Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Conforme prometido pela empresa, a Lenovo anunciou o novíssimo Miix 630, que nada mais e do que uma cópia do Surface Pro da Microsoft, porém, o grande destaque do Miix 630 é o fato dele rodar o Windows 10 ARM64 em cima de um Snapdragon 835 da Qualcomm, enquanto que a linha da Microsoft usa processadores da Intel.

Ele tem uma tela de 12,3 polegadas com resolução WUXGA (1920 x 1280 pixels) que é protegida pelo vidro Corning Gorila Glass. Assim como o Surface Pro, a ideia desse dispositivo é ser um híbrido de tablet + laptop, sendo assim, ele pode ser usado como tablet no modo mais natural do aparelho, mas com o acréscimo de um teclado removível ele ganha poderes de um laptop.

Sua versatilidade é bastante aumentada quando pensamos no fato dele ser capaz de alojar um Nano SIM e se conectar a qualquer rede móvel, como um celular faz (com eSIM opcional). Além disso, é possível se conectar usando uma conexão WiFi 802.11 ac (de antena dupla). E se a conexão é com outros dispositivos que estão por perto, ele oferece o Bluetooth 4.1 de baixo consumo energético. Uma porta USB-C também está disponível, assim como um Micro SD card slot.

Com relação a extras temos duas câmeras… uma traseira de 13 MP com auto focus e outra frontal de 5 MP compatível com o Windows Hello, inclusive com Modo Infravermelho, que é capaz de fazer a autenticação do usuário mesmo em ambientes mal iluminados.

A performance exemplar será oferecida pelo chipset da Qualcomm, a plataforma Snapdragon 835, que já alimenta outros dispositivos com o Windows 10 ARM64, como é o caso do HP Envy 2X e o Asus Nova Go. Essa plataforma é Adreno 540, que sugere alta performance em alguns jogos e aplicativos atuais, tudo isso aliado a 4 ou 8 GB de memória RAM do tipo LPDDR4X, que é uma das mais moderna, e ainda 64 ou 128 ou 256 GB de armazenamento UFS 2.1.

A promessa é que a bateria de 4 células de 48 watts do Lenovo Miix 630 entreguem até 20 horas de autonomia total com uso moderado, mas isso pode variar para mais ou para menos a depender do uso do aparelho.

O único pecado desse dispositivo é seu peso, que ultrapassa os 1,3 kg quando pesado junto com seu teclado removível. Isso até que pode ser compensado por sua espessura total, que é de apenas 15,6 mm já com o teclado, que também é uma capa para o aparelho. Outra compensação pode ser o fato do teclado removível vir junto com o aparelho + uma caneta digital no melhor estilho Surface Pen. A caneta da Lenovo conta com até 1024 pontos de sensibilidade a pressão, assim como a Surface Pen, então, usar o Windows Ink neste modelo da Lenovo será fantástico.

Onde e quando comprar o Lenovo Miix 630?

Não sabemos informar se a Lenovo trará esse equipamento para o mercado brasileiro. Sabemos que no mercado americano ele começou a ser vendido por US $ 899,99 (cerca de R$ 3500 – compre aqui) já com o teclado removível + a caneta digital num pacote só. Promocionalmente os primeiros compradores ganharão até 1 GB de dados por mês para navegar na internet por 12 meses. Operadoras já disseram que irão vender o equipamento atrelado a planos mensais, o que sem dúvida diminuirá seu custo de aquisição. Fala-se em um custo mensal de apenas US $ 25.

Vale lembrar que por padrão ele roda o Windows 10 com o Modo S ativado, no entanto, quem quiser pode migrar para a versão padrão do Windows 10 gratuitamente.