPEG, JPG, KEY, LRF, LWP, MCW, MET, MW, MWD, NX ^ D, ODM, OTH, PBM, PCD, PCT, PCX, PDB, PDF, PGM, PICT, POTX, PPM, PPTM, PSD, PSD, PUB, RAS, SGF, SGV, SVM, SYLK, TGA, UOF, VDX, VSD, VSDM, VSDX, WB2, WK1, WKS, WMF, WN, WPD, WPG, WPS, XLC, XLK, XLM, XLSB, XLSM, XLTM, XLTX, XLW, ZABW, ZIP

Libre Office vs. Microsoft Office

Ambas as ferramentas oferecem uma planilha, processador de texto, banco de dados e programa de apresentação, mas cada um possui alguns recursos exclusivos.

O Libre Office pode editar funções e equações matemáticas, como frações e expoentes. Além disso, ele também inclui software para criar álbuns de fotos, fluxogramas e outros documentos gráficos. Por outro lado, o Microsoft Office possui um cliente de e-mail, plataforma de comunicação e software para anotações.

O Microsoft Office e o Libre Office oferecem aplicativos sólidos para o escritório e funcionam com alguns dos mesmos formatos de arquivo, mas são produtos muito diferentes. Portanto, veja os recursos individuais de cada um antes de decidir o que é certo para suas necessidades.

Vantagens do Libre Office em relação ao Microsoft Office

Conheça e faça o download do Libre Office – Foto: Divulgação/Libre Office

Interoperabilidade

Caso você já usou o Microsoft Word e o Libre Office no mesmo documento, pode ter notado que o Libre Office frequentemente encontra problemas ao abrir arquivos criados ou editados usando o Microsoft Office. Entretanto, não culpe o Libre Office.

De acordo com Italo Vignoli, da Document Foundation, a Microsoft usa versão não padrão de seu próprio formato OOXML em produtos do Office, o que cria problemas de interoperabilidade. Além disso, Vignoli também disse que a Microsoft usa fontes proprietárias padrão que quebram a compatibilidade com outros pacotes de escritório. Dessa forma, caso você deseja garantir a interoperabilidade, use o Libre Office e salve seus documentos no formato Open Document Format (ODF).

Prova de futuro

A Microsoft está em boas condições e não mostra sinais de desaparecer tão cedo, mas você nunca sabe. Se a empresa de repente deixar de existir ou desligar o produto ou não suportar a versão anterior de um formato de arquivo, você não poderá acessar seus arquivos. Caso em questão: alguns usuários relataram não conseguir abrir arquivos .doc mais antigos com a versão mais recente do Microsoft Office. Com o Libre Office, você pode deixar seus arquivos Open Document Text (ODT) em uma cápsula do tempo e abri-los décadas depois.

É de código aberto

Caso você está entre aqueles que não confiam em nenhum software cujo código-fonte não pode ver, o Libre Office é sua escolha óbvia. Enquanto o Microsoft Office é uma tecnologia totalmente proprietária, o Libre Office é um projeto de código aberto totalmente desenvolvido publicamente.

Melhor suporte para formatos

O Libre Office possui suporte interno para ODF e muitos outros formatos de arquivo. Como regra, nunca salvei nenhum dos meus arquivos em formatos fora do padrão, como o docx. Dessa forma, todos os meus arquivos são armazenados como ODF ou .txt, e o Libre Office faz um trabalho muito melhor ao lidar com arquivos ODT.

Custo

Enquanto o Microsoft Office é pago, o Libre Office é totalmente gratuito. Além disso, posso usá-lo em quantos computadores quiser. A questão dos custos é ainda mais importante para empresas que pagam pelo usuário.

Carregar arquivos para o Google Drive:

É possível fazer upload de documentos facilmente diretamente do Libre Office para o Google Drive. Além disso, o Libre Office também suporta ssh (entre outros serviços e protocolos), para que possa carregar facilmente os arquivos diretamente em um servidor remoto. A desvantagem para usuários do Linux é que o Google Drive não está disponível para Linux.

Você pode usá-lo no Linux

O Microsoft Office não está disponível para Linux e ele não é muito querido pelos usuários de macOS há muito tempo. Se você prefere o macOS e o Linux, o Libre Office é sua melhor opção.

Você pode usá-lo no Linux móvel

A Canonical e a comunidade KDE estão trabalhando no desenvolvimento de suas próprias plataformas móveis baseadas no Linux. Dessa forma, o Libre Office pode ser facilmente instalado e usado nessas plataformas. Além disso, não há Microsoft Office para tablets e telefones Ubuntu.

Sugira novos recursos

Por ser um projeto de código aberto, qualquer pessoa pode contribuir com o Libre Office e adicionar os recursos que desejar. Isso é especialmente útil para empresas que possuem desenvolvedores que podem dedicar à adição de recursos necessários ao Libre Office. Collabora é um bom exemplo. Eles oferecem soluções corporativas baseadas no Libre Office e estão entre os principais colaboradores da base de código do Libre Office. Empresas como Canonical, SUSE e Red Hat também estão entre os principais colaboradores. Por outro lado, o Microsoft Word é um software proprietário desenvolvido exclusivamente pela Microsoft.

Assuma o controle de segurança

 Nenhum software é a prova de erros. Entretanto, como o Libre Office é uma tecnologia de código aberto, qualquer pessoa pode enviar um patch para uma vulnerabilidade do Libre Office. Quando há um erro no Microsoft Office, os usuários precisam aguardar a correção da Microsoft. Isso é uma verdade em qualquer produto “privado”.

Mais vantagens

O Libre Office possui um iniciador de programas que é aberto na inicialização, para que os usuários possam selecionar facilmente um aplicativo para abrir. Essa tela também possui uma lista de arquivos salvos recentemente. Dessa forma, abra qualquer um dos formatos de arquivo suportados sem precisar primeiro abrir um produto específico, o que economiza bastante tempo.

A versão portátil do Libre Office é útil para trabalhar em movimento. É incomum encontrar um programa tão grande disponível em formato portátil, portanto, esse é um bom privilégio. Além disso, os arquivos extraídos requerem cerca de 300 MB de espaço.

Aplicativos

Base

Conheça e faça o download do Libre Office – Foto: Divulgação/Libre Office

O Libre Office Base é um gerenciador de banco de dados, muito semelhante ao Access do Microsoft Office. Dessa forma, ele se destina à criação e gerenciamento de bancos de dados, tendo suporte para a criação e modificação de tabelas, consultas, relatórios e formulários.

O Base também suporta diversos motores de banco de dados, como   HSQLDB, MySQL, dBase, Microsoft Access, Adabas D e PostgreSQL, dando suporte também para outras bases de dados nos padrões JDBC e ODBC.

Além disso, o programa também suporta catálogos de endereços nos formatos  LDAP, Outlook, Windows e Mozilla.

Calc

Libre Office download: veja o que é e como fazer o download!
Conheça e faça o download do Libre Office – Foto: Divulgação/Libre Office

O Libre Office Calc é um programa de planilha eletrônica muito semelhante ao Excel da Microsoft. Ele é destinado à criação de planilhas e tabelas, permitindo ao usuário a inserção de equações matemáticas e auxiliando na elaboração de gráficos de acordo com os dados presentes na planilha.

O Calc utiliza o formato ODS como padrão, embora reconheça e exporte arquivos em formatos de outras planilhas eletrônicas, além de exportar arquivos em PDF sem a necessidade de instalação de uma extensão.

Além disso, o Calc possui o recurso de fórmulas em linguagem natural, permitindo a criação de uma fórmula sem a necessidade de aprendizagem de códigos específicos, como é o caso do Excel.

Draw

Libre Office download: veja o que é e como fazer o download!
Conheça e faça o download do Libre Office – Foto: Divulgação/Libre Office

O Libre Office Draw é um programa de construção de desenhos vetoriais, muito semelhante ao CorelDRAW, da Corel.

A importação de arquivos em PDF é possível em versões anteriores através da instalação de uma extensão chamada PDF Import, que passou a ser incluída nativamente no pacote de instalação da suíte desde a versão 3.3.

Embora apresente semelhança com o CorelDRAW, o Draw não é compatível com seu formato de arquivo e utiliza o formato ODF como padrão.

Impress

Conheça e faça o download do Libre Office – Foto: Divulgação/Libre Office

O Libre Office Impress é um programa de apresentação de slides muito semelhante ao PowerPoint da Microsoft, e destina-se a criar e a apresentar slides, sendo possível inserir plano de fundo, títulos, marcadores, imagens, vídeos, efeitos de transição de slides, dentre outras opções interessantes.

O Impress suporta uma apresentação em múltiplos monitores. Além disso, ele é capaz de exportar apresentações em formato SWF, do Adobe Flash, sendo capaz de ser reproduzido em qualquer dispositivo suportado ou com o Adobe Flash Player instalado. Suporta diversos formatos, inclusive com os formatos padrões do PowerPoint, e utiliza o formato ODF como padrão, podendo também exportar os trabalhos realizados em PDF. Entretanto, geralmente há perda de formatação ao abrir um arquivo gerado pelo PowerPoint.

Math

Conheça e faça o download do Libre Office – Foto: Divulgação/Libre Office

O Libre Office Math é um programa que auxilia na formatação de fórmulas científicas e matemáticas.

De forma semelhante ao Equation Editor, é possível trabalhar com o Math dentro dos outros aplicativos da suíte para formatar as fórmulas ou utilizá-lo como um aplicativo isolado dos demais.

As formatações de fórmulas realizadas no aplicativo poderão ser salvas em formato ODF, em MathML, no formato do StarMath, no antigo formato padrão adotado pelo OpenOffice.org e também em PDF.

Writer

Conheça e faça o download do Libre Office – Foto: Divulgação/Libre Office

O Libre Office Writer é um processador de textos, muito semelhante ao Word, do Microsoft Office. Dessa forma, ele utiliza o sistema WYSIWYG para a elaboração de textos complexos, com imagens e diversas opções de formatação.

Um de seus atributos diferenciais é o reconhecimento nativo para leitura e escrita dos mais diversos tipos de arquivos desde a versão 2.0, sendo compatível com os arquivos padrões do Word, do StarWriter e do antigo formato do OpenOffice.org, embora utilize o formato ODT como padrão. Além disso, também é possíve salvar o arquivo em formato PDF, permitindo que o documento seja aberto por qualquer leitor de PDF, como o Acrobat Reader e o Foxit Reader. Apesar de importar e exportar arquivos nos formatos padrões do Word, nem sempre toda a formatação do documento é mantida ao abrir o arquivo no Writer e vice-versa, deformando as características originais do documento.

Como fazer o download do Libre Office

Você pode fazer o download do pacote Libre Office no site oficial do LibreOffice. Portanto, para acessar o site, basta clicar aqui.

Fonte: Lifewire

Gostou? O que achou? Já utilizou o Libre Office? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar na imagem azul que está abaixo!